A São Vital
Por: luana_sinozuke • 7/6/2016 • Projeto de pesquisa • 748 Palavras (3 Páginas) • 657 Visualizações
A Basilica de são vital de ravena teve sua contrução iniciada em 527 sob o patrocínio do arcebispo ecclesio e tinha como função ser um templo digno para a cidade de Ravena, Italia.
Se desconhece o nome do arquiteto que realixzou o design, que é mto semelhante a igreja do Santo Sergio e Baco. No entanto, é diferente da tradição cristã primitiva, substituindo a ideia de “espaço- Road” das primeiras basílicas, pela contemplação da esfera celeste, caráter mais dinâmico, graças ao tambor delgado segurando a cúpula.
Na entrada do templo possui um narthex que dá lugar a um piso central, sala de oração com um anel octagonal dupla, formada pelo ambulatório em que é fornecida a plataforma, apoiada por pilastras que delimitam um circulo oratório coberto pela dita cúpula hemisférica; O presbitério é na parte inferior, com uma extensão coberta por uma abóbada cruz e fecha o telhado da fornalha; em cada lado, os dois Phastophorias permanece , típico da arquitetura bizantina : a norte da abside , a prótese, e ao sul, o diaconicon.
O edifício inteiro foi concebido respeitando muitos elementos da tradição antiga igreja, na qual foi necessária a separação dos sexos durante atos de adoração, e a possibilidade deles de participar de escalões superiores, seguindo um protocolo refletido simbolicamente nos mosaicos. Assim, o narthex tem duas portas: uma para homens e outra para mulheres . Os homens devem entrar na epístola (sul) e, se eles eram casados, participavam da Eucaristia a partir da arquibancada ou matroneum , localizado no piso superior, no ambulatório. A galeria também tem caixas que dão diretamente para o presbitério, dedicado aos mais altos escalões; teoricamente, o imperador e sua esposa, mas eles nunca chegaram a conhecer o templo acabado, então no caso seria o exarch ou governador que os representam.
Do lado de fora, muito sóbrio, volumétrica, apreciamos que a igreja é feita de materiais leves, mas fortes, com paredes de tijolos maciços reforçada nos cantos por grandes contrafortes, além de lesenas (pequenos contrafortes que terminam no beiral) e arcos embutidos nas paredes. A cúpula que esconde a cúpula é octogonal e é iluminada por meio de tubos concêntricos de terracota . Em contrapartida, o seu interior é ricamente decorado com mármore veado, parapeitos, colunas e capitéis tronco piramidales com cimacio finamente esculpida para Trepan importado provavelmente a partir de oficinas Proconnesus, uma ilha no Mar de Mármara , perto Bizâncio,fresco e acima de tudo, mosaicos , que são a maior qualidade e mais variada da arte bizantina. O efeito do interior é o de uma dilatada e imaterial, cheia de contrastes contínuas de cor e luz que penetra generosamente através das grandes janelas do espaço tambor.
Os mosaicos
Os mosaicos são centrados no tema do Deus 's homens de poupança através da Eucaristia (dominado por cenas de ofertas similares à consagração e imperadores transportando objectos relacionados com este ato litúrgico: um cálice e uma patena), embora, como em toda igreja bizantina, a ordem dos números, responde a um reflexo da cosmogonia Eastern Christian , com lugares reservados especificamente às figuras de acordo com a sua hierarquia . Os lugares centrais e altos de abóbadas e arcos são reservados para figuras associadas com Deus ou suas imitações, sobre anjos senhores e perto da Terra, os santos como intermediários diante dos homens. Todos aparados em uma decoração tradição helenística naturalista, todas as paredes foram literalmente forrada com azulejos em cores brilhantes, conseguindo um efeito de grande opulência e criando uma atmosfera desmaterializada, que camufla a estrutura, apresentando um mundo ideal que eleva o crente heights.
...