Trabalho de Evolução do pensamento
Por: nicolasgarcia92 • 30/8/2015 • Relatório de pesquisa • 923 Palavras (4 Páginas) • 294 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
CAMPUS TATUAPÉ
ADMINISTRAÇÃO – NOTURNO – SALA 115
NICOLAS GARCIA DA SILVA - RA: C612AG-6
ANÁLISE DE COMPORTAMENTO DE
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
SÃO PAULO
2015
Após análise e explicação em sala de aula, conseguimos analisar alguns fatores. Vejamos características e suas semelhanças de Tannenbaum, Likert, Grid e Hersey & Blanchard.
TANNENBAUM defendia que deveria haver o continuum de comportamento de liderança. Os líderes dessa área usam do seu poder para influenciar e impor determinadas relações nas áreas de produções. Com o desenvolvimento e o comportamento, os lideres aos poucos vão permitindo algumas relações consideráveis com os subordinados, e desta forma vão se relacionando e agrupando os subordinados.
Após o retorno positivo, os gestores deixam seus subordinados com algumas autonomias, tomando sempre a posição de seu gestor para saber o que se deve fazer. Após ele estar formado, e esculpido é agrupado, e assim tem total autonomia para tomar as decisões necessárias.
LIKERT fez a teoria dos 4 sistemas. O primeiro é o autoritário coercitivo, onde os membros são totalmente feitos como maquinas, não há comunicação e é dada determinadas punições e não há alguma confiança, tem uma centralização vertical.
O seu segundo sistema é o autoritário Benevolente, onde temos pouca abertura, a interação com os subordinados ainda é pouca, tem certa flexibilidade e os subordinados começa a assumir pequenas tarefas de pouca importância. Eles ainda possuem algum medo de punições e buscam alguma recompensa.
O terceiro conceito do sistema, é o consultivo, onde possuem uma abertura com restrições entre chefe x subordinados. Os subordinados agora opinião sobre algumas coisas, buscam recompensas melhores, e são responsáveis e empenhando.
Seu quarto e último sistema é o participativo, onde não tem mais cobrança. Eles têm liberdade e sempre vão ajudar no processo de decisões, sempre vão ser consultados pelo seu líder, são responsáveis, com autonomia, e sempre vão buscas recompensas de cunho social.
GRID defendia os estados de OHIO, onde são citados 5 possíveis estilos de liderança e possuem 2 variáveis. Temos estilo 1.1 que representa o líder que tem preocupação mínima tanto com as tarefas organizacionais quanto com as pessoas da empresa, tem um gerenciamento precário. O estilo 9.1, o estilo de liderar é inteiramente orientado para a produção, com características autoritárias; não dá atenção aos subordinados, líder carrasco. No estilo 5.5 está o tipo de líder da indecisão (em cima do muro), sendo sua administração considerada de meio do caminho, tendo apenas boas intenções, mas está em meio termo. O estilo 1.9 representa o estilo em que o gerente que se preocupa com a relação com o subordinado, proporcionando bem-estar aos mesmos, pouco preocupado com as tarefas, sendo denominado de gerenciamento de clube de campo. O estilo 9.9, é o gerenciamento de equipe na qual o líder consegue trabalhar bem a confiança das pessoas e ter bons resultados nas operações dos subordinados. Tem resultados agradáveis.
HERSEY & BLANCHARD desenvolveram a teoria situacional de liderança, onde tem a terceira preponderante, a variável da maturidade dos subordinados.
Onde temos o mesmo sistema aplicado dos demais, porém isto será correspondido de acordo com a vontade de absorver o aprendizado, e assumir as responsabilidades na empresa. Sendo assim quanto maior for a maturidade dos subordinados, maior será a confiança do líder sobre eles. Eles buscam aprender e as pessoas percebem seu desempenho, o líder investi uma técnica de desempenho, motivação e comunicação. Após está pronto para fazer o que for necessário, ele é inserido junto aos outros líderes, pois já está preparado para o que der e vir.
...