Caso StarBucks
Por: Natália Lisboa • 31/8/2015 • Trabalho acadêmico • 546 Palavras (3 Páginas) • 445 Visualizações
UM SONHO QUE SE VIVE JUNTO, TORNA-SE UMA REALIDADE.
É extremamente reconfortante conhecer a história de uma empresa que acreditando em seu potencial, conseguiu não só sobreviver a uma crise financeira de proporções gigantescas, mas que excedeu todas as expectativas na busca da excelência dos serviços e com isto conseguiu salvaguardar seu patrimônio principal, a crença no potencial humano, em sua genialidade de superação.
Os empresários da Starbuks, juntamente com os seus parceiros imediatos, seus funcionários, assimilaram a missão da empresa e a incorporaram, de maneira que se tornou uma única coisa, movidos pelo mesmo sentimento, a paixão por obter os melhores grãos de café e proporcionar aos seus clientes: o melhor café, envoltos num clima acolhedor, onde podem se sentir á vontade, e aproveitar bons momentos ao lado de amigos ou simplesmente refazer-se de um dia cansativo.
Para obter sucesso, em qualquer atividade que se queira desempenhar, é preciso antes de tudo, saber aonde quer chegar, ter uma missão a ser alcançada e manter o foco neste objetivo.
Os dirigentes da Starbucks tinham uma missão e sabiam exatamente o que queriam oferecer para o seu público: o melhor! Enfrentou a crise, sem perder o foco, o objetivo principal da razão de sua existência e, sabiam que não poderiam realizar o trabalho sozinho, precisavam contar com o apoio de sua equipe, que deveria estar coesa e focada no mesmo objetivo, era uma questão de sobrevivência, não só da empresa, mas para todos os que estavam envolvidos com ela, funcionários, fornecedores, franqueados, a comunidade, etc.
A escolha do cenário, não poderia ter sido melhor, com toda a certeza! Todos puderam vivenciar num cenário dramático, o caos instalado por todos os lados, mas os sobreviventes estavam ali, lutando, não desistindo da vida! E se ainda estavam sobrevivendo é porque a união das pessoas realizou este milagre...
Um sonho que se vive só é difícil... Mas quando se vive junto com outras pessoas, ele se torna forte e possível de ser concretizado.
O velho ditado, “a união faz a força” é algo que todos puderam aprender. Acreditar que é possível mudar, transformar e superar qualquer obstáculo, é algo que precisamos aprender, para a nossa vida diária, não só como empresários ou simplesmente como trabalhadores, mas como seres humanos, participantes da vida, desta rede que nos liga e nos conecta com o mundo.
Aquelas pessoas que se uniram para transformar um lugar em que a esperança era apenas um fio tênue, não modificaram somente um local, nem tampouco a vida das pessoas que lá viviam, mas modificaram as suas próprias vidas, por que tiveram a certeza que nada é impossível, quando acreditamos e desejamos com todo o nosso coração!
Seria muito interessante que esta mensagem pudesse chegar aos dirigentes de nosso país e aos milhares de empresários, que passam por este momento difícil de nossa economia e, a partir desta história, pudessem rever atitudes e estabelecer este espírito de união e objetivos, em busca da mudança para a melhoria de vida de suas empresas, seus funcionários, da comunidade, de todo o Brasil.
...