VIOLÊNCIA INFRAFAMILIAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Por: menhu • 8/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.714 Palavras (7 Páginas) • 345 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
SAMARA RAQUEL RODRIGUES DA SILVA SOUSA
PROJETO DE PESQUISA DO TCC
VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
[pic 3]
PIRIPIRI - PI
2018
SAMARA RAQUEL RODRIGUES DA SILVA SOUSA
[pic 4]
PROJETO DE PESQUISA DO TCC
VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná.
PIRIPIRI-PI
2018
SUMARIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................3
2 PROBLEMA....................................................................................................4
3 OBJETIVOS....................................................................................................5
4 JUSTIFICATIVA..............................................................................................6
5 METODOLOGIA..............................................................................................7
6 REVISÃO BIBLIOGRAFICA............................................................................8
7 CRONOGRAMA...............................................................................................9
8 ORÇAMENTO..................................................................................................10
9 RESULTADOS ESPERADOS.........................................................................11
10 REFERENCIAS .............................................................................................12
1 INTRODUÇÃO
.
O presente trabalho versa sobre a violência cometido contra a criança e o adolescente sob uma visão intrafamiliar e tem por finalidade averiguar a vinculação direta da família na maioria dos casos de violência imposta à infância e juventude, principalmente no que diz respeito ao abuso sexual, buscando-se, dessa forma, explicar por que os pais são os principais agressores e quais são as consequências de tal ato brutal que faz da criança e do adolescente vítima, bem como se analisa o perfil do agressor e o papel da família e do Estado frente a tal violência que pode ser considerada uma das maiores tragédias da humanidade, onde pais violentam suas proles como se estas fossem objetos de manipulação.
Ademais, a realidade da justiça brasileira não se mostra eficiente, visto que a própria previsão legal para a proteção das vítimas desse tipo de violência é insuficiente, pois apesar de os direitos da criança e do adolescente tenham sido recepcionados pela Carta Magna, abrindo portas para legislação específica de proteção da infância e juventude e que os considerassem sujeitos em desenvolvimento e cidadãos de direito, mesmo assim, deixa o Estatuto da Criança e do Adolescente a desejar, pois não define com clareza o crime de abuso sexual, e por sua vez, deixa de proteger as vítimas dessa violência.
Com efeito, perseguindo a nossa legislação escassa e a doutrina por muitas vezes diversa da do direito, observa-se a violação dos direitos fundamentais da pessoa humana dentro do próprio lar da criança e do adolescente, sendo que as sequelas, mais cedo ou mais tarde, irão apontar uma infância ou juventude impregnada de ódio e de violência, capaz de levá-los a um círculo vicioso sem fim.
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
A violência de crianças e adolescentes no âmbito familiar, sendo considerada como um fenômeno complexo societário, que envolve tanto a transgressão de normas e padrões de uma dada sociedade. Como a pedofilia no âmbito familiar, pode trazer várias consequências para as crianças e para o próprio agente e também para a própria família das vítimas? De que forma se pode combater e evitar estes crimes sofridos no âmbito familiar?
3 OBJETIVOS
3.1. Objetivo geral
Analisar as consequencias decorrentes da pedofilia, tanto para a criança quanto para a família que possue um pedofilo em seu meio familiar.
3.2 Objetivos específicos
- Identificar o motivo da violência de crianças e adolescentes intrafamiliar e quais os motivos;
- Conhecer se a violência de crianças e adolescentes no âmbito familiar é motivada por algum fato ocorrido anteriormente pelo agente que praticou o crime;
- Pesquisar sobre as consequências causadas pela violência tanto para a vítima quanto para a família.
4 JUSTIFICATIVA
Este trabalho se justifica, quando se propõe o entendimento sobre acerca da violência no âmbito familiar, a conduta dos agentes, a situação das vítimas, sem excluir a possibilidade de influência de fato anterior influenciar na conduta do agente.
Porém a justificativa para esse trabalho é tentar mostrar que a família não é sagrada, nem intocável e que pode em alguns momentos, e não raramente, apresentar grandes riscos à integridade física, moral e emocional de uma criança ou adolescente.
O Direito brasileiro tem a responsabilidade de proteger as crianças e os adolescentes, o ECA tem por propósito defender a criança e o adolescente de atos abusivos a sua integridade, não importando o meio pelo qual é praticado desde que cause dano ao menor. Segundo pesquisas a pedofilia intrafamiliar geralmente acontece nas classes mais pobres, mas constata-se que não há diferença alguma entre classes sociais.
5 METODOLOGIA
O método a ser adotado para a elaboração do presente estudo será uma revisão de literatura, Para a realização do projeto de pesquisa foi feito uma pesquisa nos livros, artigos, revistas e outras fontes de infomações que abrangem o assunto sobre a violência intrafamiliar de crianças e adolescentes fornecidos pela internet como google acadêmico, banco de dados da scielo entre outros.
...