TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATRIZ FOFA

Por:   •  6/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.902 Palavras (8 Páginas)  •  1.312 Visualizações

Página 1 de 8

1 - introdução

Em continuidade ao trabalho de planejamento regional da cidade de Rosário. Porém agora o objetivo consiste em reunir os dados em números e relacionar tais dados na Matriz F.O.F. A, onde poderemos identificar os fatores internos e externos relacionado ao desenvolvimento do município.

A importância primordial desse estudo baseado na Matriz F.O.F. A é que assim podemos avaliar as forças, oportunidade, fraquezas e ameaças, para que assim se possa pensar em quais pontos se deve ter maior atenção para melhoria do município.

2 - definição de matriz F.O.F. A.

A Análise F.O.F. A é usada para identificar pontos fortes e fracos de uma entidade, seja município, empresa, dentre outros. Tal ferramenta é aplicada em um planejamento estratégico, onde é possível avaliar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e assim podendo ser desenvolvido diretrizes para melhoria do funcionamento da organização em questão.

Matriz F.O.F. A está dividida em fatores internos (organização), onde esses fatores estão divididos em força (ajuda) e fraqueza (atrapalha). Também existe a divisão dos fatores externos (ambiente), que estão divididos em oportunidades (ajuda) e ameaças (atrapalha).

Figura 1 - Exemplo de tabela de Matriz F.O.F.A

[pic 1]

Fonte: Google


3 - ROSÁRIO

3.1 - Forças (PONTOS FORTES - FATORES INTERNOS E CONTROLÁVEIS)

3.1.1 – Produção de Cerâmicas

         A região de Rosário é considerada um dos principais polos cerâmicos maranhenses e se caracteriza por ser uma localidade onde há abundância, tanto na matéria-prima ( argila ), quanto na produção de artefatos. Destacam-se dois tipos de produção: os produtos destinados à construção civil, que são os tijolos e telhas cerâmicas, fabricados em empresas de maior porte. E a produção de peças utilitárias e decorativas produzidas por grupos de artesãos  

O município de Rosário é o grande responsável pela produção de tijolos e lajotas que abastecem até os municípios vizinhos. As fabricas chegam a produzir até 100 mil tijolos por dia, e ainda não é o suficiente para atender a demanda. Existem outros produtos que a cidade produz artesanalmente, os mais comuns são os filtros, vasos, cofrinhos, as tigelas, objetos para decoração, panelas e potes com pouca aceitação entre os próprios habitantes. O sistema artesanal de produção de cerâmica, envolvendo a elaboração de peças a mão, resume-se em três técnicas básicas: a modelação, o torneamento e o molde, e cada uma delas implica em etapas especificas nas quais os profissionais repetem quase sempre o mesmo processo, diferenciando na habilidade do artesão em combinar e criar efeitos. Entre as três técnicas, o município adotou o torno para fabricação de peças.                  

A maioria dos consumidores é formada de comerciantes de outras cidades como Viana e, especialmente, São Luís, ou seja, o mercado apresenta-se sem grandes perspectivas para venda local, pois os moradores pouco exigentes de Rosário procuram produtos de baixo custo. Os compradores vindos de outras cidades também consideram o valor econômico no momento da aquisição das peças, porém selecionam aquelas com maior qualidade. Há também outro grupo de consumidores mais frequentes: as pessoas que estão de passagem pela cidade, muitos indo para Barreirinhas, região dos Lençóis Maranhenses. 


3.1.2 – Comércio

Rosário possui um ponto bastante forte também no comércio. Atividade bastante exercida pelos moradores desta região. O comercio artesanal é o maior que se encontra na região, além do comercio de madeiras, alimentício, entre outros. No centro da cidade, encontramos o mercado de peixe, lojas comerciais, varejos e etc.

3.2 Oportunidades de Rosário (FATORES EXTERNOS - INCONTROLÁVEIS)

3.2.1 Oportunidade no Turismo

O município de Rosário possui grandes construções históricas de valor cultural, é corredor de passagem para os lençóis maranhenses, tem proximidade com a capital São Luís, ou seja, o município possui grandes potencialidades que podem ser trabalhadas para promover o turismo local, mas existem alguns fatores que a impede de crescer neste ramo.

A cidade possui uma infraestrutura básica muito precária e carece de investimentos tanto do poder público e da iniciativa privada, pois a cidade deixa a desejar, apesar de o município ser corredor de passagem para um dos principais pontos turísticos do estado do Maranhão, a infraestrutura básica e quase inexistente o que gera empecilhos para a inserção de Rosário como um atrativo a mais para o Estado.


3.3. Fraquezas de Rosário (FATORES INTERNOS - CONTROLÁVEIS)

3.3.1 Educação - Escolaridade de Rosário

A educação em Rosário abrange o ensino infantil ao ensino médio, principalmente dando prioridade ao ensino fundamental, onde a prefeitura toma a frente administrando o município.

Falar de educação no estado do Maranhão, já se sabe que é um descaso, pois os comparativos feitos sobre os estados do Brasil, nos mostra que o Maranhão vem se destacando a bastante tempo. Ocupando a 4º posição no Ranking de estados pelo percentual da população sem instrução segundo o IBGE no ano de 2010, sendo um portal para o acarretamento de varias dificuldades do estado, inclusive para o desenvolvimento, e também dando espaço para a marginalização.

Rosário ainda se encontra em um nível crítico em relação ao analfabetismo, isso se deve ao fato da falta de incentivo e condições da maioria das escolas locais.


