UM ESTUDO DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: A INDÚSTRIA DE CERÂMICA DE REVESTIMENTO DE SANTA GERTRUDES SOB A PERSPECTIVA DA EXPORTAÇÃO, REPUTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
Por: gisleneoliveira • 17/4/2017 • Monografia • 9.523 Palavras (39 Páginas) • 444 Visualizações
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas
UM ESTUDO DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS:
A INDÚSTRIA DE CERÂMICA DE REVESTIMENTO DE SANTA GERTRUDES SOB A PERSPECTIVA DA EXPORTAÇÃO, REPUTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
Gislene Calore da Mota de Oliveira
São Paulo
2004
Gislene Calore da Mota de Oliveira
UM ESTUDO DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: A INDÚSTRIA DE CERÂMICA DE REVESTIMENTO DE SANTA GERTRUDES SOB A PERSPECTIVA DA EXPORTAÇÃO, REPUTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie para obtenção do título de Mestre em Administração de Empresas.
Orientadora: Profa. Dra. Eliane Pereira Zamith Brito
São Paulo
2004
REITORIA DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Professor Doutor Manassés Claudino Fonteles
DECANA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Professora Doutora Sandra Maria Dotto Stump
COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Professora Doutora Eliane Pereira Zamith Brito
Aos meus pais e marido, uma homenagem como recompensa pela conclusão deste trabalho, diante da grandeza de suas pessoas.
AGRADECIMENTOS
O desenvolvimento de um trabalho de pesquisa desta natureza exige muito empenho e dedicação do autor. No entanto, o processo de sua elaboração não é individual.
Agradeço a todos que, direta ou indiretamente, colaboraram para a realização deste trabalho e participaram da conquista de mais um objetivo em minha vida. Algumas pessoas, no entanto, foram de fundamental importância para que esse sonho se concretizasse. Assim, manifesto profundos e sinceros agradecimentos:
À Deus em primeiro lugar, pela vida, saúde e vitória proporcionadas, afastando o desânimo nos momentos difíceis.
Aos meus amados pais, Vilma e Davi, pelo amor incondicional e ensinamentos dos verdadeiros valores da vida.
Ao meu querido marido, José Augusto. Seu carinho e compreensão suavizaram momentos que de outra forma poderiam ter sido insuportáveis.
Aos meus grandiosos irmãos Carina e Davilson, pelo carinho e credibilidade em meu trabalho.
À querida orientadora e amiga Eliane Pereira Zamith Brito, pelo permanente apoio, sábios conselhos, confiança, dedicação, segurança e atenção despendidos. A sua compreensão e paciência foram fundamentais nos inúmeros momentos de angústia, insegurança e ansiedade, próprios dos iniciantes.
Ao professor Sergio Bulgacov, da Universidade Federal do Paraná, pela bibliografia que me introduziu no universo dos arranjos produtivos locais e, sobretudo, pela gentileza em aceitar compor a banca examinadora.
Ao professor George Bedinelli, que aceitou participar da banca examinadora e contribuiu de forma relevante para o aprimoramento do trabalho, com sugestões e questionamentos.
Ao professor Reynaldo Cavalheiro Marcondes, pelas importantes sugestões ao trabalho e também aos professores do Programa de Pós-Graduação de Administração de Empresas, Silvio Popadiuk, Moisés Ari Zilber, Darcy Mitiko Mori Hanashiro, pelas contribuições.
À secretária Dagmar, pela sua doçura, competência e dedicação em responder a todas as dúvidas que surgiram no decorrer do curso.
Ao MackPesquisa pelo apoio e reserva técnica.
Às empresas produtoras de cerâmica de revestimento, associações, órgãos públicos e instituições participantes do estudo de caso, que disponibilizaram as informações necessárias e, especialmente a Emerson Luiz Filier, da ASPACER, por facilitar meu acesso às empresas entrevistadas na região de Santa Gertrudes.
Aos professores Anselmo Boschi (UFSCar), José Francisco Motta (IPT), Kátia Regina Ferrari e Antenor Zanardo (UNESP – Rio Claro), autoridades em cerâmica de revestimento, por receber-me tão carinhosamente.
Aos colegas de curso, pelo compartilhamento de experiências e em especial às amigas: Gislaine Fonseca e Vera Lúcia Rett, pelo carinho, amizade e incentivos recebidos (amigas para sempre!).
À CAPES, pela bolsa de estudos.
À Gerdau Açominas, empresa em que trabalho, pelas concessões recebidas.
Aos meus amigos de trabalho, Fabio, Christiane, Gisele e Djaniro, que sempre expressaram palavras de otimismo.
Aos meus familiares e amigos pessoais que de alguma forma contribuíram para a realização deste trabalho.
...