DECLARAÇÃO DA MISSÃO, VALORES E VISÃO
Por: jujuolioli • 22/10/2015 • Trabalho acadêmico • 4.676 Palavras (19 Páginas) • 253 Visualizações
ETAPA 01
DECLARAÇÃO DA MISSÃO, VALORES E VISÃO
Organização modelo: C.A SERVIÇOS CONTÁBEIS E CONTROLADORIA LTDA
Missão: Oferecer os melhores produtos e melhor atendimento ao maior patrimônio: nossos clientes.
Visão: Ser uma empresa que pode melhorar seu ambiente e oferecer sempre o melhor produto ao seu público para alcançar o topo no mercado. Buscar continuamente o desenvolvimento sustentável para suas atividades, fazendo uso racional dos recursos naturais, adotando soluções tecnológicas e buscando as melhores praticas de modo a eliminar ou minimizar os impactos ambientais de sua atividade. Assim, a busca constante de novas práticas para minimização da geração de resíduos, reciclagem interna e externa dos resíduos gerados.
Valores: Estar sempre a contribuir com o lazer e o desenvolvimento local e sempre portar-se com ética, zelo e comprometimento com os clientes e seus colaboradores.
Na declaração de sua missão deverá se feita com objetividade, os propósitos da empresa, definindo o que ela executa, conforme realmente de ser feito segundo Padovese (2009).
Conforme Padoveze (2009), para desenvolver a visão geral da empresa e a organização do planejamento estratégico devem ser observados e desenvolvidos os seguintes aspectos:
• Declaração de valores: Um conjunto de crenças e princípios que guiam as ações e atividades da empresa.
• Declaração de visão: Um ou duas frases que anunciam onde a empresa quer chegar ou traça um quadro amplo do futuro que se deseja para ela.
• Declaração de missão: Uma declaração do propósito da empresa, definindo o que ela faz e o que não faz.
• Metas e objetivos: Uma lista com todas as principais metas que foram definidas para a empresa, juntamente com os objetivos que precisa alcançar para cumpri-las.
ENTREVISTA COM CONTROLLER
Entrevistado: Gilberto Soares de Queiroz, Economista controller, responsável pelas demonstraçães gerenciais da empresa C.A SERVIÇOS CONTÁBEIS E CONTROLADORIA LTDA.
Qual a missão da controladoria na sua empresa?
R: A controladoria tem como principal missão a responsabilidade pelo processo da gestão da empresa, e assim assegurar a eficácia da empresa por meio da otimização de seus resultados esperados pela população respeitando todos os princípios que a administração pública está sujeita, em especial, o da eficiência.
Quais as principais funções de um controller?
R: As principais funções do controller são: analisar os números, reunindo todas as informações quantitativas e qualitativas para que o dinheiro público seja investido da melhor maneira possível e atingir a finalidade esperada pela maioria e se posível por todos.
Quais os maiores desafios da profissão?
R: Interagir com todos os departamentos da empresa e o seu principal objetivo é reduzir os custos e aumentar os lucros da empresa. O seu maior desafio é colocar em pratica as suas regras para que todos os departamentos andem em harmonia sem contar com a resistência em que tanto funcionários comos os próprios gestores apresentam quando tentamos fazer mudanças visando à melhoria dos serviços.
Quais conselhos você daria para uma empresa que deseja implantar um setor de controladoria?
R: Se falar da administração pública que é o meu forte, respeitar a lei em qualquer circunstância e tentar melhorar os serviços contratando pessoas especialmente por processo seletivo e neste deve ter pessoas capazes de descobrir talentos. Na área privada, contratar pessoas qualificadas; Desligar funcionários resistentes a mudanças e ser um bom ouvinte.
IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA
Em conformidade com o texto, pode-se entender que a auditoria interna possa ser de grande valia como ferramenta de contole e gestão nas organizações.
Usamos como exemplo a administração pública que geralmente é composta de vários setores e possui em muitos casos, só uma fonte de recursos. Seria praticamente impossível gerir os recursos públicos sem o controle interno.
Assim como na administração pública, as empresas privadas, a partir do momento que passam a depender de funcionários para realizarem as tarefas diárias, passam a ser bastante necessário o acompanhamento das ações do dia-a-dia. Esse tipo de acompanhamento é chamado de auditoria interna justamente com a finalidadade de evitar que a empresa seja fiscalizada por um deslize, que pode ser inclusive de falha administrativa, não propriamente por cometer um crime fiscal.
Os autores que se destacaram primordialmente nesta matéria no Brasil foram Willian Attie e Marcelo Almeida. Vale destarcar que a auditoria interna vem sendo comentada no Brasil desde 1949.
Para exemplificar, uma pequena empresa pode executar suas ações pelo proprietário, que administra e envia às informações ao setor contábil. A partir do momento que ele cresce, necessita de mais pessoas para o andamento harmonioso das atividades da empresa. Nesse caso, a auditoria e o controle interno irão auxiliar nos procedimentos e manter as ações fiscais respeitando as normas contábeis e a legislação em vigor.
Nota-se que a função principal desse controle é evitar maiores transtornos com a fiscalização, melhorar os serviços e aproveitar melhor os recursos. Uma boa auditoria interna e um bom contole irá ajustar as operações e trazer maior conforto a contabilidade, sem contar a economia que trará a empresa em todos os sentidos.
CONSIDERAÇÕES PARA IMPLANTAR O DEPARTAMENTO DE CONTROLADORIA
O grupo concorda totalmente que a implantação de um departamento de controladoria ajudaria e também melhoraria o desempenho financeiro e contábil da empresa. Alguns membros do grupo argumentaram que há resalvas na implantação desse sistema como exemplo a integração falha entre os setores.
No debate que realizamos, argumentamos que para uma grande mudança e consequentemente um grande avanço, será necessário muito esforço e uma mudança de paradigmas quanto ao pensamento de muitos colaboradores. Por fim, a idéia da implantação da controladoria foi bem aceita por todos.
DIAGNÓSTICO SOBRE A EMPRESA
• Estrutura
...