Qualidade seculo 21
Por: Joice Vieira • 19/11/2015 • Resenha • 306 Palavras (2 Páginas) • 967 Visualizações
RESENHA: Qualidade no século XXI
Por Joseph M. Juran
Desde o século XX a qualidade vem sendo bastante abordada nas grandes indústrias, mas para começar vamos definir qualidade como sendo “...adequação ao uso, conformidade às exigências...”. Quem não gosta de ter um produto de qualidade em casa? Que sabemos que vai atingir nossas expectativas? Como disse no início, a qualidade vem sendo discutida bem antes do que imaginávamos.
“A preocupação com a qualidade começou quando os inspetores surgiram nas empresas”, viram que o serviço realizado não era bom, e que a própria empresa tinha que atender as exigências dos clientes, e procurar solucionar o problema.
Muitas turbulências se passaram neste mesmo século e que influenciaram diretamente mudanças na qualidade, mesmo ela e a produtividade estarem interligadas, em pouco tempo os supervisores deixaram de atender ao equilíbrio de ambas, e passa a priorizar a produtividade e deixar a qualidade em segundo plano, por ordem da alta gerência.
Temos como exemplo de qualidade a revolução do Japão neste quesito, que abriu caminho para a mesma a se tornar uma superpotência econômica. Com essa revolução japonesa na qualidade, trouxe benefícios para os consumidores dos EUA, mas também prejuízos para a economia do país.
Sabemos que o mercado nos dias de hoje tem sofrido constantemente mudanças sociais, políticas e ambientais, por isso o foco passou a estar não somente no produto, mas também nos processos, serviços e necessidades dos clientes. As empresas, com o propósito de padronizar os processos, eliminar os desperdícios, qualificar seus profissionais e satisfazer seus clientes tem como destino alcançar a qualidade, e é claro sobreviver num mercado tão competitivo.
...