Desafio profissional referente ao 4º semestre Anhanguera
Por: JPrado • 7/11/2016 • Trabalho acadêmico • 3.377 Palavras (14 Páginas) • 1.014 Visualizações
[pic 1]
POLO –COLOCAR POLO
CURSOS: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS
CURSOS: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
3ª E 4ª SÉRIES
Tutor (a) Presencial: (nome)
Aluno (RA)
Aluno (RA)
Aluno (RA)
Aluno (RA)
Aluno (RA)
(Polo/Estado)
2016
ALUNOS
Aluno (RA)
Aluno (RA)
Aluno (RA)
Aluno (RA)
Aluno (RA)
Trabalho do curso de Ciências Contábeis, Disciplina Desafio profissional referente ao 4º semestre, obtenção de nota parcial do curso.
(Polo/Estado)
2016
Sumário
PASSO 1
Acesse o site http://www.portaldoempreendedor.gov.br e faça o cadastro.
1. Pesquisa
2. Cadastramento
3. Pós-Cadastramento
PASSO 2
PASSO 3
PASSO 4
PASSO 5
CONCLUSÃO
- INTRODUÇÃO
Esse trabalho acadêmico tem por objetivo estabelecer parâmetros com a realidade do que venha a ser um negócio, onde possamos ter uma visão mais do que ampla, do que é ter uma ideia para a criação de um empreendimento, como também administrá-lo e a viabilidade de todo esse contexto. Diante do período de instabilidade financeira no país, cada vez mais pessoas enxergam o trabalho informal como alternativa para obtenção de renda. A proporção de pessoas que trabalham por conta própria entre o total de ocupados aumentou de 17,9%, em janeiro de 2013, para 19,8% em novembro de 2015, segundo cálculos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), com base na Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Antes mesmo da temida crise se instaurar no país, André com a ajuda da sua filha Carla apostou suas fichas no trabalho manual, na fabricação de salgados em sua residência. Logo conseguiu êxito nas vendas e pensou na possibilidade de um empréstimo para a aquisição de equipamentos próprios para a produção.
O principal critério para definir o “tamanho” de uma empresa, ou seja, se ela é micro, pequena, média ou grande é o faturamento ou receita anual bruta. Apesar de não realizar um controle de caixa adequado, ele aponta que seu o seu faturamento no período do último ano foi de $ 45.000,00.
Contudo veremos a possibilidade de André tornar-se um Microempreendedor Individual a partir do exercício da atividade informal exercida atualmente, considerando os seguintes fatores: receita auferida no ano, o auxílio de colaboradora; exercício da atividade na residência. Caso exista possibilidade será descrito os procedimentos a serem adotados. Tornando-se um microempreendedor o mesmo será orientado das taxas a serem pagas por mês de impostos e contribuição para a Previdência.
Neste contexto, com o desenvolvimento de um planejamento tributário, buscamos analisar e demonstrar com base nos impostos federais incidentes na empresa prestadora de serviços, a influência que o correto enquadramento tributário pode representar na gestão empresarial, através de uma profunda revisão bibliográfica, frente aos tributos federais: Imposto de Renda; contribuição Social sobre o Lucro Líquido; PIS e a COFINS.
O "Planejamento Tributário nas pequenas e microempresas", como a de André, tem como objetivo principal demonstrar à forma de aplicar, de maneira correta, a legislação tributária a relativa às operações da pequena e microempresa no mercado nacional, em seu dia-a-dia.
O planejamento é uma das funções administrativas, que se antepõe a direção e o controle. Planejar além de tudo significa interpretar a missão da empresa e estabelecer os objetivos da organização, bem como o s atributos indispensáveis para a consecução desses objetivos com o máximo de eficiência e eficácia.
Palavras-chave: Planejamento Tributário, Microempreendedor Individual.
PASSO 1
- MEI – MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Como Formalizar:
Acesse o site http://www.portaldoempreendedor.gov.br e faça o cadastro.
Quem pode se Inscrever?
Todos os empreendedores informais ou não, que faturam até R$ 60 mil por ano e que possuem no máximo um funcionário, como cabeleireiros, fotógrafos, comerciantes, dono de lanchonete e outros. Para se inscrever, não poderá ter participação em outra sociedade.
Vantagens de SER MEI?
Cobertura Previdenciária
Sobre cobertura previdenciária para o Microempreendedor
Menor custo com funcionário
Contratar funcionário é mais barato para quem é MEI
Sem taxas de registro
Para se formalizar não é preciso pagar nada mais que o boleto mensal
Sem burocracia
Sair da ilegalidade é fácil, prático e rápido
Acesso a Serviços Bancários, inclusive Crédito
O MEI pode abrir conta empresarial e até pedir financiamento
Compras e Vendas em Conjunto
Vantagens em poder comprar e vender juntamente com outras empresas
Menos tributos
Cobrança unificada e barata
Controles Muito Simplificados
É tão simples que nem precisa de contador
...