ABORDAGEM HUMANISTICA DA ADMINISTRAÇAO
Por: Isabela Fernanda • 15/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 5.832 Palavras (24 Páginas) • 1.665 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo denotar a abordagem humanística da administração, fornecendo e auxiliando no entendimento de todo o conteúdo. A Abordagem Humanística surgiu em 1929, no momento em que a Teoria Administrativa passava por uma revolução conceitual: a transferência do foco antes posto na tarefa (através da Administração Científica) e na estrutura organizacional (como na Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham e participam das organizações.
ABORDAGEM HUMANISTICA DA ADMINITRAÇÃO
Na verdade, a Abordagem humanística da Administração começou logo após a morte de Taylor, mais foi somente a partir da década de 1930 que encontrou enorme aceitação nos Estados Unidos, principalmente por suas características democráticas.
A Abordagem Humanística ocorre com que a preocupação com a máquina e com o método de trabalho e a preocupação com a organização formal e os princípios de Administração cedam a prioridade para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais.
A Teoria Administrativa passam por uma revolução conceitual: a transferência da ênfase antes colocada na tarefa (pela Administração Científica) e na estrutura organizacional (pela Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham ou que participam nas organizações.
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Surgiu nos Estados Unidos, a partir de 1930, como consequências da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores.
A Teoria Clássica pretendera desenvolver uma filosofia empresarial, uma civilização industrial, na qual a tecnologia e o método de trabalho contistuem as preocupações básicas do administrador.
ORIGENS DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Elas têm origens nos seguintes fatores:
- A necessidade de se humanizar e democratizar a Administração: Conceitos rígidos e mecanista da Teoria Clássica e adequando aos novos padrões de vida do povo americano. Então revelou um movimento tipicamente americano, voltado para democratização dos conceitos administrativo.
- O desenvolvimento das ciências humanas: As ciências humanas vieram demonstrar a inadequação dos princípios da Teoria Clássica.
- As ideias da filosofia progmática de John Dewey: Foram fundamentais para o humanismo na Administração. Mayo foi o fundador da escola.
- As conclusões da Experiência de Hawthorne: Foi realizada entre 1927 a 1932, sobre a coordenação de Elton, que puseram em xeque os princípios postulados.
A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORME
Então Mayo conduzira uma pesquisa em uma indústria têxtil com elevadíssima rotatividade de pessoal ao redor de 250% ano e que havia tentado inultiamente vários esquemas de incentivos salariais. Assim criou um intervalo de descanso, delegou os operários a decisão sobre horários de produção e contratou uma enfermeira. Em pouco tempo, emergiu um espírito de grupo, produção, aumentou a rotatividade do pessoal diminuiu.
Assim começou a experiência na fabrica de Hawthorne do Western Eletric Campany. Para avaliar correlação entre iluminação e a eficiência dos operário, medida por meio da produção.
Então começou em 1927, com o grupo experimental tenha um supervisor, como no grupo de controle, alem de um observador que permanecia na sala e observa o trabalho e assegurava o espírito e cooperação das moças. Elas foram convidas para participar na pesquisa e esclarecidas quanto aos seus objetivos: determinar o efeito de certas mudanças nas condições de trabalho com o período descanso, lanches, redução no horário de trabalho etc. A pesquisa com o grupo experimental foi dividida em 12 períodos, para se observar sua produção.
1° Período: Duraram duas semanas. Foi estabelecida a capacidade produtiva em condições normais de trabalho que passou a ser comparada com a dos demais períodos.
2° Período: Duraram cinco semanas. O grupo experimental foi isolado na sala de prova, mantendo-se as condições e o horário de trabalhos normais e medindo-se o ritmo de produção. Serviu para verificar o efeito da mudança de local de trabalho.
3° Período: Modificou-se o sistema de pagamento. No grupo de controle havia o pagamento por tarefas em grupo. Os grupos eram numerosos – compostos por mais de cem moças, as variações de produção de cada moça eram diluídas na produção e não se refletiam no salário individual. Separou-se o pagamento do grupo experimental e, como ele era pequeno, os esforços individuais repercutiam diretamente no salário. Esse período durou oito semanas. Verificou-se aumento de produção.
4° Período: Marca o inicio da introdução de mudanças no trabalho: um intervalo de cinco minutos de descanso no período da manhã e outro igual no período da tarde. Verificou-se um novo aumento de produção.
5° Período: Os intervalos de descanso foram aumentados para dez minutos cada,verificando novo aumento de produção.
6° Período: Introduziu-se três intervalos de cinco minutos na manhã e três à tarde. A produção não aumentou, havendo queixas das moças quanto à quebra do ritmo de trabalho.
7° Período: Voltou-se as dois intervalo de dez minutos, em cada período, servindo-se um lanche leve. A produção aumentou novamente.
8° Período: Mesmas condições do período anterior, e o grupo experimental passou a trabalhar até às 16:30min e não até às 17 horas, como o grupo de controle. Houve acentuado aumento da produção.
9° Período: O grupo experimental passou a trabalhar até às 16 horas. A produção permaneceu estacionária.
10° Período: O grupo experimental voltou a trabalhar até às 17 horas, como no 7º período. A produção aumentou bastante.
11° Período: Estabeleceu-se a semana de cinco dias, com sábado livre. A produção diária do grupo experimental continuou a subir.
12° Período: Voltou-se às mesmas condições do 3° período, tirando-se todos os benefícios dados, com o assentimento das moças. Esse período, último e decisivo, durou 12 semanas. Inesperadamente, a produção atingiu um índice jamais alcançado anteriormente (3.000 unidades semanais por moça).
Contudo, a produção aumentou seguidamente de um período para o outro. No 11° período, um ano após o inicio da experiência, os pesquisadores perceberam que os resultados eram estranhos. Havia um fator psicológico que já havia aparecido na experiência anterior sobre iluminação.
...