Fichamento-Blaine Kitchenware Inc.: Estrutura de Capital
Por: emersonsds • 18/3/2016 • Trabalho acadêmico • 538 Palavras (3 Páginas) • 877 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
Fichamento do Estudo de Caso
Emerson Santos da Silva
Trabalho da disciplina Fundamentos da Matemática Financeira e Estatística Aplicada
Tutor: Prof. BeniaminAchillesBondarezuk
Vitória/ES
2016
Estudo de Caso:
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA FINANCEIRA E ESTATÍSTICA APLICADA
BlaineKitchenware Inc.: Estrutura de Capital
REFERÊNCIA: LUEHRMAN, Timothy; HEILPRIN, Joel. BlaineKitchenware Inc.: Estrutura de Capital. Havard Business School, 413 – P02,2009.
O caso da empresa BlaineKitchenwareInc, fundamenta-se em uma análise da estrutura de capital. Empresa de médio porte. Fundada em 1927. A empresa produzia eletrodomésticos residenciais moderno para época. Em 2006, os produtos da empresa consistiam numa grande gama de pequenos utensílios de cozinha. A BlaineKitchenware tinha pouco menos de 10% do mercado para cozinha dos EUA. No período de 2003 a 2006, o setor relatou um modesto crescimento. A concorrência de importados baratos e os preços agressivos dos hipermercados limitaram o crescimento do volume das vendas. A empresa vendia aproximadamente 14 milhões de unidades por ano. A maioria dos produtos da BKI era vendida no varejo.
Recentemente, a Blaine tinha introduzido alguns produtos com funções de tecnologia, com intenção de concorrer em faixas de preço mais altas e tendo como alvo consumidores da classe alta. As vendas mensais da empresa atingiam um pico sazonal durante outubro e novembro, uma vez que aumentavam seu estoque em antecipação às festas de final de ano. Um pico menor ocorria em maio e junho, coincidindo com o dia das mães, a onda de casamentos no verão e o pico sazonal de compras para casa.
Em 2006 setor como um todo nos EUA enfrentava pressão considerável de produtos importados e de marcas próprias. Seus principais produtos perdiam participação no mercado. O retorno sobre patrimônio líquido (ROE) da Blaine, estava significativamente atrás de seus principais concorrentes com capital aberto. Além disso, seu lucro por ação tinha caído significativamente desde 2004, devido parcialmente a diluição das aquisições.
Sobre a liderança de Victor Dubinsky, bisneto de um dos fundadores da empresa e se tornou CEO em 1992, como sucessor do tio. Dubinsky decidiu avaliar a política financeira para aumentar os lucros da empresa. A BKI tinha adotado uma estratégia com foco em aumentar e complementar sua oferta de produtos pela aquisição de pequenos fabricantes independentes ou de grandes fabricantes.
Nos últimos anos, os maiores usos de caixa da empresa tinham sido para o pagamento de dividendos por ações que tinham aumentado modestamente durante 2004 a 2006, e compromissos pelas várias aquisições. O número de ações em circulação subiu e o índice de payout aumentou significativamente mais de 50% em 2006. Preocupando seu principal gestor, Dubinsky. Nos últimos anos, a geração de impostos tinha sido mais de quatro vezes a média dos investimentos de capital e continuava aumentando.
...