Resenha Crítica - “O que é Arquitetura
Por: Giovanna Burgues • 16/3/2019 • Resenha • 438 Palavras (2 Páginas) • 193 Visualizações
Resenha Crítica - “O que é Arquitetura - Carlos A. C. Lemos”
O livro “O que é Arquitetura” é como uma linha do tempo. A cada capítulo ele retrata a história da arquitetura resumidamente. O autor fala da arquitetura desde o início dos tempos. O livro nos transporta para cada década retratada no livro fazendo com que possa nos esclarecer como tudo começou.
No livro ele intitula como “ a construção bela”, mas como ele mesmo diz não existe construções feias ou bonitas. A arquitetura é denominada por uma junção cronológica e cultural. Ele denomina três grupos de construções: as levantadas segundo um critério artístico qualquer, por todos conhecidos; as erguidas sem um desejo específico de fazer arte, mas admiradas por poucos elementos da sociedade a elas contemporâneos, ou mesmo por terceiros e por fim as construções nascidas ao acaso, por iniciativa de pessoas realmente destituídas de senso estético e que a ninguém agrada. A arquitetura era construída com o material que se encontrava no local, a terra socada nos taipas, copiando e recopiando modelos antigos. Novos programas de necessidades eram satisfeitos por novas técnicas, tendo assim necessidades diferentes para cada moradia.
Conseguimos entender a ordem cronológica da transformação que a arquitetura teve até chegar nos dias de hoje. A arquitetura não foi criada intencionalmente, mas sim para entender as necessidades do homem. No livro é citado vários textos de Platão, mas mesmo assim o conceito mais usado até hoje foi o de Vitrúvio, ele cria “os dez livros da arquitetura”. E assim na arquitetura foram surgindo fundamentos mais concretos, iniciando estudos e pesquisas para que na posteridade ocorresse toda essa transformação para que a funcionalidade andasse paralelo com o belo.
Explica de forma técnica e plausível, afirmando que a arquitetura é toda e qualquer intervenção no meio ambiente as necessidades. Portando o partido arquitetônico nada mais é que a ordenação / divisão correta e pensada para os espaços. Sendo assim, quando se desenvolve um projeto, é necessário um aprofundamento em pesquisa para realizá-lo de forma correta. Assim consideramos a importância que é o programa de necessidades no partido arquitetônico, quase tão importante quanto o sistema construtivo.
Ao nosso ver, uma arquitetura somente poderá ser considerada moderna quando a intenção plástica contida no ato de projetar e que aa condicionantes do partido forem encarados e atendidos dentro do mais recente critério de abordagem, garantindo a contemporaneidade global das soluções finais. A arquitetura moderna se define em algo inovador e minimalista, mas sempre buscando ideias e base em algo que já foi feito. E por fim, todos tentam providenciar construções belas, mas os caminhos dessa providência é que não são iguais para todos.
...