Resenha a Arte da Guerra
Por: Raylane Araujo • 27/11/2018 • Resenha • 640 Palavras (3 Páginas) • 230 Visualizações
O livro a arte da guerra escrito pelo general do exercito SunTzu é para muitos setores da sociedade um manual de estratégias utilizadas em varias profissões. Uma das obras literárias mais antigas do mundo, foi escrita por volta de 500 a.C e o incrível é que ate hoje essa obra continua sendo muito lida, antigamente ela era usada constantemente por generais e chefes de estado como manual para situações bélicas e como inspiração de como organizar o seu exercito e exercer a diplomacia.
Recentemente o livro se tornou uma espécie de bíblia para os executivos, isso acontece porque a cultura corporativa atual se assemelha muito ao campo de batalha. Por isso, as estratégias ali apresentadas no livro podem ser traduzidas pelo mundo dos negócios e ajudar uma empresa e seus lideres a se destacarem um pouco mais no mercado. Dentre os seus ensinamentos, Sun Tzu nos deixou seis lições de vida e de carreira que todo homem deve seguir e aprender com a arte da guerra.
1. “a vitória esta reservada àqueles que estão despostos a pagar o preço.”
O negocio é que ninguém chega longe na vida sem uma grande dose de esforço e quanto maiores forem seus objetivos, mais você vai ter que trabalhar duro para conquistar o que deseja. Então, para você ter uma carreira de sucesso e para se destacar na sua área, terás que estar desposto a fazer algum sacrifício. Como por exemplo, quando você trabalha ate as duas da matina para poder concluir os trabalhos acadêmicos. No mais, esse é um preço que acredito a se pagar pela qualidade. E se você não estiver disposto a se esforçar a mais que seus concorrentes, infelizmente a sua carreira vai ter uma limitação de ate onde você pode chegar.
2. “informação é crucial. Nunca vá para a batalha sem saber o que pode estar contra você.”
Conhecimento nunca é de mais, então, certamente terá que estar preparado para todas as situações que podem acontecer no seu dia a dia. Se você quer de alguma forma superar concorrência, precisara saber ao máximo sobre a área que atua, para que assim possa tomas decisões e desenvolver as melhores estratégias e sair vitorioso dessa batalha.
3. “A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar.”
Sempre que acontecer uma guerra mesmo que do lado vitorioso, sempre haverá prejuízos. Por isso, quando for possível derrotar o inimigo na base da diplomacia é sempre a melhor opção. Você pode ate tentar neutraliza-lo de forma pacifica antes de ir para a guerra.
4. “as oportunidades se multiplicam a medida que são agarradas.”
Um exemplo disso é que a oportunidade da vida sempre vem e vão, elas nuca para de acontecer. Mas é necessário coragem para sair de sua zona de conforto e conforme você vai abrindo as portas, elas vão de multiplicando.
5. “A habilidade de alcançar a vitória mudando e adaptando-se de acordo com o inimigo é chamado de genialidade.”
Cada adversário e cada desafio que a gente enfrenta na nossa vida requer um tipo especifico de estratégia para você conseguir triunfar. Precisamos estar em constante evolução e se adaptando a todo e qualquer tipo de situação nova, porque mesmo que você ganhe guerras e batalhas, mas em certo tempo corre o risco
...