O Fichamento Estrutura Metálica
Por: cotouca • 21/2/2022 • Artigo • 1.092 Palavras (5 Páginas) • 150 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Estruturas II – Prof. Rui Alexandre R. Duarte do Rosário
Discente: Marina Cordeiro de Moura
Estrutura Metálica - Influência na Concepção Arquitetônica. Portal Metalica. Disponível em: http://www.metalica.com.br/estrutura-metalica-influencia-na-concepcao-arquitetonica-espaco.
“A estrutura metálica, como se pode observar, possui uma capacidade estrutural muito maior que o concreto armado para determinados fins.” (METALICA, p. 01)
A estrutura metálica, começou a ser utilizada anteriormente ao uso do concreto armado, e a mesmo possibilita que o projetista tenha uma liberdade imaginativa e criativa maior, pois molda-se mais facilmente a ideia do projeto do que o concreto armado. A estrutura metálica, segundo Curtis, teve sua maior utilização após a revolução industrial, onde se começou a fabricação em massa, o metal no Art Nouveau era utilizado como artifício de ornamentação, porém com o passar do tempo e a valorização do metal e a chegada do pensamento modernista, o metal começou a ser utilizado como estrutura, pois dava uma maior sinceridade a estrutura dos edifícios, pode-se entender a maior utilização da estrutura metálica nessa época, pois os ideais buscavam uma arquitetura crua, onde a estrutura fosse exposta, um dos arquitetos precursores do modernismo Adolf Loss citou: “Buscar beleza na forma e não no ornamento é o objetivo para o qual toda a humanidade está lutando”. E a estrutura metálica conseguia ter esse oficio. (MOURA, Marina)
___________________________________________________________________________
“Com ela (estrutura metálica), é possível utilizar maiores balanços e menos pilares, o que confere extrema leveza para a arquitetura.” (METALICA, p. 02)
A leveza na arquitetura é um conceito de extrema importância, pois em uma sociedade em constante crescimento e onde a compactação é a característica principal do dia-a-dia, ao poder apresentar um edifício onde a leveza diminui essa sensação de compactação é importante, é confortável de se estar e de olhar. A estrutura metálica se utilizada de forma inteligente, consegue alcançar esse meio termo entre funcionalidade, resistência e leveza. (MOURA, Marina)
___________________________________________________________________________
“Ao comparar-se estes edifícios (Ed. Avenida Central; Ed. Palácio do Desenvolvimento e Ed. Palácio de Congressos), se vê como a estrutura metálica se desenvolveu no Brasil saindo do pensamento do edifício de concreto, para adquirir uma forma própria, primeiramente buscando uma linguagem no exterior, e posteriormente o inicio da formação de uma linguagem e um estilo mais próprios e característicos do Brasil.” (METALICA, p. 02)
O Brasil diferentemente da Europa ou Estados Unidos, teve seu contato com a estrutura metálica depois da utilização do concreto armado, por conta da falta de tecnologia e mão de obra, então a construção com a estrutura metálica no país começou como um substituto do concreto, e assim não era utilizado todo o seu potencial, ou seja, os edifícios continuavam com características robustas e pesadas, ou então com características de edifícios construídos no exterior. Porém com a maior utilização do material, aos poucos foi-se entendendo a possibilidade que o mesmo oferecia. (MOURA, Marina)
___________________________________________________________________________
“[...] percebe-se como Calatrava explora de uma forma muito maior a estrutura metálica, se aproveitando de suas vantagens e deixa-se influenciar desde seus primeiros desenhos conceituais.” (METALICA, p.03)
O arquiteto Santiago Calatrava é mundialmente conhecido por suas obras, ele tem como principal característica a inspiração em formas orgânicas, como ossadas, animais e plantas, o Museu do Amanhã, é um exemplo onde sua forma lembra a ossada de uma baleia. A maioria de suas obras tem como principal material a estrutura metálica, exatamente por esta possibilitar uma maior liberdade das formas, então ao olhar para as obras de Calatrava e perceber que em sua maioria ali tem estrutura metálica, nasce uma sensação de onde é o limite da estrutura metálica? Pois as obras deste arquiteto são tão grandiosas e orgânicas, que chegam a ser vistas como surrealistas. (MOURA, Marina)
___________________________________________________________________________
“Uma obra que mostra bem a utilização de perfis náuticos, é a North Woolwich Pumping Station [...]. Com esses perfis ele ganhou vãos de 40m e praticamente a ausência de pilares internos. Segundo (POWEEL, 1993), o edifício relembra o formato de um submarino, é maciço com uma forma de casco contínuo e liso.” (METALICA, p.04)
Muito nesse texto foi falado sobre a leveza que a estrutura metálica pode criar, porém como dito no texto as estruturas foram utilizadas em outros setores como náutico e aéreo, e tais formas foram incorporadas na arquitetura, não necessariamente trazendo leveza, mas sim outros atributos, a North Wollwich Pumping Station não apresenta uma leveza, é um edifício maciço, porém seu interior não necessitou de excessos de pilares, apresentando um grande vão livre. Mostrando assim a dualidade que a estrutura metálica fornece. O autor ainda apresenta outra obra o Shopping and Leisure Project, o edifício utilizou de mastros de veleiros pra suportar a cobertura, além de ser uma forma completamente diferente de se imaginar o edifício tal forma resgatou uma imagem histórica do local, dos veleiros atracando no porto ali existente, trazendo para arquitetura a beleza e importância histórica. (MOURA, Marina)
...