Projeto Integrado Multidisciplinar
Por: RayssaBrito • 17/4/2018 • Projeto de pesquisa • 1.671 Palavras (7 Páginas) • 223 Visualizações
PIM – Projeto Integrado Multidisciplinar
Rayssa Milhomem Brito
Projeto Integrado Multidisciplinar
Via Varejo S/A
Rayssa Milhomem Brito
Projeto Integrado Multidisciplinar
Via Varejo S/A
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de explanar o estudo realizado a respeito da empresa Casas Bahia, que tem sua matriz sediada em cidade de São Caetano do Sul – SP. Suas atividades empresariais, bem como seus elementos de comunicação externa e interna, sua estrutura organizacional, seu controle empresarial de vendas, critério ético profissional utilizado na organização, seus principais produtos e serviços e seu sistema de informação organizacional serão descritos e discriminados no presente estudo.
Sumário
Introdução................................................................................................................ 04
1. Saúde e Segurança no Trabalho / Benefícios e Assistência Social............. 05
1.1 Evolução histórica Legislação sobre Acidentes do Trabalho...................... 05 e 06
1.2 Sistema Único de Saúde Assistência Médica ao Trabalhador............................ 07
2. Técnicas de Negociação................................................................................... 08
2.1 O Processo de negociação................................................................................. 08
2.2 Estilos de negociação. Habilidades estratégicas, táticas e comportamentais.... 09
3. Treinamento e Desenvolvimento..................................................................... 10
3.1 A seleção, a qualificação, o desenvolvimento e o treinamento de pessoas....... 10
4. Sistema de Qualidade....................................................................................... 11
4.1 Definição e princípios de gestão da qualidade.................................................... 11
5. Empreendedorismo e Estratégia de Negócios............................................... 12
5.1 Identificar a estratégia empresarial numa abordagem empreendedora.............. 12
6. Desenvolvimento Sustentável.......................................................................... 13
6.1 Conceito, histórico e desafios do Desenvolvimento sustentável......................... 13
6.2 Propostas e estratégias empresariais para o desenvolvimento sustentável....... 14
Conclusão................................................................................................................ 15
Bibliografia............................................................................................................... 16
Introdução
A Casas Bahia é uma grande rede varejista que vem crescendo no Brasil, auxiliando a economia do país. Uma empresa conhecidíssima em seu ramo de atuação, venda de eletrodomésticos e móveis no varejo com foco nas classes mais baixas. Sua visão é ser uma empresa de reconhecimento e atuação nacional e internacional que atenda às necessidades de todos, com rentabilidade e eficiência, ajudando cada vez mais no crescimento do Brasil.
Empresa preocupada com seus colaboradores, a Casas Bahia estuda a forma mais eficiente de incentivá-los a estarem antenados com a informação dos dias de hoje, bem como a tecnologia atual.
Nas paginas a seguir entenderemos melhor como funciona o regime dessa gigante do varejo.
- Saúde e Segurança no Trabalho / Benefícios e Assistência Social:
1.1 Evolução histórica Legislação sobre Acidentes do Trabalho
O Brasil por muitos anos não teve medida de política social consistente que visasse à proteção do trabalhador, haja vista que utilizava mão-de-obra escrava até final do século XIX. Apenas na ocorrência de epidemias é que o patrão se preocupava pela perda do objeto de trabalho, isto é, o escravo, pois lhe traria um custo com a aquisição de outro escravo, com prejuízo para suas finanças e o tempo de serviço parado ante a falta daquela mão-de-obra.
As modificações na estrutura social e econômica começaram na década de 1880 a 1890, ocasião em que se verificou grande inovação e impulso industrial. Porém, as jornadas de trabalho eram extremamente árduas, consubstanciadas em muitas horas de labor, inclusive em dias feriados e domingos, com imposição de ritmos, cobrança de produção e utilização de mão-de-obra de mulheres e crianças.
Em virtude das más condições de trabalho, verificou-se a existência de verdadeiras fábricas de mutilados e de doenças profissionais, em razão das condições precárias da atividade laborativa. O local de trabalho não dispunha, normalmente, de condições apropriadas de instalação de máquinas, iluminação e ventilação.
Ante todo o colorido deste cenário social, verificou-se elevada incidência de acidentes do trabalho, que não eram indenizados, deixando as vítimas simplesmente ao acaso, desamparadas à própria sorte.
As condições de vida e saúde dos trabalhadores nas indústrias foi amparo para o movimento social dos operários, chamando a atenção para o impacto da Revolução Industrial. As condições de trabalho eram precárias. Nos locais onde as máquinas eram instaladas não havia o mínimo de cuidado e observância quanto ao quesito proteção. Muitos acidentes ocorriam porque os obreiros adormeciam sobre o maquinário em movimento e assim os trabalhadores adultos eram multados e as crianças, muitas vezes eram surradas.
...