Programação e controle de produção
Por: eddiepenha • 1/6/2015 • Relatório de pesquisa • 2.449 Palavras (10 Páginas) • 194 Visualizações
EDMILSON PEREIRA PENHA 8869420128
PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
PPCP
Projeto Interdisciplinar realizado na UNIAN Universidade da Anhanguera São Paulo, com requisito no curso de Tecnologia em Logística. .
Orientador: Profº Jesus Ramon/Robinson
SÃO BERNADO DO CAMPO
2015
Resumo
Elaboração de um relatório de Planejamento e Controle de Produção para a empresa KTM Rodas e Rodizios, com base nas ferramentas e fases do PCP, com seus conceitos e funcionalidades. Primeiramente precisamos analisar os tipos de empresas quanto a sua propriedade, tamanho e os tipos de linha de produção.
Tipos de Empresas
As empresas podem ser classificadas por:
- Estatais – propriedade do Estado, setor publico, objetivo é o bem estar social;
- Privadas – propriedade Particular, iniciativa privada, objetivo é o lucro;
- Mistas – são sociedades por ações de participação publicas e privadas, onde o Estado deten a maior parte das açoes.
Tamanho das Empresas
São classificadas por tamanhos tipo:
- Grandes – grandes instalações, detentora de altos volumes quantitativos e de capital, acima de quinhentos funcionarios;
- Medias – porte intermediario, volumes consideraveis de recursos, de cinquenta a quinhentos funcionarios;
- Pequenas – porte pequeno, volumes de recursos reduzidos, numero de funcionarios inferior a cinquenta.
Tipos de linhas de Produção
As empresas tambem são classificadas pelos tipos de linhas de produção:
- Primarias ou Extrativas – atividade de extração (mineração, pesca,petróleo, salinas, decidadas a retirada de materia-primas;
- Secundarias ou Transformação – processadoras das materias-primas, transformados em produtos acabados ou semi-acabados, destinados a diversos fins;
- Terciárias ou Prestadoras de Serviço – empresas prestadoras de serviços específicos, especializadas, ligadas a profissos liberais.
Tipos de Linhas de Produção
- Encomenda – produz somente após ter recebido um pedido ou encomenda;
- Lote – produz uma quantidade limitada de um produto a cada vez;
- Continua – produz um determinado produto, sem mudanças, por um longo periodo de tempo.
[pic 1]
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Administração da produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Campus, 2005, p.105.
O departameto de PCP é responsavel pela assessoria, planejamento, controle em uma organização empresarial, forma uma inter-relação entre os diversos departamentos, do mesmo modo que produz incessantemente diversas informações, afim de decidir a melhor utilização dos recurso, assegurando a execução do que foi previsto, com melhor eficiência na utilizçao desses recursos para atingir a eficácia que é o lucro e satisfação dos clientes.
A empresa KTM Rodas e Rodízios trabalha com um sistema de produção sob encomenda, onde o Departamento Comercial faz a captação de pedidos, e mediante o pedido é feita toda a programação, confrontando com a capacidade de produção já ocupada e sua capacidade disponivel para executar, a partir dai, calcula o prazo de entrega do produto.
Para funcionar satisfatoriamente o PCP trabalha com uma enorme volume de informações, nesse sentido, apresentaremos as quatro fases principais
- Projeto de produção;
- Coleta de Informações;
- Planejamento da Produção;
- Controle de Produção.
[pic 2]
Fonte: – As 4 fases do PCP. CHIAVENATO, Idalberto. Administração da produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Campus, 2005, p.107.
PLANO DE PRODUÇÃO
Denominado de pré-produção ou planejamento de operações, onde procuramos definir o sistema de produção (encomenda, lote ou continua), neste caso encomenda, já definido.
Figura do plano de produção sob encomenda abaixo:
[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]
[pic 7][pic 8][pic 9]
Fonte: Chiavenato, 1990, p. 53.
O Projeto de Produção se fundamenta nos seguintes aspectos :
- quantidade e caracteriscas das maquinas e equipamentos – a baterias de maquinas e equipamentos afim de conhecer a capacidade de produçao e seções da empresa;
- quantidade de pessoal – o efetivo de mão-de-obra, uma ideia da força de trabalho existente;
- volume de estoques e tipos de matérias-primas – para conhecer a disponibilidade de insumos de produção e sua real necessidade de compra a curto e medio prazo, afim de garantir a produção;
- metodos e procedimentos de trabalho – bem como cálculos dos tempos de execução das tarefas dos boletins de operação (BO), para conhecer como o trabalho deve ser realizado e qual a sua duração.
Procura oferecer um quadro geral de toda o conjunto do sistema de produção da empresa e suas possibilidades de operação, bem como suas necessidades e requisitos para se produzir, visao estatica e inerte do sistema de produção.
[pic 10]
Fonte: Projeto de produção - CHIAVENATO, Idalberto. Administração da produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Campus, 2005, p.109.
Coleta de Informações
È preciso levantar informações necessarias, detalhar a primeira fase (Projeto de Produção), dar subsidio para a formulaçao do plano de produção, que engloba os seguintes fatores:
...