A Historia e Teoria da Arquitetura
Por: Clariana Cazaroti • 12/9/2018 • Monografia • 3.207 Palavras (13 Páginas) • 303 Visualizações
Para ser arquitetura
• É preciso ter um grupo, uma necessidade, tecnologia, materiais, mão-de-obra, função.
Construção
• 4 paredes e um teto
Triangulo de Vitruvios
o Para ser arquitetura, uma obra tem que ter em proporção a mesma quantidade de significância pra venusta, utilitas e firmitas
Venustas - estético, tridimensionalidade, idéia do belo
Firmitas - firmeza, tecnologia existente naquele momento que proporciona que o edifício fosse construído, estrutura
Utilitas - utilidade, necessidade, funcionalidade.
o Toda obra de arquitetura é um abrigo
o Corte, planta , projetos... começou a partir do renascimento, antes só existia canteiro de obras , cada arquiteto desenvolvia da sua maneira, não existia padrão
Pré- História
o A presença do homem na terra começa a ser evidenciada a partir do período paleolítico
o 2 coisas para que esse homem deixe de ser pré- histórico e passe a fazer parte da antiguidade á escrita e ele deve que deixa de ser nômade e se fixar em uma localidade(perto do rio, para agricultura, perto do tropico de capricórnio pra baixo solo ruim pra cima frio) , estabelece critérios de sociedade
o Moram em cabanas, usavam a caverna para praticas religiosas, ou as vezes para proteção, mas quando usam as cavernas tinha divisões onde eles dormiam, a parte sagrada para os desenhos (locais escuros e de difícil acesso)
Paleolítico- Idade da pedra lascada, até 10 mil a.C. ,desenhava animais robustos, desenhar era um ato religioso, primeiro ele faz um ritual de caca desenhando o animal pra depois ir caçar, luta pela sobrevivência, inventam a roda, dominam o fogo( cozer alimentos, melhora a qualidade de vida, celebro vai se evoluindo),mulheres ficam no ambiente domestico cuidam do dia a dia do clã, homens fazem a caça e a proteção do grupo, faziam encenações para mostrar ao grupo como eles devem se comportar em determinada situação como de caça, luta e cultura. Alteração no meio ambiente para melhoria de vida.
o Robusto, cercado de flechas, posição de acuamento, era o que queriam encontra, sem efeito de profundidade
o Fertilidade,natureza, ritual de oferenda como ela sendo representada, não tem rosto, encontradas em cavernas distantes.
bisão Venus de Willendorf
Mesolítico- Idade da pedra polida, 10 mil á 8 mil a.C., ferramentas, utensílios pra cozer, é possível ver os dias do ano.
Stonehenge vaso de cerâmica
Neolítico- Idade da pedra polida. Maneira de desenhar modifica, desenhos simples, começou a mescla elementos simbólicos, quando ele aliou dois desenhos ele desenvolveu a linguagem escrita assim o homem passa a entrar na antiguidade,começa a se fixar em uma localidade, estabelece critérios de sociedade( de 16 a 30 casas).
o Homens continuam caçando e as mulheres no ambiente domestico e cuidando da agricultura, 200 a 400 membros, quanto mais gente melhor condição de sobrevivência, pratica coletiva ocorria na parte descoberta, só entravam nas cabanas pra dormir
o Arte passa a ser menos figurativa (utiliza formas com figuras ex um animal ele tem o contorno) para mais abstrata (pega o contorno e transforma em triangulo)
o Pastoreio, homem deixa de ser nômade, não precisam mais se deslocar
o Passam a definir famílias, estabelecem o publico e o privado, passam a enterrar os mortos
o Choça de junco–(casa) feita por madeira que se encontram em um ponto, coberta por folhas, madeira, couro, palha
o No centro ficava a área publica, depois o plantio ,cercado pelas cabanas configuradas em circulo
o choça
A revolução agrícola - (8.000 a.C.) no neolítico, cultivo de grão, domesticação de animais surgindo as aldeias, cozimento, e divide o trabalho de forma inicial.
o Passam a pratica agricultura para o lado de fora e cercam o território
Revolução urbana- cercam o que é privado, quem tem mais terras tem mais domínio, passa a ter a formação das primeiras cidades ao invés de aldeia,rua, o desenvolvimento da escrita. FAMILIA(casal) +DESCENDENTES(clã). Ficam perto de rios. Encontra o material pronto.
Megalítica- pedra gigantesca, local de cemitério, 1 tonelada, carregavam a pedra de longe com ajuda de troncos, tração humana, ajuda a observar os astros e ver as épocas do ano e de bom cultivo, cavucavam um buraco no chão e com um sistema de alavancas pra não quebrar a pedra eles aterram uma parte para deixar fixa. Roda (tronco). Originou as colunas(pórtico)
o Para coloca a pedra de cima eles enchiam de terra ao redor rolavam a pedra e depois retiravam a terra, usando encaixe macho e fêmea
Menir ou coluna pórtico ou trilito colunata
o Eram utilizados para rituais religiosos, poucas vezes usado como abrigo e por um raro e pouco tempo o líder religioso morava, locais de difícil acesso, em alguns haviam setores, alinhamento, circulares.
Dólmen ou anta
Cromeleque agrupamento de menires em círculo
Mesopotâmia
Primeiras cidades- Jericó em Canaã, como a cidade mais antiga 8.000 a.C.. cidade da bíblia
...