ARTE E ARQUITETURA CONTEMPORÂNEAS MÁRCIO KOGAN
Por: Paulo Rodrigo • 9/9/2019 • Trabalho acadêmico • 3.384 Palavras (14 Páginas) • 287 Visualizações
UNIVERSIDADE SOROCABA
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
PAULO RODRIGO DOS SANTOS
ARTE E ARQUITETURA CONTEMPORÂNEAS
MÁRCIO KOGAN
SOROCABA/SP
2019
PAULO RODRIGO DOS SANTOS
ARTE E ARQUITETURA CONTEMPORÂNEAS
MÁRCIO KOGAN
Trabalho apresentado como exigência parcial para conclusão da disciplina História e teoria da Arquitetura e Urbanismo 2 – Arte e Arquitetura contemporâneas do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Sorocaba.
Orientador: Fabricio de Francisco Linardi
SOROCABA/SP
2019
SUMÁRIO:
- INTRODUÇÃO..................................................................................................................3
- FUNDAMENTAÇÃO TEORICA.........................................................................................4
- ARQUITETURA PAULISTA E O BRUTALISMO...............................................................4
- ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA...............................................................................5
- MARCIO KOGAN ............................................................................................................5
- ANOS 90.................................................................................................................6
- ANOS 2000.............................................................................................................6
- ANOS 2010 ...........................................................................................................7
- STUDIO MK27........................................................................................................8
- PRINCIPAIS OBRAS ........................................................................................................9
- PRINCIPAIS PROJETOS DE DESIGN...........................................................................10
- EXPOSIÇÕES ................................................................................................................10
- CONHECENDO ALGUMAS OBRAS DE MARCIO KOGAN .......................................................11
- CASA CANAL / STUDIO MK27 - MARCIO KOGAN + LAIR REIS ......................11
- CASA CUBO / STUDIO MK27 - MARCIO KOGAN + S.GLOGOWSKI ...............17
- CASA C+C / STUDIO MK27 - MARCIO KOGAN + SAMANTA CAFARDO .......26
- REFERENCIAS .............................................................................................................32
- INTRODUÇAO
Nesse estudo buscou-se resgatar o estilo arquitetônico, as características e o olhar do arquiteto no período contemporâneo, considerando Marcio Kogan como referencia, um arquiteto que as utiliza em suas obras atuais, a intenção é entender os caminhos que o trouxeram até aqui, quais, e se há influências do período na obra do arquiteto.
Será apresentado a carreira do arquiteto Marcio Kogan, que está no rol dos grandes arquitetos do país. Ele é formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie em 1976. Também é filho do engenheiro Aron Kogan, que se tornou conhecido nos anos 50 e 60 por projetar e construir grandes edifícios em São Paulo, como os edifícios São Vito e Mirante do Vale (maior arranha-céu do Brasil, com 170 metros). Durante os primeiros anos de carreira, Marcio dividiu a atividade de arquitetura com a do cinema, em parceria com Isay Weinfeld (seu colega de faculdade). Desde 2001, o escritório de Marcio Kogan passou a se chamar Studio mk27, começando a ganhar maior projeção internacional. Atualmente, além da produção no Brasil, têm projetos em países como Uruguai, Chile, Peru, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Portugal, Suíça, Índia, Israel e Indonésia. Os trabalhos de Kogan se caracterizam pelo detalhamento arquitetônico, simplicidade formal, forte relação entre espaço interno e externo, grande conforto climático sobretudo por meio de sustentabilidade passiva, uso de volumes puros, aplicação de elementos tradicionais da arquitetura brasileira como os muxarabis e pelo desenho de plantas internas funcionais.
“Tenho uma ligação forte com o cinema desde os meus estudos na universidade. Na escola, minhas influências vinham do cinema, da arte, da literatura, do triste momento político por qual passávamos e nunca da arquitetura.” Marcio Kogan
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo Zein (2005) o primeiro contato com o Brutalismo ocorreu em 1947 com o Brutalismo Corbusiano, onde se tinha exatamente definido o nome Brutalismo, e então a relação do mesmo com a Escola Paulista. Estes momentos que passaram, formaram o modernismo, e hoje, a arquitetura contemporânea, onde o arquiteto Marcio Kogan é um dos expoentes desta área.
- ARQUITETURA PAULISTA E O BRUTALISMO
Zein, (2005) fala que quando pensamos na arquitetura paulista, logo lembramos a escola paulista, que teve uma grande importância na produção do modernismo na arquitetura brasileira, o começo se dá por um grupo liderado por Vilanova Artigas começa a produzir, e também a valorizar o Brutalismo em suas obras.
Ruth V. Zein (2005), aponta características desta construção, como bloco único, arquitetura “que pousa”, concreto, pilares, lajes nervuradas em suas div ersas possibilidades. Em todas estas características o concreto aparente foi uma definição da expressão arquitetônica paulista.
Zein e Junqueira, no livro Brasil: arquiteturas após 1950 (2010), fala que a renovação da arquitetura paulista contou com inúmeros arquitetos que desde cedo possuíam um destaque em suas posições no cenário da arquitetura brasileira. Formados nas escolas paulistas, depois de obras premiadas e serem finalistas em concursos, passaram a influenciar na ideia de arquitetura moderna no Brasil, todos os processos que a época pedia, preocupação com a racionalização dos processos e soluções modelares, renovou a arquitetura do período, como a chegada do Brutalismo.
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