TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAÚDE DO TRABALHADOR

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.921 Palavras (16 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 16

FRANCISCA DA SILVA AGUIAR

Trabalho individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas do curso Bacharelado em Administração: Direito Empresarial e do Trabalho; Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social e Ambiental.

Orientadores:

Janaina Vargas S. Testa

Elisete Alice Zampronio de Oliveira

Fernanda Mendes Caleiro

SUMÁRIO

RESUMO 3

1 INTRODUÇÃO 4

2 CONCEITO DE SAÚDE DO TRABALHADOR 5

3 DIREITOS CONSTITUÍDOS 6

4 APLICABILIDADES DA CIPA NA SAÚDE DO TRABALHADOR 7

4.1 MAPA DE RISCO 8

4.2 PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (PPRA) 8

4.3 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL (PCMSO) 8

4.4 PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNCIO 8

4.5 PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA (PCA) 8

4.6 ASPECTOS ORGANIZACIONAIS EM PRIMEIROS SOCORROS 9

5 EXEMPLOS DE APLICABILIDADE DA CIPA NA EMATER/RO 10

6 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

SAÚDE DO TRABALHADOR E AS AÇÕES DA CIPA

Francisca da Silva Aguiar

RESUMO

Neste artigo tem-se o intuito de identificar e interpretar os avanços dos direitos constituídos sobre a saúde do trabalhador enfocando o trabalho da CIPA em conjunto com a Gerência de Bem Estar Social – GEBES, dentro da empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER - RO) do Estado de Rondônia.

Num primeiro momento buscamos esclarecer o conceito do tema saúde do trabalhador e, em seguida, compreender o processo histórico que garantiu os direitos constituídos aos trabalhadores e trabalhadoras.

A partir daí, enfatizamos a aplicabilidade destes direitos dentro do campo de atuação dos trabalhadores que compõem a CIPA e GEBES, evidenciando os programas e ações que definem uma gestão de segurança e saúde do trabalho.

E, finalizando, relatamos o levantamento das informações referente a vivência da CIPA dentro da EMATER-RO, identificando a aplicação dos programas e ações dos direitos constituídos, suas fragilidades e seus avanços e sua correlação com toda a empresa.

Palavras-Chave: Saúde do Trabalhador. CIPA. Gestão de Saúde. Segurança do Trabalho (GSST).

ABSTRACT

This article has the purpose of identifying and interpreting the progress of the rights recognized on the worker's health focusing on the work of CIPA in conjunction with the Management Well Being Social - GEBES within the Technical Assistance and Rural Extension Company (EMATER - RO) of the State of Rondônia.

Initially we seek to clarify the health theme of the concept of the worker and then understand the historical process that secured the rights constituted the workers.

From there, we emphasize the applicability of these rights within the playing field for workers that make up the CIPA and GEBES, highlighting the programs and actions that define a safety management and occupational health.

And finishing, we report the lifting of the information regarding the experience of CIPA within EMATER-RO, identifying the application of the rights of programs and actions constituted, its weaknesses and its progress and its correlation with the entire company.

Keywords: Occupational Health. CIPA. Management of Health. Safety at Work (GSST)

1 INTRODUÇÃO

O bem estar do trabalhador, através de ações de saúde e segurança no trabalho, é um dos pilares mais importantes na estratégia de crescimento integral de uma empresa que preza pela qualidade de seus produtos e/ou serviços, sua perspectiva de expansão e pela importância de seus colaboradores em seu desenvolvimento.

A capacidade de reduzir, ou até eliminar, riscos no trabalho é um alicerce fundamental para a satisfação dos trabalhadores e a confiança no potencial da empresa, assim sendo, fortalecer os mecanismos internos de prevenção contra riscos à saúde e a segurança, como a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) não é um mero exercício burocrático para atender as exigências legais, mas a certeza de que sua implantação é uma parte de toda a engrenagem empresarial que contribui para uma administração que planeja e gesta o hoje, vislumbrando um futuro com menos sustos e mais organização e comprometimento.

Entender o conceito e a história da saúde do trabalhador no Brasil e o papel da CIPA e sua importância para a preservação da saúde e segurança no trabalho, dentro do contexto de uma empresa pública, é o objetivo deste trabalho.

Num primeiro momento o trabalho foi norteado pela pesquisa bibliográfica, através do levantamento de informações históricas e informações referentes a ação da CIPA. Num segundo momento, realizou-se pesquisa de campo, através de entrevistas com pessoas que participaram ou participam da atual comissão da CIPA na empresa e, em seguida, com pessoas que atuam na área de saúde e bem-estar na EMATER-RO.

2 CONCEITO DE SAÚDE DO TRABALHADOR

Entende-se por saúde do trabalhador o conjunto de conhecimentos oriundos de diversas disciplinas, como Medicina Social, Saúde Pública, Saúde Coletiva, Clínica Médica, Medicina do Trabalho, Sociologia, Epidemiologia Social, Engenharia, Psicologia, entre tantas outras, que ; aliado ao saber do trabalhador sobre seu ambiente de trabalho e suas vivências das situações de desgaste e reprodução estabelece uma nova forma de compreensão das relações entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com