O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
Por: Juliana Rosa • 31/5/2020 • Abstract • 651 Palavras (3 Páginas) • 206 Visualizações
Resumo
O projeto Integrado Multidisciplinar VI, do curso de Design de Interiores, tem como finalidade, abordar a apresentação de um projeto de criação de uma loja de games em um ambiente de shopping. O presente projeto representa um ambiente comercial para um público específico de diversos tipos de games. A intervenção será realizada com base no design universal, conteúdo assimilado nos estudos realizados durante o Bimestre nas disciplinas MAQUETE, DESIGN DE INTERIORES (INTERVENÇÃO), PROJETO DO OBJETO (ERGONOMIA E ACESSIBILIDADE). Aprendemos que o papel de um Designer de Interiores é projetar espaços internos residenciais, comerciais e institucionais. Buscar solucionar problemas funcionais, formais e metodológicos durante o planejamento da intervenção, bem como elaborar estratégias de adequação. Otimizar também através dos estudos e normas de acessibilidade, as condições de trabalho visando segurança e eficiência para a atividade humana. Para a melhor adaptação de produtos, objetos e ferramentas ao usuário é necessário considerar os valores antropométricos e trabalhar de forma correta os aspectos ergonômicos. E para melhor visualização dessa representação, aplicamos os conhecimentos adquiridos na Disciplina Maquete, para expressarmos a idéia do projeto, esboçando – o numa escala reduzida, o mais próximo possível da realidade.
Introdução
O designer de interiores, além do trabalho do decorador que vem ao final do projeto tem a função de elaborar o espaço coerentemente, seguindo normas técnicas de ergonomia, acústica, térmico e luminotécnica além de ser um profissional capaz de captar as reais necessidades dos clientes e concretiza-las através de projetos específicos. A reconstrução do espaço através da releitura do layout, da ampliação ou redução de espaços, dos efeitos cênicos e aplicações de tendências e novidades técnicas, do desenvolvimento de peças exclusivas. Porém seu trabalho restringe-se a ambientes internos, é o profissional habilitado para atuar em projetos de interiores, auxiliando o arquiteto a resolver os espaços da edificação de forma a atender melhor as necessidades do cliente, para complementar o fechamento da obra.
As Disciplinas nos forneceram subsídios para capacitação no desenvolvimento do projeto de Designer de Interiores abordando elementos do conhecimento científico, filosófico e teológico que resultam numa investigação metódica e sistemática da realidade. Alinhados com essas noções estudadas, introduzimos na criação do ambiente um cenário alegre, criativo e interessante, visando conforto térmico, acústico e visual. Na composição dos elementos sofisticação, originalidade do layout através do domínio expressivo, proporcionar ao público – alvo uma facilidade de compreensão dentro do programa de necessidades do cliente, coletando e interpretando dados, tomando ciência das necessidades específicas, percebendo características individuais e estilo e a compreensão da relação entre produto e serviço.
O projeto da loja foi elaborado nas seguintes etapas: Coleta de dados – análise – estudo preliminar – anteprojeto – projeto executivo.
Etapas usuais do processo projetual: perfil da profissão e dos clientes, briefing e programa de necessidades.
Aplicamos os conhecimentos sobre a Iluminação da vitrine focada em consideração ao pé-direito, e na iluminação do interior da loja segue a atmosfera do conceito da loja, com iluminação focando os produtos.
O caixa, encontra – se em local de fácil acesso e com equipamentos adequados.
...