RESENHA: EXECUÇÃO - A DISCIPLINA PARA ATINGIR RESULTADOS
Por: SidneyFurtado • 17/5/2015 • Resenha • 819 Palavras (4 Páginas) • 2.350 Visualizações
RESENHA: EXECUÇÃO - A DISCIPLINA PARA ATINGIR RESULTADOS
SIDNEY FURTADO
O livro “Execução: a disciplina para atingir resultados”, escrito por Larry Bossidy e Ram Charan, é voltado para lideres e CEOs com o objetivo de ajuda-los a alcançar seus resultados. Os autores expõem um método para que os planos e metas definidos sejam alcançados com sucesso. Segundos os autores à execução é a chave do sucesso de qualquer negócio, mas é também um dos maiores desafios enfrentados atualmente. A execução é uma das disciplinas com maior defasagem de bibliografia e assim as empresas que sabem como executar tem uma grande vantagem com relação as suas concorrentes. Bossidy é um executivo de sucesso, ele teve uma longa e excepcional carreira na General Eletric e é considerado o responsável pela transformação da AlliedSignal em uma das empresas mais admiradas do mundo. Sobre o seu comando a AlliedSignal alcançou incríveis 31 trimestres consecutivos de aumento no lucro por ação. Charan é um conceituado consultor de CEOs e executivos de auto escalão de empresas como GE e Ford. Os autores trazem para o livro toda sua experiência profissional, usando casos reais para exemplificar tópicos do livro. O que deixa o livro mais interessante e facilita a compreensão de seu conteúdo. Executar bem não é tarefa fácil e para ajudar lideres nesta árdua tarefa os autores apresentam o que é importante um líder saber para conseguir ter uma boa execução.
O livro é dividido em três partes. Na primeira parte os autores apresentam “por que é necessário saber executar”, mostrando qual a importância e quais são as vantagens que uma empresa que domina bem a execução pode obter sobre as demais. Segundo os autores o que diferencia um negócio de sucesso dos demais é sua execução. Não adianta uma empresa ter um bom planejamento, o melhor plano ou uma ideia que pode mudar a história do mundo dos negócios se esta empresa não domina ou não faz bem a execução.
Na segunda parte são apresentados os três elementos necessários para uma boa execução, que são: “os sete comportamentos essenciais do líder’, “criando o modelo para a mudança cultural” e “o trabalho que nenhum líder deve delegar – ter as pessoas certas no lugar certo”. Essa parte do livro é voltada, principalmente, para a postura e quais as responsabilidades do líder para uma boa execução. É papel e responsabilidade do líder fazer com que sua equipe execute bem. Para isso é necessário que o líder conheça bem sua equipe, com isso ele saberá qual o potencial de sua equipe, não se comprometendo com objetivos que sua equipe não será capaz de cumprir. Além disso, quando um líder conhece bem sua equipe ele tem a capacidade de explorar ao máximo o seu potencial. É importante sempre recompensar as pessoas que fazem, ou seja, aquelas que atingem suas metas. Quando as pessoas que fazem são recompensadas elas vão continuar dão seu máximo para alcançar suas metas, melhorando assim os resultados de toda empresa. Muitas vezes é necessário promover mudanças culturais em toda a empresa, o líder é uma peça chave para que essas mudanças tenham sucesso. O líder deve ser um exemplo para todas as pessoas, não adianta ele cobrar uma postura de seus subordinados se ele não tem a postura que cobra. Além disso, um dos trabalhos mais importantes de um líder é a seleção de pessoas. Para o sucesso da execução é necessário ter as pessoas certas no lugar certo e somente o líder é capaz de identificar e selecionar estas pessoas.
...