O Edifício Multifuncional Guiyang
Por: Kethlyn Antunes • 24/3/2020 • Trabalho acadêmico • 781 Palavras (4 Páginas) • 120 Visualizações
EDIFICIO MULTIFUNCIONAL MERCADO FONDO
Equip Arquitectura Pich-Aguilera Felip Pich-Aguilera i Teresa Batlle
O edifício está localizado em uma área urbana muito densa, com uma rede de estradas escassa e espaços livres praticamente inexistentes. Para obter o local, o antigo mercado foi demolido, como uma estrutura obsoleta, com o objetivo de reutilizar esse local com mais intensidade.
O novo edifício Fondo é uma dotação multifuncional que visa responder às necessidades e exigências da cidade densa, concentrando-se ao mesmo tempo em um único volume diversas funções que normalmente estão dispersas na cidade e ligadas ao térreo.
A arquitetura visa multiplicar o "nível zero", gerando em cada nível as qualidades de um novo piso térreo no desenvolvimento vertical, vinculando-o à topografia acidentada do bairro, atuando como patela e ativadora dos fluxos urbanos.
Funcionalmente, o edifício fornece equipamentos para um bairro com uma população principalmente de imigrantes. O térreo ao nível da Rambla abriga o mercado. No 1º andar da rambla e no térreo da rua dos fundos, fica o supermercado. Uma grande rampa, como uma rua desdobrada, dá acesso à biblioteca e ao viveiro que tem seu jardim no telhado do supermercado.
ESTRUTURA
O edifício multifuncional do "Fondo" é formado por duas partes muito diferentes: uma base com uma estrutura de concreto, forrada com peças de cerâmica e, por outro lado, uma estrutura metálica formada por nove pilares que sustentam treliças onde ficam penduradas as lajes intermediárias.
Nas imagens à esquerda você pode ver as variáveis jácenas com forjamento industrializado de vigas PI; estrutura metálica, composta por 9 pilares principais; e treliças de metal principais e secundárias das quais penduram as lajes intermediárias.
ENVELOPE
Os dois envelopes principais do edifício multifuncional Fondo, que correspondem à estrutura de concreto e à estrutura de metal, são respectivamente:
∙ Fachada de cerâmica ventilada com peças grandes, montada sobreposta.
∙ “Fundo de fachada variável” composto por (de dentro para fora):
· Placa de gesso laminado de 15 mm
· fibra mineral de 40 mm de espessura
· lã de rocha de 100 mm de espessura
· painel sanduíche de 50 mm com núcleo EPS
· deployée de alumínio lacado de 15 mm
ESTRATÉGIA AMBIENTAL
Todo o edifício foi estudado para incorporar sistemas bioclimáticos que reduzem as demandas de ar condicionado.
Fachada ventilada em cerâmica.
· Envelope com capa dupla (painel sandwitch + tipo malha esticada) para controle da radiação solar.
· Sistema de gestão, governo e controle do edifício através de programas de gestão.
· Instalação de energia solar térmica para a produção de água quente sanitária com tubos de vácuo integrados no recinto.
· Sistemas de ar condicionado:
- Sistema de têmpera de mercado com ar condicionado.
- Sistema de ar condicionado com indutores (vigas frias) na biblioteca.
- Sistema de ar condicionado com piso aquecido no berçário.
· Cobertura do tanque de vegetais na área de viveiro.
· Absorção acústica na biblioteca com cilindros acústicos suspensos.
· Chaminés solares para a canalização da luz em algumas áreas do viveiro.
Sistema de espelhos para a condução da luz no pátio principal do edifício.
O novo edifício multifuncional do Mercat del Fondo baseia parcialmente seu projeto, sistema de construção e equipamentos na redução da demanda de energia e na eficiência energética. Nesse sentido, combina concepção volumétrica, distribuição espacial, recinto e instalações de maneira inovadora, para que o referido edifício tenha um excelente comportamento em sua totalidade.
...