TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Tributos

Por:   •  20/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão de Tributos

Módulo:

Aluno: Fernanda Campos

Turma: Gestão Tributos 11/19

Tarefa: Atividade Individual

Questionamento 1

A escolha por diferentes tipos de regime de apuração tributária impacta apenas os tributos diretos ou pode também atingir os tributos indiretos? Justifique a sua resposta e ofereça exemplos.

A escolha por diferentes tipos de regime de apuração tributária impacta nos tributos diretos, como também pode impactar nos tributos indiretos.

Exemplo de Imposta indireto é o PIS,  esse imposto pode ter a incidência de dois tipo: A primeira incidência seria quando a pessoa jurídica apurar o IRPJ pelo lucro presumido, nesse caso a incidência da contribuição será cumulativa. Basicamente não será possível a compensação em etapas posteriores de valores recolhidos anteriormente, desta forma o PIS será 0,65% sobre a receita operacional bruta da P.J. Já a incidência não cumulativa, acontece quando a pessoa jurídica apurar o IRPJ por meio da sistemática do LR. Basicamente será possível compensar em etapas posteriores, o valor que foi recolhido anteriormente, desta forma o PIS será 1,65% sobre a receita operacional bruta da P.J.

Já o imposto COFINS, acontece da seguinte forma quando a pessoa jurídica opitar por apurar o IRPJ pelo lucro presumido:
- a incidência da contribuição será cumulativa quando não for possível a compensação em etapas posteriores dos valores recolhidos anteriormente. Desta forma o Cofins será 3% sobre a receita operacional bruta da pessoa jurídica.

Agora quando a  pessoa jurídica opitar por apurar o IRPJ por meio da sistemática do lucro real, aconecerá a seguinte situação:
- a incidência da contribuição  não cumulativa acontecerá quando temos a possibilidade de  compensar o que tiver sido recolhido anteriormente.  Desta forma o Cofins será 7,6% sobre a receita operacional bruta da pessoa jurídica.

Questionamento 2

No que se refere ao IRPJ e à CSLL, qual regime de apuração tributária seria mais interessante para a empresa: lucro real ou lucro presumido? Justifique a sua resposta.

A
A melhor opção seria o LUCO REAL, sendo o mais econômico.

[pic 1]

Questionamento 3

No que se refere ao PIS e à Cofins, que regime de apuração tributária seria mais interessante para a empresa: lucro real ou lucro presumido? Justifique a sua resposta.


A opção pelo Lucro real é mais vantajosa.
[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (266.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com