A Arquitetura e Urbanismo
Por: Daniel Andrade • 30/10/2021 • Trabalho acadêmico • 622 Palavras (3 Páginas) • 195 Visualizações
[pic 1] | CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIESP | |
CURSO: Arquitetura e Urbanismo | TURNO: D/N | |
PROFESSOR (A): Andrei de Ferrer | ||
COMPONENTE CURRICULAR: THAU IV | ||
PERÍODO: P5 | C.H.: 60H | SEMESTRE: 2020.1 |
NOME DO ALUNO (A): Data: / / |
1. Ao longo do século XIX, parte fundamental do trabalho do arquiteto europeu era dar forma aos desejos individuais da burguesia abastada. Em contrapartida, as cidades viviam plenas crises de habitação e saúde pública, afetando a qualidade de vida principalmente dos menos afortunados. Ainda neste cenário, a crescente industrialização aperfeiçoava materiais inovadores de construção. Deste contexto surgem reformas teóricas, novas formas estilísticas e as propostas utópicas para uma nova sociedade. Entretanto, é na Europa do século XX que todos estes caminhos convergem para a formação de um novo movimento estético, técnico e ideológico na arquitetura. Os movimentos reformistas do século XIX dos Utopistas, das Cidades Jardim, além do Arts & Crafts e o Art Nouveau trazem princípios que serão absorvidos pela arquitetura do século XX. Quais são estes princípios e como são adaptados às novas propostas arquitetônicas? (Vale 1,25 pontos) |
2. A origem da arquitetura moderna é disputada. Uma das narrativas relevantes é a norte-americana, que põe os movimentos da Escola de Chicago e da Escola dos Prados no protagonismo do pioneirismo moderno da arquitetura. Entre os personagens mais importantes está o Frank Lloyd Wirght. Sobre sua produção arquitetônica prévia a 1913, quais as principais influências estéticas, pessoais e históricas? Relacione-as com as principais obras do arquiteto neste período. (Vale 1,25 pontos). |
3. A França é um dos palcos importantes para o desenvolvimento da arquitetura moderna. Nos primeiros anos do Século XX, Auguste Perret e Tony Garnier trazem importantes contribuições. Quais são e como são implementadas em seus projetos? (Vale 1,25 pontos) |
4. Adolf Loos foi um dos principais nomes dos primórdios da Arquitetura Moderna. Entre suas contribuições teóricas estão o texto ´Ornamento e Crime´ (1), a teoria da Raumplan (2) e interfaces interpretativas entre arquitetura e psicanálise Fruediana (3). Discorra sobre estes três pontos e como eles apareciam nos projetos de Loos. (Vale 1,25 pontos) |
5. A Deutscher Werkbund foi uma associação política que teve importante papel no nascimento da arquitetura moderna. Quais os valores políticos defendidos pelo grupo, e como eles aparecem na arquitetura, especificamente no projeto de fábricas? (Vale 1,25 pontos) |
6. O arquiteto Bruno Taut esteve, entre as décadas de 1920 e 1930, à frente da GEHAG. O que foi essa organização, e qual o seu papel no desenvolvimento da arquitetura moderna? (Vale 1,25 ponto) |
7. O movimento expressionista nasce nas artes visuais, mas tem ampla representação na arquitetura, no cinema e outras formas de produção artística. Quais as principais características do expressionismo na arquitetura e como elas podem ser identificadas nas obras de arquitetos como Hans Poelzig e Erich Mendelsohn? (Vale 1,25 pontos) |
8. De Stjil’, ou Neoplasticismo, foi um movimento estético surgido na Holanda do Pós-Guerra através das contribuições de intelectuais como Theo Van Doesburg e Piet Montrian nas artes visuais e Gerrit Rietvelt na arquitetura. A principal preocupação do movimento era dar à Arte Abstrata uma forma arquitetônica, criando um novo método de projeto que incluía uma nova forma de pensamento volumétrico e o conceito de ‘Obra de Arte Total’. Explique como funcionam estes métodos e como eles estão aplicados nos projetos de mobiliário e edificações elaborados pelo movimento. (Vale 1,25 pontos) |
Boa Prova!
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