ANALISE DE ESTUDO DO ATERRO DO FLAMENGO.E GLEBA
Por: Gustavo Andrade • 20/11/2018 • Trabalho acadêmico • 496 Palavras (2 Páginas) • 309 Visualizações
ANALISE DE ESTUDO DO ATERRO DO FLAMENGO.E GLEBA E
O presente trabalho realizado em grupo pela disciplina de Cidade e Paisagem administrados pela pelas docentes Claudia Nogueira e Monica Salim, tem o objetivo de pesquisar, analisar e apontar as características referentes aos parques Aterro do Flamengo e Parque Gleba E ambos situados na cidade do Rio de Janeiro/Rj.
Foram feitos levantamentos bibliográfico, arquitetônico e fotográfico, que permitiram realizar analise dos parques visando o estudo de implantação, setorização, mobiliário, circulação, atrativos, vegetação e materiais construtivos.
O parque Gleba E, foi a parcela de uma área no qual apresentava alto índice de degradação onde o arquiteto paisagista Fernando Chacel implementou pela primeira vez conceito Ecogênese que implicava na reconstituição dos ecossistemas parcialmente ou totalmente degradados . O projeto com área total de 300.000 m² foi financiado pela construtora Carvalho Hosken Engenharia e Construções S/A, em conjunto com área residencial multifamiliar com mais de 700.000 m² de área total. O parque se difundiu em três modelos e processos de intervenção sendo eles a recuperação do manguezal, a recreação da reestinga pelo processo ecogêneses e o parque em si enquadrado na transição paisagística, criado por "arborização provida de floração rica, alternada e colorida, permeada de palmeiras estabelecidas sobre áreas gramadas e relvadas". Apesar da existente intenção o parque conta com mínimas áreas de recreação dispostas de bancos e outros mobiliários interativos, sendo encontrada grande parte nas áreas envoltórias ao residencial, o que aponta um parque de total lazer contemplativo e sensorial.
O outro parque pesquisado é o Aterro do Flamengo projeto elaborado por Carlota de Macedo Soares em 1955, com uma área de 1.200.000 m2. Foi construído através de camadas de aterro nas regiões do bairro da Glória e Flamengo. O parque foi pensado em ser uma via de ligação da zona sul ao centro da cidade,contendo lazer, cultura e área esportiva. Outra questão do projeto foi a solução de combater a invasão de águas durante a ressaca. Com perfil de atender vários perfis de usuários e com diversas atrações como museus, marina, monumentos, calçadão e uma extensão de faixa de praia. O destaque do parque se dá a grande área verde projeto de Burle Marx que possui diversas espécies de vegetação e as passarelas que interligam os bairros ao parque. O mobiliário utiliza bancos em concreto, cesto de lixos, luminárias para o percurso com altura de 6,00 m e luminárias centrais com altura de 22,00 m. A mobilidade é um fator constante no projeto. Para os pedestres há calçadas, passarelas e passagem de níveis em pedras calcária em mosaico interligando todo o parque. Na manutenção foram criadas faixas em piso de concreto e para tráfego de veículos internos há faixas em piso de asfalto.
Essas pesquisas foram fundamentais para conhecimentos técnicos e referencias para a realização do parque que será realizado no trabalho 03 da disciplina.
Equipe:
Gustavo Aparecido Pires de Andrade 8700659
Jader Augusto Cervezan 8700661
Bianca Carrara 8700653
Viviane Maria Barbosa 8700631
...