TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

Por:   •  10/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.665 Palavras (19 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 19

ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

Josivaldo jildeon Santana Silva

Jurandy da Cruz Carvalho

Adailton Ferreira de Lima

        Professora Tutora: Merilin Gomes de Oliveira Moreira        

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Tecnólogo em Gestão Pública

04/06/2018

        

RESUMO

A pesquisa, é uma via para a construção de conhecimento e informações, assim como também serve como base para o progresso humano no mundo científico, tecnológico e cultural. Dessa forma, fazer pesquisa, é defender uma ideia, fundamentando-a com bibliografias e dados extraídos do mundo real e, ou das páginas que são escritas como espelhos de mundo. Este presente trabalho foi realizado através de pesquisa documental, onde a proposta é a abordagem do assédio moral no ambiente de trabalho, apresentando algumas metodologias de investigações para melhores resultados. Este texto faz parte de pesquisas qualitativas sobre a abordagem do assédio moral no ambiente trabalhista, onde pretende-se desenvolver uma discussão acerca das diversas questões éticas que norteiam este assunto.A prática do assédio no ambiente trabalhista é complexo, porém, uma realidade. Para que um fato seja considerado uma ação de assédio, o desejo do agressor, tempo e a assiduidade com que as ações aconteçam precisam ser averiguadas. É um modo de abuso que abarca juízos próprios, éticos, singulares e grupais e que podem dificultar a saúde dos empregados, levando-os a adquirir enfermidades físicas, psicológicas e psíquico-emocionais, além de sofrer na atmosfera de trabalho. Este trabalho visa à determinação dos fatos, distinção acerca do assédio moral junto ao ambiente trabalhista, além de demonstrar suas repercussões ao bem estar dos assediados, é pontuada brevemente a legislação acerca do tema, além do relato sobre como se da este assédio no meio empresarial, ou seja, no espaço laboral. Mesmo não sendo uma arte recente no ambiente trabalhista, e vir sendo exposto amplamente nos últimos 10 anos, o assédio e os comportamentos inadequados de patrões que acabam em vexame e assédio mental começaram a aparecer nas locais de trabalho com mais incidência. Serão utilizados na explanação do assunto o método de procedimento técnico bibliográfico, onde os propósitos são: definir conceitos, rever teorias e evidências, e analisar problemas metodológicos de uma questão particular. Os principais autores utilizados para fundamentar o estudo: Lakatos e Markoni (2003).

Palavras-chave: Alimentação saudável, Educação Infantil, Aprendizagem.

  1.  INTRODUÇÃO

Este presente trabalho foi realizado através de pesquisas qualitativas sobre a abordagem do assédio moral no ambiente de trabalho, onde pretende-se desenvolver uma discussão para diversas questões éticas sobre esta pratica nos ambientes de trabalho, suas caracteristicas, o que diz a lei e como as empresas lidam com isso. O modelo atual de divisória corporativa implantada pelas companhias, que exigem do funcionário a versatilidade, além da agilidade a favor da classe e habilidade na colaboração em uma técnica de comando sob coação, fazendo da atmosfera trabalhista um local inclinado ao cansaço, ao estresse e até mesmo ao assédio. Porém, o cansaço do corpo gerado pela reiteração de ações e mesmice, passou a determinar um empenho psicológico maior, pois o empregado é obrigado a adaptar-se à simplificação do trabalho gerado pela tecnologia (informática, robotização).

Com efeito, o stress profissional passou a ser considerado um grande mal para a saúde do trabalhador e para o mundo do trabalho, mas não caracteriza em absoluto o assédio. Todo esse contexto favoreceu o surgimento da violência moral e silenciosa nas relações laborais, mais conhecida como assédio que, embora ainda não tenha previsão específica em nosso ordenamento jurídico, tem grande interesse e relevância jurídica ante seu efeito maléfico, prejudicando a saúde e a qualidade de vida do empregado. Bom, para efeito da pesquisa vamos também fazer uma comparação relacionada a ética e o assédio moral, uma vez que as duas estão intrinsecamente ligados para a melhor compreensão do trabalho, bem como também relata as principais repercussões a saúde do trabalhador, e faz um breve comentário acerca da legislação internacional e nacional sobre o tema com a ideia de ajudar também os profissionais da saúde a perceberem o fenômeno do assédio no ambiente de trabalho e desta maneira conservarem com menos sofrimento sua saúde física e mental, na vida profissional e pessoal.

OBJETIVO GERAL:

  • Analisar o assedio moral no ambiente de trabalho, identificando o conceito deste fenômeno, suas características e os problemas aos empregadores causados por esta prática abusiva.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Identificar quais motivos levam os empregadores a assediar seus empregados e quais as consequências no desempenho dos empregados

  • Compreender qual a causa deste problema e como evita-lo no ambiente de trabalho
  • Definir o que é assédio moral no ambiente de trabalho

JUSTIFICATIVA

        A pesquisa, na escrita de um trabalho acadêmico e muito importante por ser além de um guia para a busca de respostas, também um instrumento de conhecimento e informações e base cientifica para o progresso humano no mundo. Utilizamos para o trabalho a metodologia bibliográfica, onde nos embasamos em livros, internet e trabalhos acadêmicos. Vejamos a importância da pesquisa cientifica para a solução de fatos, e resolução de problemas e porque a escrita do texto através de sua justificativa:

        A pesquisa é um "procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento". A pesquisa, portanto, é um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais. (ANDER-EGG, 1978 apud LAKATOS; MARKONI, 2003, p. 155). A justificativa do trabalho se dá devido a necessidade de conseguir maiores informações acerca do assédio moral no ambiente de trabalho, as consequências para os empregados, e empregador e pelo fato de na contemporaneidade os empregados estarem mais conscientes do assunto, procurando seus direitos, e quando possível, reparações aos danos morais e de saúde, uma vez que estes são os principais danos causados nos assediados. É do conhecimento de todos que não será uma pesquisa acerca do tema assédio moral no ambiente de trabalho que o problema será resolvido, e nem esgotado o assunto, devido a tal grandeza e importância do tema. Além de ser um fenômeno (problema) atual que vem acontecendo na atualidade cada vez com maior frequência, más por ser também um assunto voltado para a área jurídica. Dessa forma se faz necessário e importante dar continuidade aos estudos voltados ao tema proposto, assim também como para que cheguemos a um conceito abrangente e disponível e para que possamos ter uma visão clara do que pode ser feito, conscientizando as pessoas para a realidade dos fatos e o que pode ser feito para que este problema possa ser evitado em seu ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (185.8 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com