Sistema gestao da qualidade na costrução Civil
Por: cadu2016 • 27/11/2016 • Dissertação • 492 Palavras (2 Páginas) • 344 Visualizações
A ABNT NBR15575:2013 cujo o título geral é “ Edificações habitacionais – Desempenho” se divide em 6 partes, sendo elas: requisitos legais, requisitos para sistemas estruturais, requisitos para sistemas de pisos, requisitos para sistema de vedações verticais internas e externas, requisitos para o sistema de cobertura e por últimos requisitos para sistemas hidrossanitários. Todos estes requisitos visam garantir a qualidade e o desempenho das edificações habitacionais do processo de construção civil, e por consequência alcançar a satisfação dos clientes.
Temos também outros aspectos das normas de desempenho que justificam à sua inserção no meio habitacional, tais como segurança contra incêndio, segurança no uso e operação, estanqueidade, conforto térmico, conforto acústico, conforto lumínico, saúde, higiene e qualidade do ar, funcionalidade e acessibilidade, conforto tátil e antropodinâmico e adequação ambiental.
Vamos falar especificamente da parte referente aos requisitos para sistemas estruturais ABNTNBR 15575-2:2013. Objetivamente, esta norma visa alavancar tecnicamente a qualidade requerida e a oferta de moradias, ao estabelecer regras para avaliação do desempenho de imóveis habitacionais, auxiliando nas análises que definem o financiamento de imóveis e possibilitando adequações nos procedimentos de execução, uso e manutenção dos imóveis.
Esta parte da ABNT NBR 15575 trata dos requisitos para os sistemas estruturais aplicáveis a edificações
Habitacionais com relação ao desempenho estrutural, analisado do ponto de vista dos estados-limites
Último e de serviço pelo método semiprobabilístico de projeto estrutural, além simular através de modelos matemáticos e físicos as situações de ruína por esgotamento da capacidade de resistência dos materiais
ou por instabilidade do equilíbrio.
Todas estas especificações e procedimentos, garantem a aplicação direta de conceitos de SGQ, sobretudo nos arremetendo a norma ISO9001, que é um componente estratégico de uma organização, que define requisitos para o sistema de gestão da qualidade e a forma como uma empresa deve ser gerenciada, tendo o objetivo de identificar e atender as necessidades dos clientes, agregando as empresas o status e reconhecimento de serem empresas que produzem com a preocupação com a qualidade de seus produtos e processos, se tornando referência e sinônimo de qualidade. Por consequência assumindo uma posição privilegiada mediante o mercado e diferencial entre a concorrência.
A construção civil vem passando por diversas mudanças, se aperfeiçoando e qualificando, e as empresas se veem na obrigação ou única condição de sobrevivência, acompanhar este desenvolvimento. As certificações, a normatização se tornaram parte integrante do processo produtivo. Quando os requisitos da Norma são atingidos a organização melhora sua capacidade de identificar e analisar as necessidades dos clientes e produzir e fornecer serviços que atendam a esses requisitos e que garantam a melhoria contínua do sistema de gestão da empresa.
Sendo assim podemos concluir que todas as normas convergem para um único objetivo, que é a busca pela qualidade e o exercício da melhoria continua. Seja em requisitos técnicos ou em gestão, ambos nasceram de sistemas de gestão da qualidade, no qual iniciativas se fizeram necessárias para garantir a sobrevivência das empresas. A satisfação dos clientes e fundamental.
...