Resenha Teoria da Administração
Por: deniise90 • 29/3/2021 • Resenha • 287 Palavras (2 Páginas) • 102 Visualizações
Resenha:
A TEORIA DA FIRMA: COMPORTAMENTO DOS ADMINISTRADORES, CUSTOS DE AGÊNCIA E ESTRUTURA DE PROPRIEDADE
É um texto muito interessante a aborda o conceito de custo de agência, investigando a sua natureza sobre a presença de capital de terceiros e capital próprio externo dentro das organizações. Além disso, discute como é o comportamento dos administradores, que são os grandes responsáveis pela o gerenciamento da firma, podem e devem se diferenciar do comportamento dos donos, mostrando que existem boas razões para que o administrador nem sempre aja de acordo com os interesses do principal.
O texto também nos apresenta uma definição de firma, analisando todo os fatores que influenciam a emissão de capital de terceiros e os direitos sobre o capital próprio, mostrando os custos organizacionais relativos ao financiamento externo, e que apesar destes, o mercado ainda responde bem essa aplicação, fazendo aportes em empresas de terceiros, mesmo que esta configuração gere os ditos custos de agência.
O autor também aborda quais são os direitos da propriedade, mostrando que eles são afetados pelos contratos firmados e que o comportamento do gestor dependerá de sua natureza. O gestor, entretanto, deve sempre se comportar de forma divergente ao do dono, portanto cabe a ele monitorar, oferecer benefícios, conceder de garantias contratuais, a fim de maximizar seu bem estar. Também são abordadas discussões sobre os custos de agência do investidor e acionista externo, e como ele arca com esses custos, determinando uma escala ótima da firma, definindo seu valor de mercado como com uma função do nível de investimento e do valor presente de mercado dos gastos de recursos da firma em benefícios não pecuniários ao administrador.
...