O Barroco do renascimento
Por: NunesSimone • 9/5/2018 • Trabalho acadêmico • 910 Palavras (4 Páginas) • 871 Visualizações
Barroco
- A diferença na estrutura de pensamento diferenciam o barroco do renascimento.
- Na arte, une a técnica da renascença à dramaticidade e intensidade do maneirismo. Abrange desde o realismo italiano ao exagero francês.
- Na religião, Martinho Lutero contesta os dogmas da igreja católica. Então surge a contra-reforma, no concílio de Trento, bispos e papas se reúnem para traçarem um plano de reação.
- Surge a companhia de Jesus, ordem religiosa, que objetivava nos padres jesuítas difundir a fé católica.
- Na ciência, Copérnico lança a idéia da teoria heliocêntrica: o sol é o centro do sistema solar. Modifica a idéia de percepção do mundo.
- Revolução científica, de Descartes a Leinbniz – novas estruturas metodológicas de pensamento.
Cronologia
- O barroco surge em 1600-1750 nas principais cidades: Itália, Alemanha, Áustria, França, Inglaterra. Também Espanha, Portugal, Holanda e Países Baixos.
Barroco em ROMA (1630-1750);
Barroco em TURIM (1630-1770);
Barroco no sul da Alemanha (...até 1780)
Barroco Inglês (1670-1730) Barroco Espanhol (a partir de 1600...)
Barroco Português (a partir de 1640...)
Barroco Mineiro (Início do séc. XVIII – Fim do século XIX)
Barroco x Renascimento
Igreja de San Andrea x Igreja San Carlo Alle Quattro Fontane
Elemento em comum – linguagem clássica
Diferenças – tratamento plástico da superfície (fusão da arquitetura e da escultura)
Renascimento – frio, intelectual, claro, de efeito uniforme, plano regular, unidade repetitivas, com objetivo de encantar os olhos.
Barroco – Emocional, complexo, misterioso, avassalador, superfícies irregulares, zigues-zagues, com objetivo de transportar pela emoção.
Barroco e suas características arquitetônicas:
- Libertação espacial, das regras dos tratadistas, das convenções, da geometria elementar, se manifesta tanto nos elementos como no conjunto dos edifícios.
- Os entablamentos se curvam, os frontões de partem e descrevem curvas, contracurvas e espirais. Os espaços deixam de ser retangulares ou quadrados.
- Os diferentes planos oblíquos e inclinados produzem a diferente sensação de movimento, criando efeitos de luz e sombra.
- As plantas são curvas e elípticas, fachadas onduladas, curvas e contracurvas, colunas torsas, contraste entre o claro e o escuro (CHIAROSCURO)
- Decoração Interior e Exterior exuberantes.
Elementos arquitetônicos:
Abóbodas (abóboda de berço, abóboda de berço com faixa, abóboda em forma de tenda, abóboda de berço com cabeça de pavilhão, abóboda retangular, abóboda elíptica)
Cúpula – abóbodas de curvatura regular que cobrem um espaço redondo.
Portal – estátua de coronamento, frontão interrompido, colunas e meias colunas.
Capitéis
Decorações exuberantes
Torres (de relógio, de sino, etc)
Rifacimento = manipulação de arquitetura pré-existentes, para proporcionas uma nova espacialidade, uma nova figuração e uma nova percepção arquitetônica.
- A arquitetura barroca desenvolve trabalho importante de remodelação de igrejas já construídas com intenção de adaptar ao novo gosto.
A Arquitetura Barroca nos diferentes países:
Itália, Alemanha e Áustria – estilo teatral e fluxo espacial, complexas, floreadas, extremamente ornadas e repletas de apelo emocional
França e Inglaterra – estilo clássico, de grande escala e opulento, contidos em tudo, exceto nos tamanhos e em efeitos espetaculares.
Barroco x Rococó
O rococó não possui a dramaticidade do barroco nem a religiosidade. É considerado um desdobramento do Barroco (Alemanha, Áustria e França). Possui linhas suaves, elementos sensuais, profusão de elementos decorativos (conchas, laços e flores), possui leveza e elegância.
A ARQUITETURA NA ITÁLIA
ITÁLIA – PRAÇA DE BASÍLICA DE SÃO PEDRO, VATICANO (Gianlorenzo Bernini)
- Movimento e emoção, reunião das artes, ampla escala, iluminação dramática, materiais ricos.
BALDAQUINO DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO (Gianlorenzo Bernini)
- Coluna salomônica ou coluna torsa, é uma coluna helicoidal, característica da arquitetura barroca.
SANTA AGNESE (Reinaldi e Borromini)
- Fachada Côncava com duas torres
- Espaço quadrado sob cúpula com nichos nos ângulos
OUTROS EXEMPLOS DE ARQUITETURA BARROCA NA ITÁLIA:
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