O Desenvolvimento organizacional
Por: 96436487 • 22/10/2015 • Trabalho acadêmico • 357 Palavras (2 Páginas) • 171 Visualizações
Designer Ecológico, Economia e Sustentabilidade
Histórico
Atualmente percebe-se o design como origem de três grandes processos históricos inicialmente com a Revolução Industrial, a nova organização das fábricas, o maior numero de produtos produzidos, culminando no surgimento de novas oportunidades de emprego atraiu a população da área rural que foram para as cidades, avançando ao segundo processo: urbanização moderna, resultando no terceiro a Globalização, dando inicio a uma integração na rede de comércio, transporte, comunicação, etc.
Com a industrialização, surgiram mudanças na sociedade, o publico consumidor passou a ser sua maioria urbana, assalariada, alfabetizada, dando origem à classe média. Uma população com uma maior renda, que se preocupava com a aparência e desejo pela ostentação. Obsessão por novos produtos, modernos de alto custo. Foi onde se percebeu a primeira utilização do design como um agente de transformação. E a industrialização veio acabando provocando uma abundancia desses produtos, em um grande numero de forma barata e parecidas.
“A mesma abundancia que era percebida pela maioria como sinônimo de luxo e progresso logo passou a ser condenada por alguns indicativos de excesso e da decadência dos padrões de bom gosto” (CARDOSO, 2008 p.77). Deste modo arquitetos, designers e pintores passaram a organizar movimentos reformistas com a idéia de produzir produtos com um diferencial: o design.
Acompanhando o processo de produção em massa, os aspectos visuais do design vieram para atrair o consumidor . O design teve e tem grande importância para a estética a funcionalidade da produção industrial, e agora no mais moderno o surgimento do termo ecodesign, que chegou inspirado como uma motivação para a reinserção de novos materiais, para dar um novo ciclo de vida ao produto. A partir dessa idéia, surgiram novas propostas de design com reciclados, o reaproveitamento. Levando ao conceito final que o ciclo de vida do produto não é o fim da vida do material (NAIME & GARCIA, 2004 e NAIME, 2005)
O ECODESIGN passou a ganhar forças e reconhecimento, como uma atividade essencial para a sustentabilidade do planeta. Após a pré-modernidade a produção consciente desses novos produtos ganharam imensa importância identificada como uma inovação tecnológica voltada para o desenvolvimento sustentável.
Bibliografia
- http://vidaeestilo.terra.com.br/casa-e-decoracao/design-acessivel-e-aposta-na-esteira-do-avanco-economico,bda848fc7c137310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html
- HTTP://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reget/index
...