TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comercia Eletrônico

Por:   •  30/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.659 Palavras (7 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

DIOGO BITENCORTE SANTOS

UMA PROPOSTA DE MODELO DE NEGÓCIO ATRAVÉS DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DE USUÁRIOS DE E-COMMERCE NA CIDADE DE TAUBATÉ-SP

Taubaté – SP

2016

DIOGO BITENCORTE SANTOS

Sumário

1 INTRODUÇÃO        

2 OBJETIVO        

2.1 Objetivo Geral        

2.2 Objetivos Específicos        

2.3 Delimitação        

2.4 Relevância        

2.4 Organização do Trabalho        

3 REVISÃO DE LITERATURA        

3.1 E-commerce: surgimento até aos dias atuais        

3.2 Tipo de e-commerce        

3.3 Analise do e-commerce no Brasil – o surgimento, o mercado e perfil do consumidor brasileiro.        

3.4 Contabilidade de custo no e-commerce        

3.5 E-commerce: logística aplicada        

4 MATERIAL E MÉTODOS        

5 RESULTADOS ESPERADOS        

 


1 INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas com a globalização as relações econômicas e sociais foram se distanciando cada vez menos, facilitando as relações culturais e financeiras de forma rápida e eficiente. Sendo assim com o progresso da tecnologia desenvolveram vários processos com a finalidade de facilitar o cotidiano das pessoas, sendo umas delas as lojas virtuais conhecidas com e-commerce.

E-commerce ou comercio eletrônico é umas das formas de atividade comercial que acontecem on-line, que consistem na realização de trocas, vendas de mercadorias e na prestação de serviços através da internet, possibilitando assim mais comodidade aos clientes. Os serviços prestados na internet são dos mais variados, o cliente tanto pode comprar um simples livro, como também pode comprar um carro, através de um método simples, seguro, eficaz e sem que o cliente precise pagar mais por isso.

Desde 1993, ano em que foi criado o primeiro site comercial, Bretzke (2000, p. 61): “o crescimento desse setor tem sido acima de qualquer previsão, juntamente com o aumento do número de internautas em todo o mundo”. Já dizia Bill Gates (2006) “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: As que fazem negócios pela Internet e as que estão fora dos negócios". E hoje mais do que nunca, as empresas terão que se adaptarem as novas tecnologias para que consigam conquistar novos clientes, e manter os clientes existentes, já que o sucesso em longo prazo só poderá ser alcançado mediante satisfação dos mesmos.


2 OBJETIVO

2.1 Objetivo Geral

Avaliar o crescimento do consumo através das lojas virtuais do município de Taubaté-SP.

2.2 Objetivos Específicos

  • Descrever perfil dos usuários das lojas de e-commerce;
  • Identificar as ferramentas mais utilizadas pelo e-commerce;
  • Analisar o mercado de e-commerce.

2.3 Delimitação

Será realiza uma pesquisa quantitativa que abordará a expansão de usuários do e-commerce no mercado interno brasileiro baseado em pesquisas com alunos de graduação da Universidade de Taubaté da cidade de Taubaté –SP.

2.4 Relevância

Este trabalho poderá apresentará subsídios para futuros empresários, como uma ferramenta para a toma de decisões acerca da abertura da loja virtual, tratando-se de um estudo de desenvolvimento do mercado e a adesão ao e-commerce. Desta forma esta analise conceitual do e-commerce é importante para escolha da melhor maneira de atrair os clientes a fim de tornar estas empresas mais competitivas e contribuir com um dos principais objetivos das empresas: resultados favoráveis com a otimização máxima destes recursos.

3 REVISÃO DE LITERATURA

3.1 E-commerce: surgimento até aos dias atuais

O comercio eletrônico é o tipo de transação que é realizada via meio eletrônico de dados normalmente Internet. A empresa vendedora cria um site, como se fosse uma vitrine, para a comercialização de seus produtos e os expõe para oferta através do uso de imagens dos produtos descrição técnica preço e formas de pagamentos. Do outro lado o consumidor com seu mouse “navegam” entre os diversos portais em busca de produtos que atendam suas necessidades.

O início efetivo de e-commerce tornou-se possível em 1991, quando a internet foi aberta para uso comercial. A internet é uma rede conectada a outras redes que estão presentes em todo o planeta. Ela não é governada por nenhuma organização ou governo, entretanto, opera, dentro de padrões técnicos e protocolos que possibilitam que ela funcione como uma infraestrutura global. Isto posto, a internet é indiretamente regulada pelas organizações que desenvolvem esses padrões e protocolos aos quais ela se submete. Isso significa que essas organizações que desenvolvem esses padrões e protocolo os quais ela se submete. Isto significa que essas organizações terão sempre uma vantagem competitiva perante as organizações e países que não estão envolvidos diretamente no processo (TASSABEHJI, 2003).

A expectativa de crescimento das vendas online e positiva e incontestável. Se no princípio o e-commerce era dominado por empresas que utilizavam exclusivamente a web como canal único de comercio vem se tornando um instrumento alternativo de negócios para as organizações já consolidados no mercado (SMITH et al 2011).

3.2 Tipo de e-commerce

Cada modelo de negócio é único e tem forma única de ser implementado. Muitas empresas fazem uso de mais de um tipo de e-commerce a fim de atingir melhor os seus consumidores e auferir maiores receitas. Os tipos de e-commerce continuam a se desenvolver.

  • C2C – Transações entre duas pessoas físicas (ex. site de leiloes)
  • B2C – Empresas X Indivíduos – venda a varejo (ex. supermercados)  
  • C2B – Consumidores para empresas (ex. sites de currículos)
  • B2B – Empresas x empresas – empresas que se valem da internet com ambiente transacional.

3.3 Analise do e-commerce no Brasil – o surgimento, o mercado e perfil do consumidor brasileiro.

A internet no Brasil teve seu desenvolvimento inicial nos anos 90, conforme ocorria o desenvolvimento dos serviços prestados pela Embratel, juntamente com a popularização dos computadores desktops entre os novos usuários brasileiros. Hoje, com o crescente uso de computadores portáteis, Ipads e smartphones, a internet tem apresentador maior adesão da população. Além disso, o governo brasileiro tem desenvolvido campanhas de incentivo ao acesso à internet, o que sem dúvida ajuda esses números a crescerem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (132.9 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com