ANÁLISE DO LIVRO REFLEXÕES SOBRE A RELIGIÃO COMO UTOPIA E ESPERANÇA
Por: almeida_fellipe • 15/3/2017 • Exam • 295 Palavras (2 Páginas) • 354 Visualizações
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
CENTRE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
CURSO ENGENHARIA QUÍMICA
FELIPE ALMEIDA ARNALDO
TRABALHO DE HUMANISMO E TRANSCEDÊNCIA:
ANÁLISE DO LIVRO REFLEXÕES SOBRE A RELIGIÃO COMO UTOPIA E ESPERANÇA
Orientador: Prof.Dr. Ermano Rodrigues do Nascimento
Recife
2017
1 – INTRODUÇÃO
O livro escrito em 1985, reflexões sobre a religião como utopia e esperança, de Pedro César K. Gonçalves traz uma abordagem sobre o pensamento religioso sobre a ótica do século XX, com os avanços da tecnologia a maior evolução em compreendimento humano e filosófico.
Além destas abordagens o livro traz questões em aspectos fenomenológicos com a finalidade de descobrir a relação intima entre as religiões, tradicionais ou não, e o próprio fundamento humano analisando locais e tempos da história.
Estes aspectos estão dispostos a solucionar diversas dúvidas se a religião ainda permanece sobre a atual sociedade e se ela irá entrar em extinção ou ampliará sobre a nossa humanidade e define como a relação entre utopia e esperança está ligada.
2- ANÁLISE
O livro inicialmente faz uma abordagem sobre o fenômeno religioso como sendo algo que não possa existir uma ampla definição, mas algo que parte do homem desde as épocas mais antigas (pré-história). Nestas épocas afirma-se que o homem já possuía elementos que poderiam relacionar com a religião, dentre eles manifestações artísticas, túmulos, entre outros.
Além das relações “materiais” outros elementos se faziam presente, como a relação que os nossos antecedentes com as coisas do cotidiano, relacionando aos problemas de alimentação, dependência de fenômenos naturais, e também do próprio sentido da vida.
O autor divide o estudo da religião com
...