SÍNTESE ENTRE ESTUDOS ARQUITETÔNICOS, SUSTENTÁVEIS E URBANOS
Por: Maria Júlia Oliveira • 29/6/2020 • Resenha • 305 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
Seminários integrados em arquitetura e urbanismo Discente: Maria Júlia de Oliveira Pereira
Docente: Alexandra Marinelli
Síntese entre estudos arquitetônicos, sustentáveis e urbanos
Após a leitura de alguns materiais e discussões, podemos apontar que os maiores
problemas enfrentados em grandes centros urbanos são: o despreparo governamental/ municipal, omissão de interesse público e a ausência de planejamento das cidades.
De início, podemos destacar o quanto os governos são despreocupados com assuntos relacionados a meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento urbano. Não existe uma linha lógica entre planejamento e continuidade entre os mandatos, e mesmo assim, não há garantia de que as obras serão concluídas ou de que a verba destinada ao departamento será utilizada nos interesses urgentes da população.
Em seguida, podemos observar a falta de conhecimento dos cidadãos em assuntos econômicos e sustentáveis, uma vez em que a arquitetura social não é ensinada nas escolas ou noticiada como assunto de extrema relevância, as crianças crescem sem ter a noção básica de espaço público, deveres das autoridades e suas obrigações; crescem e reproduzem o que estão acostumadas, não desenvolvem senso crítico e não são estimuladas a pensar de maneira plural.
Por fim, pela grande maioria das pessoas não compreender importância de um projeto e por não existir comprometimento dos órgãos competentes, as cidades crescem cada vez mais irregulares e desordenada, desiquilibram o meio ambiente e causam a sua degradação. Por meio de um planejamento, pode-se condenar ou salvar seus usuários; em termos econômicos, sustentáveis e emocionais. Consequentemente, podemos concluir que nossos atuais resultados são consequências de péssimas ações e o caminho para a mudança, é justamente o reverso – bons representantes, planejamento, comprometimento, iniciativa e cooperação.
Como já dizia Maria Almeida: ‘’remeto os meus valores, os meus sentidos e a minha essência para uma verdade que nunca será quebrada, toda uma arquitetura emocional a par da minha consciência em grandes porções de coração, responsabilidade e liberdade’’.
...