Super Market Madrid
Por: Tai123 • 11/3/2019 • Trabalho acadêmico • 1.259 Palavras (6 Páginas) • 266 Visualizações
manlleu market / comas-pont arquitectes
O novo mercado de produtos frescos é um edifício mediterrânico: a área de vendas é um grande espaço aberto com a luz como protagonista, uma luz controlada filtrada através de um sistema de ripas de madeira das fachadas e painéis internos da pele e ripas de aparas de madeira.
Uma pele de zinco continuada unifica o telhado e as fachadas e dobra gerando diferentes agudos que permitem a entrada de luz e a ventilação de todo o edifício. Esta pele dobra-se criando varandas para as principais entradas. Diálogos de capas fragmentadas em altura com os edifícios do ambiente e ocultar sua grande escala.
As diferentes alturas respondem às necessidades específicas do programa alojadas no interior: o grande espaço de vendas, aberto através de arcos de treliça metálicos pré-fabricados, tem todas as janelas altas e lineares nas dobras da capa.
A zona logística está situada no lado oeste e tem dois andares com altura mais alta, igual à faixa leste onde estão situadas as atividades que funcionavam independentemente do mercado e, portanto, podem ser um setor: restaurante, bar, salas polivalentes e espaços às associações municipais.
Este edifício é um item fundamental para reabilitar o bairro. A urbanização respeita o ranking de ruas e enfatiza a rua Pintor Guardia como um eixo de bairro central, é agora uma rua de pedestres e conecta equipamentos e espaços públicos.
O piso da base é quase transparente e enfatiza a conexão visual entre o interior e o exterior, o que é reforçado com a continuidade no pavimento interno para o exterior abaixo dos pórticos. As tiras de cobertura são projetadas no pavimento com linhas de granito preto que continuam no exterior, portanto a conectividade é enfatizada e torna fácil definir a zona do parque, as áreas das árvores, a superfície das urbanizações duras e toda a situação do mobiliário exterior.
Utilizamos um sistema de construção semi-industrializado a seco para cumprir prazos curtos (8 meses) e minimizar o desperdício: estrutura metálica, painéis de madeira tipo sanduíche em grande formato, ripas de madeira, telhado e fachadas de zinco e painéis OSB internos. Todos os materiais possuem acabamentos naturais (madeira e zinco). Sistemas passivos (sistemas de aquecimento e arrefecimento de energias renováveis (energia geotérmica, máquinas de recuperação de calor,…), tanque de recolha de água do telhado e a possibilidade de desmontar e reciclar todos os materiais de construção) permitem um excelente trabalho energético.
Localizado em Pintor Guárdia, Manlleu (Barcelona), Espanha, o mercado municipal é um mercado de produtos frescos.
Endereço
c / del mercat, 08560, Manlleu
Ano
2011
Custo
1M - 100M
Histórias
1-5 histórias
Localizado em Pintor Guárdia, Manlleu (Barcelona), Espanha, o mercado municipal é um mercado de produtos frescos projetado por Comas-Pont arquitectes . Se olharmos mais de perto este edifício mediterrânico e o contexto do seu local, ficamos a saber a importância dos nós urbanos, ruas pedonais ligadas, eixos e hierarquia de ruas, estradas adjacentes, circulação de pessoas e obviamente as formas de construção circundantes. desenho urbano. Todos estes foram levados em consideração para torná-lo um projeto bem sucedido.
Nós urbanos e a conexão da espinha Em um reino urbano, o nó desempenha um papel importante. O nó com vista para as ruas, se concebido como um lugar convidativo, pode atrair pessoas e pode atuar como um ponto de encontro público. Para conseguir isso, o nó é projetado como uma zona de parque aberto com arranjos de assentos e áreas verdes para gerar várias atividades, tornando-se um lugar vibrante para as pessoas da vizinhança. A urbanização respeita a hierarquia da rua existente e enfatiza a rua Pintor Guardia, para transformá-la em uma coluna central do bairro. Foi enfatizado para que possa ser usado como uma rua de pedestres e para que possa atuar como um conector entre outros espaços públicos.
O edifício de zinco dobrado O conceito-chave da construção do mercado era reabilitar a vizinhança. Assim, a forma geral de construção foi avassaladora em relação aos edifícios circundantes. Eles projetaram um edifício que é permeável aos usuários e, ao mesmo tempo, se funde perfeitamente com as formas e alturas dos edifícios circundantes. Embora o uso de um sistema de pele de zinco e ripas de madeira na fachada e sua estrutura dobrável o ajudem a se destacar de outros edifícios, em termos de proporção e escala, a construção do mercado municipal parece estar em uma composição equilibrada.
Luz - O Protagonista Em todos os projetos, os arquitetos tentam brincar com diferentes elementos da arquitetura. Da rica paleta de elementos, a equipe do arquiteto escolheu a luz para jogar como protagonista.
O sistema de ripas de madeira filtra a luz no edifício, proporcionando um ambiente controlado no interior do edifício. Além disso, o jogo de sombra e sombra devido à penetração da luz através das fendas traz um valor artístico para o interior da área de mercado. A pele de zinco, continuada até o telhado, unifica o edifício. As fachadas de zinco são dobradas em alturas diferentes para criar clerestórios, que controlam a entrada de luz e a ventilação natural geral do edifício. Benefícios da estrutura dobrada Além disso, a estrutura dobrável foi projetada para dois benefícios adicionais. Em primeiro lugar, as dobras criam espaços de diferentes alturas para abrigar diferentes requisitos de função. As diferentes alturas respondem às necessidades específicas do programa alojadas no interior: o grande espaço de vendas, aberto através de arcos de treliça metálicos pré-fabricados, mantém toda a gama de janelas altas e lineares nas dobras da capa. Em segundo lugar, a escala maciça do edifício do mercado municipal foi reduzida devido às variações nas alturas que quebram o volume maciço do edifício. Permeabilidade e Conexão Visual O piso térreo é quase transparente e enfatiza a conexão visual entre interior e exterior. Isto é reforçado com continuidade no pavimento interior para os pórticos exteriores abaixo. O patamar é formado pela extensão da estrutura de dobragem. Esta área coberta é projetada com tiras pretas de granito continuando para o exterior. Isso resultou em uma conectividade aprimorada entre o exterior e o interior do edifício.
...