TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÓPICOS DE FÍSICA - ARQUITETURA E URBANISMO

Por:   •  9/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ[pic 1]

TÓPICOS DE FÍSICA - ARQUITETURA E URBANISMO

 

 

 

 

BRUNO PORTO TRINDADE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DETERMINAÇÃO DO MERIDIANO ATRONÔMICO LOCAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ijuí / RS

 2018

BRUNO PORTO TRINDADE[pic 2]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DETERMINAÇÃO DO MERIDIANO ATRONÔMICO LOCAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Relatório sobre o trabalho de determinação do Meridiano Astronômico Local e a Inclinação do Sol.

 

 

 

 

 

 

 

 

Professor: Nelson Adelar Toniazzo

         

 

Ijuí / RS

2018

Sumário

1. INTRODUÇÃO        4

2.  ESCOLHA DO LOCAL        4

3. INICÍO DAS MEDIDAS DAS SOMBRAS        5

4. FAZENDO MEDIDAS A TARDE        6

5. TRAÇANDO A BISSETRIZ        8

6. TABELA DAS MEDIDAS:        8

7. REPRESENTAÇÃO DOS DADOS EM FORMA DE GRÁFICO        9

8. CONCLUSÕES        10

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10


1. INTRODUÇÃO

 O Norte verdadeiro é a direção tomada à superfície da Terra que aponta para o Polo Norte geográfico. É um termo usado em navegação e relaciona-se com o posicionamento e orientação do navegador.

O norte verdadeiro é comparável com o polo norte e a direção do Norte Cartográfico (a direção para o norte apontada numa projeção cartográfica). Por outro lado, o norte magnético fica ligeiramente deslocado do norte geográfico. É para o norte magnético que apontam as agulhas das bússolas e não para o norte verdadeiro (geográfico).

Por muito tempo se pensou que o norte geográfico e o norte magnético eram um só. Em 1831, verificou-se que não eram iguais. Ao chegarem ao Ártico e ver que a bússola apontava para o chão, o norte magnético (as linhas de força eram verticais e a única posição em que a agulha aquietava era na vertical).

O norte geográfico resulta do movimento de rotação da Terra, enquanto o norte magnético é o resultado do campo magnético gerado pelo movimento do metal fundido do núcleo externo em torno do núcleo metálico sólido da Terra. Os dois nortes, portanto, expressam fenômenos geofísicos diferentes.

Uma agulha imantada aponta sempre para o polo norte magnético e, de modo aproximado, para o norte geográfico. O ângulo entre o norte magnético e o geográfico reflete a declinação magnética do lugar e varia geralmente de 20 a 30 graus.

2.  ESCOLHA DO LOCAL

             O método utilizado para encontrar o Norte e Sul geográficos, foi através da colocação de uma pequena haste em cima de um plano, para que a sombra dela pudesse ser projeta em cima do mesmo. Mas antes de tudo, deveria ser feito a escolha do local, que deveria ser plano, liso e nivelado, e além disso, a área escolhida deveria ser uma na qual se tivesse a máxima visibilidade do céu.

        Neste caso foi escolhido uma pequena haste de aproximadamente 9,60 centímetros de altura, colocada sobre uma chapa de madeira, e o local escolhido foi um terreno vazio, cujas coordenadas geográficas são 28°23'29.3"S, 53°56'08.6"O.

[pic 3]

3. INICÍO DAS MEDIDAS DAS SOMBRAS

        As marcações foram feitas a partir das 10h20min da manhã. A primeira projeção da sombra foi te 16,50 centímetros. Após marcar a o comprimento da sombra, era necessário ser feito um círculo ao redor da haste, sendo que o raio do círculo deveria ser a projeção da sombra. Fiz a marcação do círculo com um compasso.

        A seguinte projeção da sombra foi feita às 11 horas, com um comprimento de 13,20 centímetros. E a cada nova projeção de sombra, era necessário fazer um novo círculo, para encontrar uma sombra que coincidisse na parte da tarde.

[pic 4]

        Às 11h35min, a projeção da sombra já estava medindo aproximadamente 11,30 centímetros de comprimento.

[pic 5]

        A última marcação que fiz pela manhã foi às 12h15min, nesse momento a projeção da sombra estava medindo mais ou menos 10,10 centímetros.

[pic 6]

4. FAZENDO MEDIDAS A TARDE

        Então, havia chegado a hora de encontrar durante a tarde, alguma sombra que coincidisse com os círculos que haviam sido feitos. Para minha sorte, logo no primeiro registro durante a parte da tarde já havia encontrado uma sombra compatível com o círculo que eu tinha feito às 12h15min. Meu primeiro registro da tarde foi às 13h40min, e o comprimento da sombra era de 10,10 centímetros.

[pic 7]

        Continuei fazendo a atividade durante outros horários na parte da tarde, mas não consegui mais encontrar sombras que fechassem com os círculos feitos na parte da manhã. Meus outros registros durante a tarde foram também às 14h30min, com comprimento de sombra de 11,60 centímetros. E às 15 horas, com a sombra medindo cerca de 13,50 centímetros. E como não obtive sucesso, utilizei às sombras dos horários 12h15min e 13h40min para fazer a bissetriz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (938.9 Kb)   docx (798.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com