O Projeto Centro Cultural
Por: babyle • 20/2/2021 • Monografia • 7.416 Palavras (30 Páginas) • 287 Visualizações
1. APRESENTAÇÃO
2. OBJETIVOS
2.1. OBJETIVOS GERAIS
2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3. IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO
3.1. O MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL
3.2. A FUNDAÇÃO CULTURARTE DE SÃO GABRIEL
4. JUSTIFICATIVA
5. PROJETOS REFERENCIAIS
5.1. CENTRO DE CULTURA MAX FEFFER (PARDINHO – SP) – LEIKO MOTOMURA
5.2. IGREJA DO ESPÍRITO SANTO DO CERRADO (UBERLÂNDIA – MG) – LINA BO BARDI
5.3. BIBLIOTECA E CENTRO CULTURAL DE VENNESLA (VENNESLA – NORUEGA) HELEN & HARD
5.4. MUSEU DE ARTE MODERNA DO RIO DE JANEIRO (RJ) - AFFONSO EDUARDO REIDY
6. PRESSUPOSTOS PROJETUAIS
7. A SEDE DA FUNDAÇÃO CULTURARTE
7.1. LOCALIZAÇÃO
7.2. PROGRAMA ARQUITETÔNICO
7.3. PARTIDO
7.4. O PROJETO
7.4.1. MATERIAIS E ESTRUTURA
7.4.2. VEGETAÇÃO
8. CONSIDERAÇÕES
1. APRESENTAÇÃO
O presente trabalho refere-se à elaboração do projeto arquitetônico da sede da Fundação Culturarte de São Gabriel – Bahia, e faz parte dos requisitos para a conclusão do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia.
O tema proposto desenvolve-se a partir do interesse da autora pela cultura popular e regional, juntamente com seu conhecimento acerca das manifestações culturais que acontecem na região de Irecê, mais precisamente na cidade de São Gabriel. Soma-se a isso o envolvimento pessoal da autora com os movimentos de cunho artístico e cultural desta região.
Além disso, a autora mantém um vínculo com a cidade de São Gabriel, por compartilhar de seus costumes e cultura, e tem um sentimento de pertencimento por ser oriunda do município vizinho, Morro do Chapéu, que tem muito em comum com aquela cidade.
A Fundação Culturarte de São Gabriel proporciona a manutenção e divulgação de manifestações artísticas na região de Irecê e é responsável pela organização de um dos maiores eventos culturais dessa região, a Cantoria de São Gabriel, que acontece desde o ano de 1991, sendo um evento consolidado e de grande importância para toda a região. Esta fundação desenvolve ainda programas educativos com ações de inclusão social em todo o município.
Conhecendo a importância da referida fundação para o município de São Gabriel e região de Irecê, elaborou-se o projeto da Sede da Fundação Culturarte com o intuito de proporcionar a esta, uma estrutura física adequada para o desenvolvimento e manutenção das atividades já realizadas e de futuras ações que possam surgir.
O projeto se desenvolve levando em consideração os princípios da Fundação. Pensando na identidade do lugar e nas atividades realizadas, em defesa da manutenção e divulgação da cultura local e regional, tenta-se manter uma coerência com estes fatores, não rompendo com a estética e tradições. Porém, junto com o intuito de manter a harmonia com o local, há a preocupação em criar um espaço de referência para a cidade, já que a Fundação Culturarte goza de grande importância e significado naquela região. Dessa maneira, sua sede deverá ser lembrada também por suas peculiaridades estéticas e arquitetônicas.
2. OBJETIVOS
2.1. OBJETIVO GERAL
Propor um espaço físico próprio da Fundação Culturarte de São Gabriel, que atenda às demandas dessa fundação e possibilite a continuidade das atividades sociais e culturais por ela desenvolvidas.
2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Propor um espaço de uso contínuo que proporcione a integração da população com as atividades da Fundação Culturarte;
• Buscar integração do projeto arquitetônico com a realidade financeira e cultural da Fundação Culturarte e seus beneficiários;
• Criar um espaço adequado para o desenvolvimento das atividades artísticas e culturais mantidas pela Fundação Culturarte.
3. IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO
Para iniciar o projeto da sede da Fundação é necessário um estudo do contexto no qual será implantada. Assim, segue uma breve descrição do histórico do município de São Gabriel e da Fundação Culturarte, de maneira a aclarar o entendimento deste contexto e de sua importância para o município e região.
3.1. O MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL
São Gabriel é um município do interior da Bahia, localizado no território de identidade de Irecê. Com uma extensão territorial de aproximadamente 1200 km² e uma população total de pouco mais de 18 mil habitantes (IBGE, 2010), possui apenas 28 anos de emancipado.
Limita-se com os municípios de Jussara, Central, Presidente Dutra, Irecê, João Dourado e Morro do Chapéu, sendo que destes, apenas o último não faz parte do território de Irecê. As estradas que ligam as sedes destes municípios são pavimentadas, o que não acontece com os distritos e povoados, que em sua maioria têm seus acessos apenas por estradas de terra.
A uma distância de 480 quilômetros da capital do estado, e apenas 10 quilômetros de Irecê, o município está localizado numa região de caatinga na bacia do Rio São Francisco e faz divisa com a região da Chapada Diamantina, tendo em seu território a Gruta dos Brejões, local de grande visitação turística da região. (Bahia, 2013).
A cidade de São Gabriel surgiu de uma fazenda localizada no município de Xique-xique, de nome Fazenda São Rafael. Quando Irecê se desmembrou do município de Xique-xique, a Fazenda São Rafael tornou-se um povoado que passou a fazer parte do novo município. (PEREIRA e PEREIRA, 2010).
No ano de 1921 é construída a primeira igreja do povoado, o que deu início ao crescimento que vai resultar na sua emancipação. Em 1949 é inaugurada a Escola Estadual Duque de Caxias, o que fez com que os moradores do povoado não precisassem mais se deslocar até a cidade de Irecê para estudar. Em 1953 tornou-se
...