AUDITORIA CONTÁBIL
Por: Gustavo D'ambros Scheibler • 17/9/2017 • Trabalho acadêmico • 3.369 Palavras (14 Páginas) • 280 Visualizações
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE ITAPIRANGA – SEI
FACULDADE DE ITAPIRANGA – FAI
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINAS: PRODUÇÃO TEXTUAL E CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I
PROFESSORES: OTÍLIA MARIA DILL WOHLFART E ODIR LUIZ FANK
GUSTAVO D`AMBROS SCHEIBLER
AUDITORIA CONTÁBIL
Itapiranga, SC
2015
GUSTAVO SCHEIBLER
AUDITORIA CONTÁBIL
Projeto de pesquisa apresentado como condição parcial para a aprovação nas matérias de Produção Textual e Contabilidade Introdutória I. Faculdade de Itapiranga FAI.
Orientador: Prof.
Itapiranga, SC
2015
SUMÁRIO
1 TEMA 4
1.1 PROBLEMA 4
2 Objetivos 5
2.1 OBJETIVO GERAL 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
3 JUSTIFICATIVA 6
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
4.1 Origem 7
4.2 Vantagens 8
4.3 Limitações 9
4.4 Auditoria Externa 10
4.5 Auditória Interna 10
4.6 Pareceres 10
4.7 Parecer sem ressalvas: 11
4.8 Parecer com ressalva: 11
4.9 Parecer adverso: 11
4.10 Parecer com abstenção de opinião: 12
4.11 Normas da auditoria contábil 12
5 METODOLOGIA 14
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
REFERÊNCIAS 17
TEMA
Auditoria Contábil.
PROBLEMA
Quais os princípios fundamentais para a prática de auditoria contábil?
Objetivos
OBJETIVO GERAL
Conhecer os princípios fundamentais da prática de Auditoria Contábil a fim de contribuir com a formação docente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender a origem da auditoria contábil;
- Identificar as vantagens e limitações da auditoria contábil;
- Analisar as normas a qual compete à auditoria contábil;
JUSTIFICATIVA
Diante das grandes mudanças no mercado, em um ambiente globalizado e competitivo, é decisivo para o desenvolvimento das empresas que elas procurem uma forma que as auxiliem no processo de melhoria das suas atividades. Pois o avanço tecnológico e as modernizações ocorridas nos últimos anos sujeitam as empresas a se adaptarem as novas exigências do mercado, fazendo com que procurem o aperfeiçoamento de seus negócios, aprimorando seus Controles Internos e desenvolvendo suas rotinas de trabalho visando o seu crescimento e a sua estabilidade econômica.
Para o acadêmico, esse trabalho se justifica pelo fato de o assunto Auditoria Contábil ser pertinente a área da contabilidade, importante no processo de uma empresa e bastante considerável para a aprendizagem, aja a vista que o profissional contábil deve estar a par de assuntos relevantes na sua área.
Agregando valor esse trabalho de pesquisa a bibliográfica, torna-se importante para a instituição de ensino FAI, pelo fato de que o mesmo estará disponível aos demais acadêmicos, bem como a toda sociedade, com intuito de informar e esclarecer possíveis dúvidas em relação ao assunto específico.
Para finalizar, muitas são as indagações que permeiam o caminho do profissional, mas essas indagações são o mesmo tempo, ao que o guia, para compreender e conhecer os princípios fundamentais que constituem a auditoria contábil além de suas implicações no contexto cotidiano. Desta forma, elege-se como problemática de pesquisa: Quais os princípios fundamentais para a prática de auditoria contábil? Considerando a importância de refletirmos sobre os aspectos já sinalizados.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Origem
A auditoria contábil surgiu pela necessidade da confirmação dos registros contábeis, também pelo surgimento de grandes empresas e a taxação de impostos de renda. Assim de acordo com Franco “a auditoria surgiu primeiramente na Inglaterra, que, como dominadora dos mares e controladora do comércio mundial, foi a primeira a possuir a grandes companhias de comércio e a primeira também a instituir a taxação dos impostos de renda, baseado nos lucros das empresas” (2001, p.39).
...