Ferramentas da Qualidade - Exercício 1
Por: guimaraes.91 • 1/9/2016 • Trabalho acadêmico • 522 Palavras (3 Páginas) • 305 Visualizações
Página 1 de 3
PROFESSOR: ROBSON LOPES
ALUNO: OSEAS GUIMARÃES
- QUANDO FOR FAZER REFORÇO DE PILAR, VERIFICAR COM O CALCULISTA ESTRUTURAL EM QUAL PAVIMENTO SERÁ EXECUTADO O REFORÇO DO PILAR.
- VERIFICAR A POSSIBILIDADE DAS VERGAS E CONTRAVERGAS DEVEM SEREM CONSIDERADAS COM ELEMNROS ESTRUTURAIS QUANDO SUBMETIDAS A MAIORES CARGAS.
- EM ESTRUTURAS DE CONTENÇÕES DEVEM SER VERIFICADO A POSIÇÃO CORRETAS DAS FERRAGENS, MOMENTOS NEGATIVOS E MOMENTOS POSITIVOS.
- AO DIMINUIR O MOMENTO FLETOR POSITIVO, O PICO DO MOMENTO NEGATIVO EM VIGAS BIAPOIADAS EM BALANÇO SOBE NO PILARES, GERANDO ALIVIO NA FLECHA DA VIGA.
- AO EXECUTAR UM REFORÇO ESTRUTURAL EM PILARES, VERIFICAR SE HÁ MOMENTOS NOS EXTREMOS PARA VER COMO ARMAR O PILAR.
- DIMENSIONA-SE NO DOMINIO 3, E ADMITE-SE O DOMINIO 2.
- ENGENHEIROS NÃO GOSTAM DE CARGAS PONTUAIS. VERIFICAR POSSIBILIDADES DE DIMINUIR CARGAS PONTUAIS EM VIGAS, EVITANDO TORÇÃO.
- COLOCAR REFERENCIA DE NIVEL NO PROJETO ESTRUTURAL CONFORME DISPOSTO NO PROJETO DE ARQUITETURA PARA EVITAR ERROS NA EXECUÇÃO.
- ALEM DAS CARGAS DE PAREDES DE 1300kg/m³, DEVE-SE ADICIONAR A CARGA DE REBOCO, COMO EXEMPLO REBOCO DE FUNDO DE LAJE=50kg/m².
- AO ELABORAR PROJETO ESTRUTURAL PARA LAJE DE COBERTURA, VERIFICAR COMO DEVERÁ SER EXECUTADO O TELHADO, PARA EVITAR CARGAS EXECESO DE CARGA.
- AS LAJES PRÉ-MOLDADAS, TAMBEM SÃO CONSIDERAS COM PRÉ-FABRICADAS.
- TR08644 – A ABREVIAÇÃO TR IMPLICA DIZER TRELIÇA COM ALTURA DE 8cm, 6.0mm DE AÇO NA SUPERIOR, 4.0mm DE “ ESTRIBO” E 4.0mm DE DOIS AÇOS INFERIORES.
- COLOCAR A MESMA ALTURA DO ENCHIMENTO DE (LAJOTA OU EPS) NA TRELIÇA UTILIZADA.
- IMPORTANTE QUE DURANTE A EXECUÇÃO DE UMA OBRA, TENHA UM ENGENHEIRO PARA O ACOMPANHAMENTO DA MESMA.
- AMARRAR A LOCAÇÃO DO PROJETO ESTRUTAL NO PROJETO DE ARQUITETURA PARA EVITAR ERROS DE EXECUÇÃO PELOS PROFISSIONAIS BRAÇAIS.
- IMPORTANTE QUE SEJA FEITO O CÁLCULO DAS ARMADURAS NEGATIVAS PARA AS LAJES PRÉ-FABRICADAS.
- AO EXECUTAR MARQUISE, A ARMAÇÃO DEVERÁ TER ANCORAGEM NA MARQUISE DE COMPRIMENTO L, E NA LAJE ADJACENTE COMPRIMENTO DE 1.0L A 1.5 L COM DOBRA PARA EVITAR RECALQUE MUITO GRANDES.
- PILARES COM SEÇÕES EM L, PODEM SER UTILIZADOS PARA MELHORAR A INERCIA.
- IMPORTANTE DIMENSIONAR E EXIGIR QUE OS ESTRIBOS SEJAM EXECUTADOS DE ACORDO COM O PROJETO, POIS O MESMO COMBATE AO ESFORÇO CORTANTE.
- AS SEÇÕES QUE COMBATEM A TORÇÃO bw É MAIOR.
- SEMPRE QUE OUVER CRUZAMENTO EM VIGAS, VERIFICAR QUANTO AO “ENGRENAMENTO DAS FERRAGENS”.
- PARA AS LAJESEM BALANÇO, O BALANÇO L DENTRO DO BALANÇO DEVE TER FERRAGENS COM ANCORAGEM 02 VEZES MAIOR QUE NO BALANÇO PARA EVITAR GRANDES RECALQUES.
- A PORCENTAGEM DA ESTRUTURA NO CUSTO TOTAL DOS EDIFICIOS VARIA DE 14% a 22,7%.
- O CUSTO TOTAL DE PROJETO DE ESTRUTURA VARIA DE 1,6% A 2,7%.
- AO DIMENSIONAR BALANÇO COM RELAÇÃO A ANCORAGEM ENTRE VIGA EM BALANÇO E PILAR, DEVE TOMAR BASTANTE CUIDADO PARA NÃO OCORRER ESCORREGAMENTO DA FERRAGEM DENTRO DO CONCRETO OU USAR POUCA ANCORAGEM.
- QUANDO UMA LAJE ESTIVER EM BALANÇO E COM FERRAGEM EM BALANÇO INSUFICIENTE A ESTRUTURA NÃO ‘AVISA’.
- SOLICITAR AO FABRICANTE QUE AO FABRICAR PILARES QUADRADOS, DISPONHA DE MAIORES DETALHES PARA NÃO HAVER ERROS DE EXECUÇÃO.
- PILARES QUADRADOS DEVEM POSSUIR A MESMA QUANTIDADE DE FERRANGENS TANTO EM ‘X’ QUANTO EM ‘Y’, EVITANDO A EXECUÇÃO DE FORMA ERRADA.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com