As Fundações
Por: Laylson Sousa • 11/6/2018 • Trabalho acadêmico • 751 Palavras (4 Páginas) • 184 Visualizações
Universidade Federal do Maranhão – Campus Balsas
Curso: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
Disciplina: Química Experimental
ELETRÓLISE
NOME DO AUTOR: Letícia Sena da Silva
TURMA: 1° Período - Matutino
CURSO: Bacharelada Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
Balsas/MA
2016
Universidade Federal do Maranhão – Campus Balsas
Curso: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
Disciplina: Química Experimental
ELETRÓLISE
Relatório submetido à disciplina de Química Experimental como título de obtenção da nota do experimento realizado do devido título citado no escopo do trabalho.
.
.
Balsas/MA
2016
ÍNDICE
1 - INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 4
2 - OBJETIVOS.............................................................................................................5
3 - PARTE EXPERIMENTAL......................................................................................... 6 3.1 – MATERIAIS E REAGENTES............................................................................... 6
3.2 – METODOLOGIA................................................................................................... 6
4 - RESULTADOS E DISCUSSÃO................................................................................ 8
5 - CONCLUSÃO.......................................................................................................... 10
6 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................11
- INTRODUÇÃO
A massa é definida pela quantidade de matéria que um corpo possui, já o volume é o espaço que ocupa uma porção de matéria. Geralmente, para iniciar qualquer experimento nos Laboratórios de Química são utilizadas essas propriedades.
Para realizar essas pesagens é necessário o uso de vidrarias que apresentam características próprias para cada experimento. É conveniente o uso das vidrarias que apresentam melhor exatidão.
A precisão está ligada a proximidade do resultado de vários experimentos com uma mesma substância. Já a exat5dão está relacionada com a proximidade do valor obtido com o valor real.
A densidade do ar, equipamentos não calibrados, vidrarias, di3atações e contrações provocadas pela variação de temperatura dentre outros, são fatores que também influenciam nos resultados de medidas.
No presente trabalho foram realizados experimentos com água destilada e algumas vidrarias, para testar a precisão e exatidão de cada uma, comparando os valores obtidos, em cada experimento, com o valor real.
2. OBJETIVOS
Verificar, qualitativamente, a solubilidade de várias substâncias e as forças intermoleculares envolvidas.
3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1 – Materiais e reagentes
- Pisseta
- Balança,
- Béquer
- Proveta
- Pipeta Volumétrica
- Erlenmeyer
- Balão Volumétrico
- Bureta
- Conta gotas
- Balança
- Água
3.2 – Metodologia
3.2.1 Medidas de Volume
Colocou-se 50 mL de água em um béquer e a transferiu para o erlenmeyer. Após se verificar a escala, a água foi transferida para a proveta graduada para se verificar o volume.
Posteriormente colocou-se 50 mL de água na proveta graduada e a transferiu para um béquer. Após verificar a escala, transferiu-se a água para o erlenmeyer. Depois de observar os resultados obtidos colocou-se as três vidrarias em ordem crescente de precisão.
Após, pipetou-se 25 mL de água usando a pipeta volumétrica, passando o líquido para a proveta. Depois comparou-se os resultados.
Pipetar água, em diferentes tubos de ensaios, com uma pipeta graduada volumes: 1 mL; 2 mL; 1,5 mL; 2,7 mL; 3,8
3.2.2 Medidas de massa
...