Resenha Blaine Kitchenware Inc
Por: fhmateus • 23/9/2015 • Resenha • 315 Palavras (2 Páginas) • 1.060 Visualizações
A Blaine Kitchenware Inc (BKI) é uma empresa de médio porte fundada em 1927 e gerenciada pela terceira geração de sucessores familiares. Embora fosse uma empresa de capital aberto, a maioria das ações estava concentrada nos familiares. O Conselho da BKI também era formado por membros da família. A BKI produz pequenos eletrodomésticos para fins residenciais e detinha, em 2006, menos de 10% do mercado consumidor americano para essa linha de produtos crescendo somente 2% entre 2003 e 2006. Não houve grande diferenciação e inovação de produtos com exceção a uma linha para com o proposito de atender o público de maior poder aquisitivo. A produção local de produtos era feita numa pequena fábrica e a maior parte da produção ocorria fora dos EUA e estava iniciando a aquisição de pequenos fabricantes independentes.
Embora tenha obtido em 2006 receitas líquidas de US$ 53 M não foi observado uma tendência de progressão já que essa receita não foi muito diferente dos anos de 2004 e 2005. Por outro lado, a remuneração dos acionistas veio aumentado entre 2004 e 2006 com payout de 35,0% em 2004, 43,6% em 2005 e 52,9% em 2006.
A média de investimentos em P&D não foi superior a US$ 10 M por ano já que a maioria dos produtos tinham produção terceirizada. O principal foco dos investimentos era a aquisição de novas pequenas fábricas.
Mesmo pressionada pelo mercado a BKI sustentava a manutenção da política de preços.
Com grande liquidez, baixo índice de individamento e preocupada na manutenção dos interesses da família, a BKI maninha uma postura extremamente conservadora e tradicional.
Mantendo essa cultura conservadora e tradicionalista o CEO da BKI recusou uma proposta de um grupo de investidores que estava disposto a comprar todas as ações da empresa por um preço maior que o de mercado. A opção de venda das ações poderia alavancar a BKI e alçar a empresa para expandir novos negócios.
...