3.3.2 Infraestrutura - Pavimentação e Saneamento Básico

Como a maioria dos municípios maranhenses, Rosário também é carente de pavimentação urbana (drenagem, asfaltamento e/ou calçamento), sendo alvo constante reclamação da população.

A cidade possui uma infraestrutura básica muito precária e carece de investimentos tanto do poder público e da iniciativa privada, pois a cidade deixa a desejar, apesar de o município ser corredor de passagem para um dos principais pontos turísticos do estado do Maranhão, a infraestrutura básica e quase inexistente o que gera empecilhos para a inserção de Rosário como um atrativo a mais para o Estado.

3.3.3. Saúde

Rosário tem uma população de aproximadamente 40 mil habitantes. O município de, a 70 quilômetros da capital São Luís, é mais uma das cidades brasileiras que sofrem com a falta de profissionais de saúde, principalmente médicos, e de estrutura para garantir a oferta de serviços nos moldes do que prevê o Sistema Único de Saúde (SUS). O estado do Maranhão, segundo dados do Ministério da Saúde, apresenta a mais baixa proporção de médicos por mil habitantes no país, correspondendo a um terço da média nacional. Enquanto a média nacional é 1,8 médicos a cada mil habitantes, no Maranhão a proporção é 0,58.

Não diferente dos demais municípios do estado do Maranhão, já devemos imaginar que a saúde da cidade de Rosário não se destaca mesmo contanto com 10 hospitais sendo alguns desses particulares, e oito deles estão localizados no centro da cidade. A situação precária esta relacionado ao Governo e ao poder municipal que inclusive até o inicio de 2015 havia a obra de hospital com 50 leitos inacabados.

3.4 Ameaças (FATORES EXTERNOS - INCONTROLÁVEIS)

3.4.1 Cancelamento das Obras da Refinaria de Petróleo.

Com obras iniciadas no ano de 2010,o que poderia ser uma oportunidade única de desenvolvimento econômico e industrial para o município de Rosário, acabou se tornando uma ameaça com anuncio do cancelamento de suas obras.

Cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos seriam criados no estado com a construção da refinaria. O investimento da Petrobras nesse empreendimento e outro similar no Ceará consumiram R$ 2,7 bilhões. (GLOBO, 2015.)

A refinaria representava para muitos um impulso para o desenvolvimento da cidade de Bacabeira, Rosário e cidades vizinhas. Muita gente se mudou de mala e cuia com o objetivo de trabalhar na refinaria.

Rosário é um dos municípios mais próximo e a região de Bacabeira, onde a refinaria seria instalada. Além de ser o município capaz de oferecer melhor suporte para estes futuros moradores. De fato, a refinaria geraria renda de varias formas para municípios próximos a Bacabeira.

O governo do estado diz que está pronto para dialogar com a Petrobras para a retomada de investimentos no Maranhão, sendo sanados os erros técnicos do projeto original, que não são de responsabilidade do povo maranhense.

A nota também diz que "a notícia de suspensão da instalação da refinaria pôs fim ao sonho de muitos, e aumentou a expectativa de desenvolvimento tão almejado pela população".(GLOBO, 2015.)


Também afirma que "para a concretização dessas estratégias já buscou parcerias com o Governo do Estado, com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão - Fiema, universidades e empreendedores, para juntos desenvolverem ações visando a atração de investidores para esses projetos que vão desde a instalação de sites portuários, aeroporto de cargas, distrito industrial, centro logístico, estação rodoferroviária a uma Zona Primária de Exportação". (GLOBO, 2015.)


4. ESTRATÉGIAS

4.1 Pontos Fortes

4.1.1 - Turismo

Uma estratégia para fortificar esse ponto forte do município, seria a Prefeitura investir na infraestrutura da cidade e também auxiliar população, oferecendo cursos para recepcionar os turistas, podendo assim aumentar ainda mais o contingente de pessoas que virão a frequentar a cidade e concomitantemente isso aumentaria também a renda gerada em na cidade, dando pontos positivos ao município.

4.1.2 - Pedreiras

As pedreiras são ponto forte para qualquer cidade que as possuem. São geradoras de empregos e de renda para população. Hoje com a construção civil em aclive, expansão de estradas qualquer cidade, pois a maioria delas não possui uma pedreira, se vê obrigada a fazer carregamento dos materiais que estas pedreiras podem oferecer. Elas abastecem a própria cidade e as cidades vizinhas. O transporte destes materiais gera empregos principalmente para autônomos, pessoas de baixa renda. Exigem deles apenas carteira de motorista. Hoje a maior pedreira de Rosário, chama-se SERVENG.     O Grupo Serveng atua no segmento de mineração com sete unidades, e uma delas está localizada no município de Rosário-MA. Produzem juntas mais de 3,5 milhões de toneladas de agregados para construção e materiais usinados de asfalto e concreto por ano. Para isso, a Serveng Mineração investe constantemente em tecnologia produtiva de última geração, e valoriza o respeito ao meio ambiente em todas as suas atividades, contando com unidades certificadas em qualidade e meio ambiente.

4.1.4 - Produção de Cerâmicas

A cidade tem como principal fonte de renda a produção de cerâmicas. Mas ainda sim para fortificar este ponto e atender maiores demandas, deveriam investir na qualificação de artesãos. Esta fabricação ainda hoje é um trabalho braçal, o que provavelmente é exaustivo para qualquer cidadão. É necessário que haja equipamentos próprios para este tipo de produção, até para aumentar a produção e atenderem a demanda por completo.

4.2 Pontos Fracos

4.2.1 Educação - Escolaridade de Rosário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (155.1 Kb)   docx (62.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com