Como se dá o processo de fabricação do Concreto Armado?
Por: Taycast • 10/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 693 Palavras (3 Páginas) • 1.150 Visualizações
Universidade Anhembi Morumbi
Aluna: Tayanna C. Castellani RA: 20619740 Turma: NA2 Noturno
ATIVIDADE : CONCRETO MARAVILHAS MODERNAS
1)Como se dá o processo de fabricação do Concreto Armado?
O concreto Armado é composto pelo concreto simples ( resistente à compressão) mais a armação de aço (resistente à tração) juntos eles são indispensáveis na execução de peças como vigas e lajes, por exemplo. Outra característica deste conjunto é o de apresentar grande durabilidade. A pasta de cimento envolve as barras de aço de maneira semelhante aos agregados, formando sobre elas uma camada de proteção que impede a oxidação. As armaduras além de garantirem as resistências à tração e flexão, podem também aumentar a capacidade de carga à compressão.
2) Quais as implicâncias das etapas de fabricação nas propriedades mecânicas do material?
É de suma importância que todas as etapas sejam executadas criteriosamente para que as propriedades mecânicas não sejam alteradas , tanto a fabricação do concreto simples quanto sua aplicação nas armaduras e formas. As etapas são:
- Dosagem (quanto ao concreto simples) = estudo das quantidades e proporções de materiais á serem usados para atingir as características especificas desejadas e estipuladas pelo calculista.
- Mistura (quanto ao concreto) = mistura do material (cimento, agregados, água ) para alcançar homogeneidade da massa sem que os componentes segreguem.
- Concretagem = transporte do lugar onde foi fabricado o concreto até o lugar da obra( se não for feito no lugar) e lançamento do concreto dentro das formas (já com as armaduras de aço) Esta atividade geralmente é realizada pelo próprio equipamento de transporte. Devido à maior probabilidade de segregação do concreto durante as operações de lançamento, a consistência deve ser escolhida em função do sistema a ser adotado.
- Adensamento = Atividade que tem como função retirar os vazios do concreto, diminuindo a porosidade e consequentemente, aumentando a resistência do elemento estrutural. Tem também a função de acomodar o concreto na fôrma, para tornar as superfícies aparentes com textura lisa, plana e estética. Usa-se vibração para isso.
- Nivelamento/ acabamento superficial = nivelamento da superfície
- Cura = Cura é o um processo com várias medidas para não deixar que o concreto perca toda sua água ,consiste em realizar o controle do tempo, temperatura e condições de umidade após o lançamento do concreto nas fôrmas.
A realização da cura é fundamental para a garantia da resistência desejada na estrutura, pois evita a ocorrência de fissuração plástica do concreto, uma vez que impede a perda precoce da umidade.
3) Qual a importância do concreto armado na estruturação dos edifícios ao longo da história?
O concreto armado surgiu da necessidade de aliar a durabilidade da pedra com a resistência do aço, com as vantagens do material composto poder assumir qualquer forma, com rapidez e facilidade, e com o aço envolvido e protegido pelo concreto para evitar a sua corrosão. É um material que tem aceitação mundial, e no Brasil é utilizado em todo o território nacional. A tecnologia das estruturas de concreto armado também trouxe profundas alterações no comportamento das alvenarias, que deixaram de lado sua função principal de estruturar as edificações e passaram a ser adotadas como elementos de vedação.
...