RELATÓRIO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR TRABALHO VOLUNTÁRIO
Por: marina.oliveira • 2/4/2017 • Trabalho acadêmico • 623 Palavras (3 Páginas) • 7.903 Visualizações
RELATÓRIO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR
TRABALHO VOLUNTÁRIO – COMUNIDADE SPAMA
Título da atividade
Professor Marco Aurélio
Instituição e/ou responsável ou autor
09/04/2016 – das 9:00 às 13:00 horas
Data ou período de realização
Descrição da atividade:
Primeiro dia de ida a Comunidade Spama, localizada em Pirituba, São Paulo. O professor Marco Aurélio já havia adiantado que teríamos que realizar a melhoria de um muro deteriorado, e que era utilizado para colocação de lixos e “esconderijo” de algumas substancias. Sendo assim, pensamos em fazer um muro verde, comprando pequenas mudas de plantas, terras e arrecadamos garrafas PET e, itens para a pintura do muro.
Assim que chegamos lá, dividimos o grupo, que era de mais ou menos 20 pessoas, onde algumas cortaram as garrafas para posteriormente colocar a terra e a muda e outras iriam pintando o muro.
Para um menor custo na pintura do muro, o material utilizado foi a mistura de CAL com corantes coloridos, para que isso rendesse mais. E por cima de algumas partes faríamos, ou melhor, Rafael Sanchez, realizou um grafite em algumas partes do muro para que ficasse algo mais colorido e dinâmico.
Para a aplicação das garrafas no muro, utilizamos pregos enfiados nelas e depois fixados no muro.
Tivemos uma incrível integração com as crianças que moram lá, onde elas nos ajudaram a fazer muitas coisas, e cada uma pegou uma garrafa PET e escolheu uma cor para pintar e deixar no muro como representação de que nos ajudaram no trabalho. Até porque eles tem que sentir que integram com aquilo e que aquilo os pertence e pertence a toda a comunidade.
Acima, a imagem do grupo presente no dia.
Análise crítica dos resultados:
Com esse trabalho, pode-se aprender que o ambiente que vivemos tem que ser algo que nos integrem com ele para que possamos preserva-lo a fim de manter algo que nos pertence. Nesse caso, a comunidade deve sentir que o novo muro, por exemplo, os pertence e devem cuidar a ponto de preserva-lo, e sentir que pequenas mudanças são benfeitorias para toda a comunidade.
Outra coisa importante, é devido ao custo dos materiais. Consegui observar que podemos conseguir bons resultados sem precisar de materiais caros. Como, por exemplo, trocar a tinta por uma mistura de cal, água e corante, que no caso rende mais e tem um custo inferior a um galão de tinta; as garrafas PET que reciclamos e conseguimos obter um ótimo resultado para a implantação de plantas.
As “pequenas mudanças” podem significar algo grande, onde somente pelo fato de termos mudado a “cara” do muro, o lugar já ficou muito diferente, onde antes era deteriorado, usado para colocar lixo, agora ficou algo bonito e que com as mudinhas de plantas, conseguimos dar uma vivacidade a ele, já que os moradores poderão cuidar e sentir como se o local tivesse mais vida e que realmente pertence a eles.
...