Auditoria Contábil
Por: nanidebastiani • 11/11/2016 • Trabalho acadêmico • 465 Palavras (2 Páginas) • 314 Visualizações
Blumenau,11/11/2016
Nome; Alberi Fites Junior;Vanessa Debastiani;Leonardo Hordiga
A Contabilidade em Ação. Rumo a produção científica. Adilis de Oliveira Rocha e Bruno Sitonio Fialho de Oliveira, Organizadores. – João Pessoa: Editora Universitária/UFPB,2003 Paraíba- Brasil
A obra trata da condensação dos trabalhos apresentados no II Seminário Paraibano de Trabalhos Científicos em Ciências Contábeis da UFPB, realizado no ano de 2001.Sua estrutura está dividida em 8 artigos. O primeiro, Orçamento Base Zero, de Marcelo Pinheiro de Lucena, apresenta a busca de um programa de orçamento ideal visando eliminar as falhas.
O seguido , escrito por Almir Nóbrega da Silva, A Relevância do Sistema de Informações Contábeis para o Sistema de Informações Gerenciais, destaca a necessidade das empresas em gerir a informação, conhecimento e recursos estratégicos essenciais para gerar vantagem competitiva. O terceiro artigo, Alavancagem: Um enfoque decisivo, de Tayanne Souza Mendes, uma a discussão sobre a necessidade da alavancagem dos artifícios para maximizar lucro a um custo previsível. No quarto artigo, Gilberto Francisco dos Santos escreve sobre Avaliação da Remuneração da mão-de-obra na Constituição Civil de Pequeno Porte, eteve a finalidade de avaliar a remuneração na construção civil de pequeno porte na cidade de João Pessoa. No quinto artigo, de José de Miranda, O Papel do Contador Gerencial na Nova Economia, o autor deixa claro a importância da globalização da economia e comenta a inovação das técnicas gerenciais. O artigo Ética X “Ética” da Conveniência, de Ronaldo dos Santos Silva, traz a discussão sobre a importância dos valores éticos e morais na empresa. No sétimo artigo, de Pedro Moreira Gonçalves, Contrato de Gestão: Instrumento Fundamental na Implantação do Modelo Gerencial da Administração Pública, o autor destaca os pontos a serem melhorados na Administração Pública buscando substituir os paradigmas burocráticos pelos dogmas da administração gerencial. O oitavo artigo, de Valdineide dos Santos Araújo sobre o Controle Interno e Sua Relação com a Auditoria Independente e a Auditoria Interna, deixa claro que uma empresa precisa ser bem controlada. Por isso empresas já vem utilizando o controle interno que faz parte de uma função administrativa na organização. Esse controle tem como finalidade atingir seus objetivos e garantir a rentabilidade e é destinado para vigilância, fiscalização e verificação administrativa por permiter prever, observar, dirigir ou governar os acontecimentos dentro da empresa e que possam refletir no seu patrimônio.
Em relação à auditoria, Araújo apresenta o seguinte conceito: são um conjunto de técnica que permitem o auditor obter evidencias ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião sobre demonstração contábil.
O entendimento do grupo acerca da auditoria contábil nas empresas, foi sobre a importância da mesma. Um dos benefícios que a auditoria traz, além de verificar a exatidão das demonstrações contábeis, é que o auditor divide a responsabilidade com o contador, administrador ou sócio da empresa, com relação aos números que estão refletidos no balanço.
...