O IMPACTO DO LAYOUT ARQUITETÔNICO NA PRODUTIVIDADE DAS EMPRESAS MODERNAS
Por: Maria Freitas • 19/5/2018 • Projeto de pesquisa • 1.045 Palavras (5 Páginas) • 286 Visualizações
O IMPACTO DO LAYOUT ARQUITETÔNICO NA PRODUTIVIDADE DAS EMPRESAS MODERNAS
1. Introdução
Com o passar das décadas, a sociedade ocidental transformou-se de uma massa racional, metódica e inexorável, onde o ambiente de trabalho era um lugar exaustivo, com ideias conservadoras e afazeres sistemáticos, como na geração fordista do início do século XX, para uma população mais criativa e flexível, como o toyotismo e os tempos atuais. (TERRA, COELHO, 2005)
“Fala-se de organizações como se fossem máquinas e, consequentemente, existe uma tendência em esperar que operem como máquinas: de maneira rotinizada, eficiente, confiável e previsível”. (MORGAN, 2007, p.24)
Busca-se analisar o quanto essa mudança influenciou também o ambiente de trabalho, onde encontra-se atualmente escritórios mais modernos, projetados para serem tanto interativos quanto úteis.
Para termos um escritório com o layout adequado, devemos analisar as seguintes características: maior aproveitamento na utilização do espaço disponível, diminuição da movimentação de bens e pessoas, um fluxo flexível, mais racional, respeito ao espaço mínimo particular, ambiente físico propício ao trabalho e consideração dos mobiliários e das instalações técnicas. (KLIEMANN, SOARES, MERINO, 1998)
É possível observar cada vez mais empresas e locais de trabalho se adequando a essa nova realidade, como a sede da empresa Google em São Paulo projetada pelo arquiteto Guto Requena, que possui diversos ambientes temáticos, além de espaços de lazer, jogos e descanso para os funcionários. Analisamos o quanto esse diferencial é um estímulo para os funcionários, aumentando consideravelmente o rendimento da empresa e dos próprios funcionários.
Esse estudo tem como objetivo compará-lo a um escritório empresarial tradicional, e optamos pela empresa Freitas Leite Advogados, projetada pelo renomado escritório Athie Wohnrath localizada na Vila Olímpia, que oferece serviços de advocacia.
1.1 Problema da Pesquisa
Quanto o layout do escritório Google influência em sua produtividade, quando comparado com o escritório da empresa Freitas Leite Advogados.
1.2 Justificativa
Este projeto de iniciação teve sua origem na análise do desenvolvimento dos ambientes de trabalho que eram propostos nas décadas anteriores, e que sofreram uma significativa mudança no contexto da sociedade contemporânea. Logo, esta pesquisa desenvolve este tema, pois a produtividade no ambiente de trabalho se tornou um aspecto totalmente ligado a arquitetura e seus conhecimentos, os quais buscam o conforto em todas as suas questões. Analisando referenciais históricos é possível notar que no período em que se iniciou a revolução industrial, surgiu uma nova forma de produtividade a qual demanda um ambiente metódico e que busca somente a quantidade e não a qualidade quanto ao indivíduo que exerce a função. Este aspecto pode ser observado até hoje, no ambiente das escolas e escritório de caráter formal, porém e algo que não condiz com os valores da sociedade atual, sendo que o rendimento do trabalhador e sua produtividade não é vista mais como uma questão de produção somente, mas sim um ambiente agradável que visa a qualidade e rendimento dos empregados em seus afazeres em um menor espaço de tempo.
“Um ambiente jovial e descontraído conduz a um nível maior de criatividade. Um ambiente carregado, onde o sorriso é proibido, inibe a busca de soluções novas e originais.” (DUAILIBI, 2009, p. 153)
Um exemplo notável são as diferenças entre o escritório Google, localizado na Faria Lima e o escritório de advocacia Freitas Leite Advogados, na Vila Olímpia. Respectivamente, um com um layout mais “informal”, dando mais liberdade aos funcionários e outro mais sóbrio, como uma empresa tradicional é: com mesas separadas, sem muita interatividade entre os funcionários, tornando o ambiente mais formal e maçante.
Atualmente, muitas pessoas passam grande parte do seu dia no trabalho, dessa forma, é necessário que o ambiente seja propício para que haja um maior conforto e consequentemente melhor disposição do profissional, para que assim o desempenho seja o melhor possível. Infelizmente ainda são poucas as empresas que efetivamente se preocupam com tal questão, no entanto, de acordo com a Sociedade Americana de Designers de Interiores, o tema vem se tornando o 3º ponto de maior preocupação, perdendo apenas para o salário e benefícios sociais e tal mudança de ambiente de trabalho com esse layout inovador eleva a produtividade de 30% a 50%.
Portanto este tema se torna de grande importância quando analisamos as formas de trabalho, assim como o progresso das tecnologias e da sociedade, conjuntamente, o layout arquitetônico se mostra como uma ferramenta de extrema relevância que deve ser estudado previamente para que seja possível
...