Escola de Chicago no âmbito da estrutura metálica
Por: ThauaneAP • 4/1/2017 • Artigo • 2.042 Palavras (9 Páginas) • 586 Visualizações
Escola de Chicago no âmbito da estrutura metálica
Thauane Alves Pinheiro
Prof.ª Wanessa Lott
Resumo
O estudo em questão discute a Escola de Chicago e sua contribuição para o surgimento da estrutura metálica. Os arquitetos do movimento se reuniram após o grande incêndio ocorrido em Chicago, com o intuito de reconstruir a cidade. A partir de estudos criaram soluções inovadoras que possibilitaram avanço nas construções e verticalização de edifícios, sendo a estrutura metálica o marco do movimento. O uso dessa estrutura teve como pioneiro LeBaron Jenney e Louis Sullivan como destaque, sendo ele o principal arquiteto do estudo.
Palavras-chave: incêndio, Chicago, Sullivan, estrutura, metálica
1 Introdução
O modernismo começou a ser discutido no final do século XVIII e início do século XIX. Os arquitetos da época questionavam o porquê de a arquitetura ter que seguir os modelos históricos. Com a revolução industrial, surge a necessidade de novos materiais e novas ideias, então eles se fecharam para os movimentos arquitetônicos passados e deram continuidade para novas soluções, com a intenção de renovar a arquitetura e criticando, principalmente, o ecletismo.
A cidade modernista em destaque nos Estados Unidos foi Chicago, suas edificações foram construídas, inicialmente, com a estrutura em madeira, através de encaixe. Depois de ter sofrido um incêndio a cidade passou por uma transformação, que ficou conhecido por suas fachadas envidraçadas, conceito dos arquitetos que faziam parte da Escola de Chicago.
A Escola de Chicago foi um movimento inovador, muito importante para área de arquitetura e engenharia. Se trata da evolução das construções e mostra como que, a partir dos estudos dos profissionais da época, foi possível a construção de grandes edificações, os famosos arranha céus.
Os arquitetos do movimento, através de seus estudos, criaram uma solução estrutural para seus edifícios, o que permitiu a eliminação da alvenaria estrutural e a implantação de grandes janelas para a iluminação natural, o arquiteto em destaque foi Louis Sullivan.
Sabe-se que a disponibilidade de matéria-prima de Chicago teve uma grande contribuição para esse acontecimento, permitindo que testes fossem feitos. É fundamental tomar conhecimento de como foi possível, através desses estudos e materiais, a implantação desses métodos na construção e saber o que permitiu esse tal acontecimento que foi um marco para a época e abriu o modernismo norte americano.
2 Metodologia
Desde que a população começou a ter acesso a informação, a pesquisa se tornou algo constante, e foi sendo utilizada cada vez mais. Para tudo o que for escrito, é preciso tomar conhecimento do objeto de estudo, sendo assim a pesquisa bibliográfica vem sendo cada vez mais utilizada, principalmente em trabalhos acadêmicos, onde coleta-se as informações para fazer uma análise sobre o assunto.
A pesquisa tem de ser específica, sendo feita em cima do que você precisa, então é fundamental saber o que se trata e ter um leve conhecimento no assunto, para não se tornar algo aleatório, por se tratar de uma busca por soluções do projeto de estudo.
No artigo em questão, a pesquisa bibliográfica foi o método utilizado para colheita e análise de dados, a partir dessa pesquisa pôde-se gerar uma conclusão para a construção do artigo, que tem como objetivo principal analisar a Escola de Chicago no âmbito do uso da estrutura metálica.
Nesse tipo de pesquisa há um levantamento de informações e dados disponíveis em diversas publicações como livros, teses e artigos, podendo ser nacionais ou internacionais, e na internet. Essas publicações são realizadas por outros pesquisadores e é utilizada como uma possibilidade para solução do problema de pesquisa.
3 Desenvolvimento
3.1) O Grande Incêndio de Chicago
Chicago era uma cidade sem planejamento, que passava por um crescimento desordenado, até o chamado Grande Incêndio, que mudou este cenário. Num verão quente e seco, em 1871, a cidade sofreu um incêndio devastador, que deixou pelo menos 300 mortos e cerca de 100 mil desabrigados. A causa é desconhecida, mas muitos dizem que o incêndio se iniciou em uma fazenda, onde desastrosamente uma vaca deixou cair um lampião de querosene e o fogo se espalhou. Bombeiros foram mandados para o local, mas o fogo só foi contido dois dias depois, quando uma chuva começou a cair e foi apagando o fogo naturalmente.
Imagem 1: Representação do incêndio de Chicago
Fonte: http://artecreha.com/gran-incendio-de-chicago/
As construções foram completamente destruídas, pois eram construídas em madeira, material vulnerável ao fogo. Esse evento foi marcante para os Estados Unidos, pois a partir dele, foi pensado um futuro para cidade, trouxe planejamento, desenvolvimento e inovação, que se espalhou para outras cidades do país.
Imagem 2: Cidade devastada pelo fogo
Fonte: História e Teoria da Arquitetura, 2014
3.2) Escola de Chicago
Depois do ocorrido, Chicago precisou passar por uma transformação, com receio de um novo desastre natural os arquitetos e engenheiros da época começaram a testar novos métodos construtivos.
Com isso, a partir de 1879, surge a Escola de Chicago, movimento que busca estudos evolutivos para aplicar nas construções. Dentro do movimento tinha arquitetos com conhecimento em diversas áreas e juntos discutiram e desenvolveram a nova cidade de Chicago.
Os arquitetos do movimento criaram um planejamento para a cidade, com novas regras de construções e utilização de novos materiais mais resistentes ao fogo, como tijolos e metais. Inicialmente as mudanças não foram aceitas pela população, que se queixavam do preço, por ser muito mais alto que as construções convencionais em que estavam acostumados, mas depois de uma pressão, decidiram aceitar.
"Foi só com a pressão das empresas seguradoras, que ameaçaram não pagar indenização pelos danos do incêndio, que os cidadãos passaram a adotas as novas medidas" SMITH, 2010
Com a aprovação dos cidadãos, a cidade foi totalmente reconstruída e estruturada de forma que atendesse toda a demanda. E em 1879,
...