REFLEXÃO E PESQUISA A RESPEITO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA NO BRASIL
Por: Fatima Freitas • 17/10/2015 • Trabalho acadêmico • 609 Palavras (3 Páginas) • 331 Visualizações
1. O que proporcionam as boas práticas de governança corporativa?
Proporcionam maior transparência nas decisões tomadas nas empresas, diminuindo conflitos entre os acionistas majoritários e minoritários, a diretoria e demais stakeholders. Aumenta a credibilidade da empresa bem como o retorno e a confiança dos investidores, gerando interesse de novos investidores.
2. Quais são os princípios da governança corporativa?
Transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
3. Qual o papel do conselho de administração na governança corporativa?
Representar os acionistas sem distinções e garantir o funcionamento dos princípios da governança corporativa, protegendo e valorizando o patrimônio e possibilitando um melhor retorno do investimento.
A Natura aparece como primeira no ranking de empresa mais responsável de 2013 contratada pela revista exame e exame.com. É uma empresa que faz parte do segmento “Mercado Novo” dos segmentos especiais de listagem da BM&FBOVESPA, o que exige da empresa rígidas regras de governança corporativa que vão além das obrigações que as companhias tem perante a lei das sociedades anônimas. De acordo com o site da BM&FBOVESPA, essas regras atraem os investidos por assegurar direitos e garantias para os investidores e garantias aos acionistas, bem como a divulgação de informações mais completas para controladores, gestores da companhia e participantes do mercado, reduzindo o risco. A imagem da empresa na sociedade é associada principalmente a proteção, respeito e cuidado com o meio ambiente, mostrando responsabilidade corporativa. É uma empresa que passa muita confiança para o público em geral.
A Petrobrás por outro lado aparecia em segundo no ranking em 2013 e sofreu uma grande reviravolta agora em 2015. Após os escândalos de desvio de dinheiro as ações caíram 10%. Todos os pilares da governança corporativa desabaram junto com a credibilidade da empresa que terá muito trabalho para se reerguer, principalmente se o governo não tomar as medidas realmente necessárias para a recuperação da imagem da empresa. Além de ser ruim para a Petrobrás, esse escândalo acaba atingindo as demais empresas públicas que também sofrem com desconfianças de desvios e corrupção. Mesmo não sendo do mesmo segmento, as demais empresas perdem a credibilidade, afetando a confiança do mercado e dos investidores, prejudicando o seu desempenho.
A Odebrecht teve o mesmo problema da Petrobrás, era uma empresa bem colocada que perdeu a confiança e a credibilidade por escândalos ligados a corrupção, que tendem a afastar os investidores, e queda no valor das ações.
Duas outras empresas bem colocadas são o Itaú e o Bradesco quarto e quinto colocados respectivamente. São empresas que trabalham bastante a imagem sempre envolvidas em atividades ligadas ao bem estar, sustentabilidade e a cultura que faz parte da responsabilidade corporativa, um dos pilares da governança corporativa, além da disponibilização dos relatórios e resultados.
Acredito que todas as empresas que possuem boas praticas de governança corporativa tem maior credibilidade e passam maior confiança atraindo maior investimento e melhorando o seu resultado, pois tem uma estrutura que permite aos sócios verificarem como estão sendo conduzidos os investimentos e qual o grau de risco.
BMF&BOVESPA (2013). Disponível em http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/servicos/solucoes-para-empresas/segmentos-de-listagem/o-que-sao-segmentos-de-listagem.aspx?idioma=pt-br . Acesso em 18 de set de 2015.
...