Ficha técnica edifio tietgen
Por: Luana Santos • 27/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 434 Palavras (2 Páginas) • 474 Visualizações
Universidade Paulista - Arquitetura e Urbanismo Interdisciplinar
Tietgen Dormitory
- Nome projeto: Tietgen Dormitory
- Arquiteto: Lundgaard & Tranberg Architects
- Ano: 2005-2006
- Local: Ørestad, Copenhagen, Dinamarca
- Área: 26,800m²
- Tipo de projeto: Habitação para estudantes
- Estrutura: Concreto armado
- Materialidade: vidro, madeira, liga de cobre
- Engenheiro: COWI
- Paisagismo: Marianne Levinsen, Henrik Jørgensen
[pic 1][pic 2]
O edificio está localizado em, em Ørestad do Norte, um bairro novo, conectado à capital, onde a região começou a ser construída nos anos 90, planejado e caracterizado por alguns itens, como a circulação livre e acessibilidade de pedestres e ciclistas, fácil acesso as estações de metrô, integração entre os canais, está próximo a Universidade de Copenhagen e da Universidade de TI, Concert Hall (Jean Nouvel), além de outras edificações de entretenimento, cultural, etc. Não há muro, gradil, portaria ou qualquer outro obstáculo que separa o edifício da cidade. A forma circular dinamica do edificio, proporciona um contraste em relação à paisagem natural.
Segundo os arquitetos responsáveis, a inspiração para o projeto é a união do coletivo e o individual. A forma circular do edifício representa, a comunidade, o coletivo, além de um grande pátio interno arborizado, que reforça a ideia do convivio entre os estudantes. Enquanto as projeções de volumes irregulares de cada dormitório que expressam a ideia de individual.
São 360 dormitórios distribuídos em 6 pavimentos, está dividido e organizado em cinco partes ou seçoes, cada seção contém 12 dormitórios, cozinha e áreas comuns. Todos os dormitórios estão orientados para a fachada externa do edificio e as cozinhas, areas comuns (salas auxiliares), terraços, estão orientados para o pátio interno numa estrutura em balanço. Ao nível térreo é acessado através de 5 passagens abertas, convidando o pedestre a um grande pátio interno gramado, além de permitir acesso vertical aos outros pavimentos e às 5 seções que compõe o edificio e onde estão localizados áreas de serviços de uso coletivo, para o beneficio dos estudantes como caixas de correio, lavanderia, bicicletario, café, auditório, sala de estudo e computação, oficinas, além salões de música, etc.
A estrutura da edificação em concreto armado, No interior as paredes são de concreto aparente. O sistema dos dormitórios são caixilhos metálicos que sustentam panos de vidro do piso ao teto, protegidos do sol por venezianas deslizantes de carvalho americano. É utilizado divisórias folhadas de madeira compensada. O piso é de cimento queimado e o teto contém placas de metal expandido, que funcionam como isolamento acústico. O revestimento das fachadas é de placas de liga de cobre - o que garante maior inércia térmica- e carvalho que com o tempo a tonalidade muda.
Fonte: http://designalmic.com/the-tietgen-residence-hall-lundgaard-tranberg-arkitekter/
http://www.archdaily.com/474237/tietgen-dormitory-lundgaard-and-tranberg-architects/
http://www.ltarkitekter.dk/da/projects/5
...