A Contabilidade Publica
Por: Carolzynhaa • 27/3/2021 • Trabalho acadêmico • 715 Palavras (3 Páginas) • 259 Visualizações
1) Julgue os itens a seguir em Verdadeiro ou Falso e justifique os que forem incorretos.
a) A receita orçamentária é definida como o ingresso de recursos financeiros durante determinado exercício orçamentário, sendo um novo elemento para o patrimônio público.
Verdadeiro
b) As receitas públicas são definidas como aumentos nos benefícios econômicos, durante o período contábil, que resultem em aumento do patrimônio líquido, sob a forma de entrada de recursos provenientes de aumento de ativos ou de diminuição de passivos e que não sejam provenientes de aporte dos proprietários da empresa.
Falso
c) O pagamento dos tributos devidos pelos contribuintes constitui o estágio do recolhimento da receita. A arrecadação realiza-se com a transferência desses recursos para a conta única de cada ente, em prazos definidos contratualmente, com cada instituição.
Falso
d) Quando se é elaborada a previsão da receita pública, no estágio de planejamento devem ser considerados os efeitos da variação do índice de preços e do crescimento econômico.
Verdadeiro
2) Qual é o estágio da receita correspondente ao pagamento no banco do IPTU devido pelo contribuinte?
A arrecadação ocorre quando o contribuinte ou devedor paga. Portanto, a cobrança compreende o pagamento do contribuinte ou devedor ao arrecadador autorizado pela entidade, cabendo ao agente arrecadador repassar os recursos devidos ao tesouro nacional.
3) Assinale a alternativa que apresenta somente elementos da Receita Corrente, considerando que as fontes de Receita Pública são divididas em Receitas Correntes e Receitas de Capital.
a) Receita Tributária, Receita Industrial e Operações de Crédito.
b) Receita de Contribuição, Transferências Correntes e Alienação de Bens.
c) Receita Agropecuária, Receita Industrial e Transferências de Capital.
d) Receita Patrimonial, Receita de Serviços e Receita Tributária.
4) Assinale a opção que contém apenas receitas correntes:
a) Receita tributária, receita de operações de crédito, receita de contribuições, receita patrimonial e receita agropecuária.
b) Receita tributária, receita de contribuições, receita da alienação de bens, receita agropecuária, receita de serviços e receita de transferências correntes.
c) Receita de contribuições, receita patrimonial, receita agropecuária, receita de serviços e receita de transferências correntes.
d) Receita de contribuições, receita da alienação de bens, receita de serviços, receita de transferências correntes e receita da amortização de empréstimos.
e) Receita tributária, receita de contribuições, receita patrimonial, receita agropecuária, receita de serviços, receita de transferências correntes e receita da amortização de empréstimos.
5) As receitas e despesas de natureza extra-orçamentária são registradas no sistema:
a) Extra-orçamentário
b) Patrimonial.
c) Financeiro.
d) De compensação.
e) Orçamentário.
6) O regime contábil para as entidades de direito público, conforme Lei 4.320/64 é:
a) De competência para a receita e para a despesa;
b) De caixa para a despesa e de competência para a receita;
c) De caixa para a receita e para a despesa;
d) De caixa ou de competência, para a receita e despesa, segundo a legislação própria de cada entidade pública.
e) De competência para a despesa e de caixa para a receita.
7) A receita proveniente de um imposto, cujo fato gerador ocorreu em 2014, mas que o contribuinte pagou em 2016, sem que houvesse inscrição na dívida ativa, classifica-se como:
...