A ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA
Por: Jéssica Dolce • 24/2/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 401 Palavras (2 Páginas) • 398 Visualizações
ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA
A arquitetura moderna, se não o maior, é um dos movimentos mais significativos na história da arquitetura, este influencia em diversas partes a arquitetura que veio a seguir, e a que temos nos dias de hoje, também conhecida como arquitetura contemporânea.
A arquitetura contemporânea ainda olha bastante para as referências passadas, e não nega tal feito, mas diferente da arquitetura moderna, olha para o futuro e aceita as evoluções tecnológicas que as afetam de forma direta. Tal evolução afeta a arquitetura e seu maior cenário, que são as cidades, que vem crescendo cada vez mais e necessitando de soluções rápidas e eficientes. E depois disso surgiu a arquitetura brasileira, apoiados nos bons e maus exemplos do passado sem deixar de propor inovações e obter resultados diferentes.
Esse crescimento populacional se deve a um fenômeno também conhecido como globalização ou mundialização. Segundo Afonso, a globalização está em curso, e a mesma modifica radicalmente o discurso urbanístico e arquitetônico, o que nos faz refletir sobre inúmeras características, como a desterritorialização espacial e cultural, a afronta a valores culturais e patrimoniais, dentre vários outros, e a função do arquiteto é mediar essas questões, para que a cidade seja favorecida com esses avanços de forma consciente e benéfica.
E eles se utilizam de materiais industriais, como o aço e o concreto, os projetos arquitetônicos atuais também dão vazão à funcionalidade, ao conforto térmico, design orgânico e privilegiam a economia verde. Eles também utiliza muito a conexão do espaço interior e a personificação dos projetos, eles querem fazer com os edifícios se relacione com os espaços livres no uso coletivo e traga uma arquitetura funcional.
E no brasil a arquitetura contemporânea trouxe de volta linguagens projetuais fortemente comprometidas com uma reintegração do racionalismo, que seria a base do Movimento Moderno, com tendências minimalistas. No entanto, também pode-se ter ideais e soluções sobre as questões de conforto ambiental aliado a processos de racionalização da construção.
E pode se concluir que arquitetura contemporânea, não se trata apenas de escolas estilísticas ou movimentos em ascensão, mas também todas as questões socioeconômicas e culturais que as mesmas acarretam na vida urbana e no dia-a-dia das pessoas. E sim possibilitar e priorizar a valorização das questões da natureza, como a sustentabilidade, e ainda obter um edifício de qualidade e com tecnologia de ponta, que se adequa ao seu tempo, conversa com o seu entorno, e é acessível a todos.
...