A Urbanização Brasileira
Por: rafalala97 • 4/5/2019 • Resenha • 455 Palavras (2 Páginas) • 326 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
Arquitetura e Urbanismo
Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas
Texto: “A Urbanização Brasileira”
- Apresente, em linhas gerais, o processo de urbanização do Brasil, com destaque para os fatores que o impulsionaram, bem como suas principais características.
Segundo o autor o processo de urbanização do brasil se deu através do aumento da população urbana em relação à população do campo, ou seja, é quando o ritmo de crescimento da população urbana é superior ao ritmo da população rural. dentro dos principais fatores responsáveis esta o processo de industrialização, que motivou a migração para as grandes cidades que passam a polarizar a economia do pais. A modernização do processo produtivo no campo, que passa a absorver cada vez menos mão de obra. E a mídia, que através dos meios de comunicação como o radio e televisão, que seduziam a população rural a migrar pra cidade.
- Qual a proposta de hierarquia urbana apresentada pelo autor? Explique-a.
o autor classifica as hierarquias urbanas em três, “Cidades Milionárias”, “Cidades Intermediarias” e as “Cidades Locais”. Fatores fruto da metropolização contemporânea, causa da especulação, tratam-se de uma atenuação da macrocefalia-urbana (um fenômeno que consiste na existência de uma rede de centros urbanos muito desequilibrados em quantidade de população, em países, estados e regiões.
- Comente sobre as tendências atuais da urbanização brasileira.
As tendências atuais da Urbanização no Brasil indicam uma inversão de algumas características anteriormente presentes ou a diminuição da intensidade de outros aspectos. Um primeiro aspecto da urbanização brasileira a ser observado é o processo de desmetropolização. Isso significa que uma certa parte da população, antes residente em metrópoles, está se deslocando em direção às cidades de médio porte, pois elas estão recebendo cada vez maiores investimentos e gerando cada vez mais empregos diretos e indiretos o que leva ao crescimento menos acelerado das grandes cidades e metrópoles. Os motivos que vêm levando a um decréscimo demográfico das grandes cidades e metrópoles brasileiras também fazem parte das tendências atuais da urbanização brasileira. Atualmente, o custo de vida e o preço dos solos nas metrópoles estão se elevando muito rapidamente, em razão da alta especulação imobiliária e da relativa melhoria nas condições de vida e renda da população urbana.
Atualmente, observa-se também que no espaço interurbano dessas grandes aglomerações urbanas algumas transformações ocorreram. Primeiramente, embora o processo de segregação urbana da população mais pobre não tenha acabado, havendo ainda a formação de áreas e bairros periféricos afastados, além das áreas de ocupação irregular e favelas, esse processo vem ocorrendo mais lentamente. Todavia, mesmo assim, trata-se de um problema de difícil controle.
Em segundo lugar, é perceptível a chamada autosegregação, isto é, a procura da população de média e alta renda por condomínios fechados, sendo muitos deles afastados dos grandes centros e bairros considerados nobres.
...